23 de dezembro de 2007

Volto já. Boas Festas!







21 de dezembro de 2007

CINEDica do Pels

Época de férias, então um filme bem leve. Mistura de romance e comédia, ele marca ainda a estréia do ótimo Edward Norton na direção. Três amigos de infância se reencontram depois de mais de 15 anos. A menina magrela se transformou numa belíssima mulher, Jenna Elfman, executiva de uma grande companhia. Os dois colegas, o próprio Norton e Ben Stiller, seguiram caminhos opostos e paralelos: um tornou-se padre e o outro rabino. Apesar da fé distinta, eles ainda mantém uma forte amizade.
Os três, muito idealistas e dedicados a seus respectivos trabalhos, formam um triângulo amoroso inusitado. O rabino e a moça se apaixonam, enquanto o padre, também deslumbrado pela amiga, fica com ciúme da relação. Cenas bonitinhas e situações impagáveis.
Pipoca numa mão, bombons na outra e bom filme.

Aqui tem tudo

Simpática, de fácil produção, conceitualmente forte, pois mostra a variedade de serviços abrangidos pelas Páginas Amarelas. Simples e, mais legal de tudo, infinita essa campanha. Criação de Ron Henriques e Andre Calazans.

20 de dezembro de 2007

Papai Noel Tatuado

Misture Miami Ink com Natal, o que dá?
Envie mensagens de natal diferentes, tatuadas em ninguém menos que Papai Noel. São vários modelos para você escolher em partes diferentes do corpo, e o texto ainda pode ser personalizado.

Confira e parabenize, sacaneie, brinque com seus conhecidos clicando aqui.

Som na rua

Elegante, bonita, charmosa e adequada essa campanha para divulgar um festival de jazz em Estocolmo. Meu amigo, professor Flavio Di Cola, chamaria a ação de intervenção urbana. Eu chamo de uma ótima idéia.


Texto: "You can't miss it." (Você não pode perder.)
Agência: Garbergs :: Estocolmo :: Suécia
Diretor de Arte: Mattias Dahlqvist, Johan Wilde
Redator: David Orlic

Ato falho

Divertido e irônico esse filme que nos reserva uma surpresa no final.

19 de dezembro de 2007

Logomarca RIO 2016


Primeiro apresentaram essa logomarca para a cadidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016. Simplesmente horrenda, bizonha, feia pra caramba.
Essa semana o COB, Comitê Olímpico Brasileiro, aproveitou a festa de premiação dos melhores atletas nacionais em 2007 para anunciar o emblema oficial da candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.
A logomarca representa a paixão da população brasileira pelo esporte. Inicialmente o símbolo aparenta ser um coração com as quatro cores da bandeira nacional. Olhando com mais atenção, o verde representa o Pão de Açúcar (sempre ele!), e seu reflexo na Baía de Guanabara (em azul). A cor amarela, remete ao sol.
'O Pão de Açúcar em forma de coração representa a incontestável paixão e vibração do brasileiro por esporte”, explicou a designer Ana Soter, responsável pelo escritório que ganhou a concorrência para a desenvolver a marca. Ela própria explica outro detalhe: o número um aparece acima de um círculo. “A exclamação incorporada ao número resulta em uma marca que representa perfeitamente a expectativa e vibração da população pela oportunidade de sediar esta edição dos Jogos Olímpicos".

17 de dezembro de 2007

Gosto duvidoso

Algumas vezes fico na dúvida se o anúncio é criativo, ousado, bizarro, non sense, de mau gosto... Quando vi esses pensei, revi, pensei mais um pouco, reli... e não cheguei a conclusão alguma. Será que era esse o briefing? Será que cumpriu o objetivo do cliente? Será que o cliente aprovou?
Digam vocês: o que acham? (clique nas imagens para ampliar)

Esse para um fabricante de artigos esportivos.
Agência: Advico Young & Rubicam :: Zurique :: Suíça
Diretor de Criação: Urs Schrepfer
Diretor de Arte: Marietta Albinus :: Redator: Martin Stulz
Fotógrafo: Markus Weber

Esse para um "sabonete que vem com cordinha"... Super produto...
Agência: Volt Advertising Agency :: Stocolmo :: Suécia
Diretor de Criação: Mans Jacobsson Hosk
Diretor de Aret: Joakim Söderquist, Mikael Söderblom
Redator: Jens Thelfer, Cleas Olsson
Ilustrador / Fotógrafo: Vostro

Inimigo Oculto

Tenho que confessar que sou traumatizado com amigo aculto. Por várias vezes justamente a pessoa que me tirou simplesmente não apareceu. Outras vezes cansei de receber porcarias de presente. Como é fim de ano, e todo mundo participa de algum amigo oculto, escolhi esse filme do Center Norte, criado pela Fallon. Ele é antigo, mas muito legal e faturou alguns prêmios.

