31 de janeiro de 2008

Tô fora!


Tá vendo esse monte de gente aí em cima "brincando" o carnaval?
Pois é, com certeza não estrei aí no meio. Tô longe!
Beijos, abraços e até semana que vem.

Haja paciência!

Se você não é muito chegado aos bailes, blocos, desfiles e tudo mais de carnaval e tiver muita paciência, que tal um quebra-cabeça. Olha as peças criadas pela Springer & Jacoby, de Hamburgo.
Texto: Jigsaw puzzles, the great passion.

30 de janeiro de 2008

Preparação pro carnaval

Felizmente carnaval taí! Mais uns dias de férias...
Separei algumas peça para ir entrando no clima.
Vamos começar com essa campanha para uma loja de fantasias. Me parece ser fantasma, mas a idéia e a produção ficara bem legais. Eu achei engraçado. Ousado, provocador, com um toque de mau gosto. Mas ainda engraçado.

Achei essa outra pérola.

Já estamos fantasiados. Agora tem que ter cerveja.
Eu não tenho nem o que falar das campanhas da Skol, criadas pela FNazca, mas essas - em especial a da piscina - eu adoro.

Pronto! Vai que depois disso tudo rola alguma coisa. Daí temos dois anúncios de preservativos.
O primeiro pra vender o diferencial "Ultra fino", criação da DRAFTFCB_Viena :: Áustria.
O segundo vende a propriedade retardante de maneira sutil e apenas sugerida.

Texto: Make you last longer.
Agência: Red Kube Communictions :: Lucknow :: Índia
Diretor de Arte: Rahul Singh Parmar
Redator: A. Prahlad

Pepsi no Super Bowl

Acontece no próximo domingo, 3 de fevereiro, o XLII Super Bowl. Nós já aguardamos os comerciais que serão exibidos (a veiculação publicitária mais cara do mundo, 2.7 milhões de dólares cada 30 segundos, este ano).
Um dos que já está confirmado é o filme “Bob’s House” da Pepsi. A