E tome chinelo, guarda-chuva, pijama, boné, agenda (sempre o item mais barato da loja).

Qual porta?


Certa vez desenhei para um cliente essa placa de sinalização para banheiros. Tentávamos fugir das coisas horrendas que vendem em lojas de escritório apresentando algo novo e diferenciado. Era um cliente que se dizia moderno e ousado. Mas não aprovou.
Recentemente descobri outras placas bem legais, criativas e diferentes.
Chega de monotonia! Dá uma olhada nas placas abaixo. Só não dá é pra criar tando que deixe as pessoas na dúvida de "em qual porta eu entro?".

Para ver outras placas clique aqui e aqui.

Guitar man

Machista, mas divertido, esse anúncio. Ah se o Wando sabe disso!

Isso é sujeira!

Taí mais uma campanha super legal, bem humorada, visualmente interessante, de fácil produção e fácil entendimento. Irrita pela criatividade fácil (porque não fui eu que pensei nisso?). Cliente: sabão em pó Tide.


Agência: Conill Saatchi & Saatchi :: Nova Iorque :: EUA
Diretor de Criação: Antonio López
Diretor de Arte / Redator: Dámaso Crespo
Fotógrafo: Studio Fuster

Armação

Acho esse comercial legal pela história contada e, principalmente, pela maneira como é contada. Totalmente internacional, sem falas, mas com uma mensagem clara. Destaque pra atuação do garoto e para a trilha sonora. Só não gosto muito do produto. Explico: parece de fabricante de material esportivo. Pergunta: e se for menina?

Happy Hour ruoH yppaH

Bem legal essa peça para espelho do banheiro, desenvolvida para o Botequim Informal para divulgar a promoção bebida em dobro. O problema é beber demais e achar que está vendo dobrado (ou quadruplicado)...

Agência: Binder FC+M
Diretor de Criação: Alexandre Motta
Criação: Fabiano Gomes e Guilherme Figueira

Oscar Niemeyer

Uma rápida e pequena homenagem ao aniversariante Oscar Niemeyer. O genial arquiteto BRASILEIRO, cuja obra transcende o tempo, e porque não, o espaço. Fico mais feliz por saber que o brasileiro, povo sem memória, tem prestado homenagens ao Niemeyer enquanto vivo e não apenas após sua morte. Parabéns!

13 de dezembro de 2007

CINEDica do Pels

Lá vai a segunda dica cinematográfica das sextas. Agora é uma comédia que eu adorei (tô para ver novamente).

COWBOYS DO ESPAÇO

Clint Eastwood é um piloto da Força Aérea Americana aposentado, que chegou a trabalhar na NASA durante certo período de sua carreira. Ele é chamado às pressas para consertar no espaço um antigo satélite que está com problemas em seu funcionamento. Ele é a única pessoa com a experiência necessária para realizar esta missão, mas para aceitá-la impõe apenas uma condição: que possa levar consigo três amigos como parte da tripulação. O problema é que seus amigos são todos senhores de idade em atividades distinas. Agora eles precisam convencer os "jovens", passar nos testes físicos e resolver a missão. Completas o elenco de feras Tommy Lee Jones, Donald Sutherland, James Garner, Marcia Gay Harden, James Cromwell, William Devane. É riso certo. Depois me escreve.

Saca essa

Achei essa campanha impressa bem oportunista e divertida. Brincar com nome e marcas famosas é um recurso que volta e meia se repete. Sempre com idéias diferentes e ótimas sacadas. Essa é para o desarmamento.

Feito à mão

Taí um comercial da VW que eu não canso de rever. Uma brincadeira conhecida que vira um belo filme. Resultado de uma bela produção.

Trabalho suado

Você é daqueles profissionais, ou mesmo estudante, que passa o dia na frente do computador e fica reclamando que não tem tempo para malhar? Seus problemas acabaram!

O Walkstation é um híbrido entre uma mesa de computador e uma esteira criado pela empresa Steelcase. Agora você pode trabalhar enquanto faz seus exercícios físicos.
Dê um delete nas gordurinhas e um Esc nas desculpas esfarrapadas.
Saiba mais na Time Magazine.

Disney-MGM: novo nome, nova logo

O Disney-MGM Studios como parte da celebração dos seus 20 anos, mudará de nome. Passará a se chamar em janeiro Disney Hollywood Studios. E com o novo nome vem uma nova logomarca, que muda após 18 anos.
A nova logo reflete todo o entretenimento que Hollywood pode oferecer em música, televisão, cinema e teatro, elementos que estarão presentes na renovação do parque.


A logo antiga (acima) tinha o leão rugindo, mais o nome "Metro Goldwyn Mayer" ao seu redor. O Mickey Mouse, como mascote oficial da Disney aparecia abaixo segurando uma claquete. A logo era composta por 3 fontes diferentes (Disney, MGM e Studios).

A nova logo, já com o novo nome está completamente modernizada, com um visual muito mais contemporâneo. A cor predominante é o preto, que demonstra glamour, stilo e sofisticação. Permanecem 3 fontes, agora todas pretas e com o contorno dourado. O Mickey continua com sa claquete, porém agora saindo de dentro da letra "O".
Eu achei bem mais bonito e moderno.

Stop smoking

Mais uma daquelas campanhas que dá gosto de ver. Imagem de fácil entendimento, criativa, com conceito e um texto que diz tudo. “Everything you do affects your children. Stop smoking with Nicorette.” (Tudo que você faz afeta suas crianças. Pare de fumar com Nicorette.)

Agência: Draftfcb Kobza, Viena :: Austria
Diretor de Criação: Erich Falkner, Patrik Partl
Diretor de Arte: Andreas Gesierich :: Redator: Florian Schwab

Tatuagens sem noção

Eu me considero quase totalmente livre de preconceitos. Consigo relativizar quase sempre. Respeito as idéias e as diferenças. Agora o que leva essas pessoas a fazerem esse tipo de tatuagem que estará marcado em seus corpos o resto da vida? Vai entender! Para ver mais tatuagens sem noção clique.

12 de dezembro de 2007

Criação para todos

Pra quem nunca viu, esse é, para mim, um dos melhores comerciais já feito para a Coca-Cola e está, sem dúvida, na minha lista dos Top comerciais da história. Muito pela simplicidade da idéia; pela facilidade de produção; e pelo fato do produto ficar no ar durante toda a duração do comercial. Isso é mergulhar no universo (ou no produto/embalagem) do cliente.

Quattro

Seguindo um conceito de anos, eis mais uma peça da Audi para divulgar sua tecnologia quattro. Precisa dizer mais?

Agência: DDB, Milan :: Italy
Diretor de Criação / Redator: Vicky Gitto
Diretor de Arte: Francesco Guerrera
Fotógrafo: Paolo Franco

10 de dezembro de 2007

Então é Natal!

Ho! Ho! Ho! Chegou o Natal e com ele toda aquela decoração do varejo (acho cafona demais qualquer coisa imitando neve nesse nosso calor!), jingles bonitinhos, árvore na Lagoa, luzinhas piscando em todos os lugares...
Lendo esse fim de semana a Veja Rio e a Revista O Globo, não pude deixar de reparar nas campanhas de natal de alguns dos maiores shoppings do Rio. Parece que todos foram beber na mesma fonte criativa (que deve estar secando). Você vai argumentar que natal é isso; ou ainda que nessas horas não dá pra ser muito criativo; ou até que o cliente deve ter mudado a campanha toda... Mas repare como é unânime a presença de pessoas lindas, alegres, sem pressa (só quero ver gente assim nesses dias que antecedem o festejo) com o corredor do shopping (vazio para essa época) de fundo. Isso porque não preciso comentar da onipresente figura do Papai Noel e da cor vermelha.
Acho que tem muita agência e cliente, porque não, que deveria pedir de presente um pouco de criatividade e individualidade. Você consegue lembrar dos shoppings pelas campanhas natalinas? Eu não!

Alta resolução

Legal de simples essa campanha para televisores de alta definição.
Comparada à tv com resolução Full HD, a vida real parece em baixa resolução.
Texto: Extreme high resolution. (clique nas imagens para ampliar)

Agência: Draftfcb Kobza, Vienna :: Austria
Diretor de Criação: Joachim Glawion, Erich Falkner
Diretor de Arte: Edith Büyükdoganay
Redator: Edith Büyükdoganay, Rita Spielvogel

Invenções

Gênio ou estúpido? Essas bugingangas servem para nada ou para tudo?
Chega de deixar o celular no chão enquanto carrega a bateria.
Para as festas de fim de ano que se aproximam.
Deve ser ótimo para assaltar a geladeira sem levantar suspeitas.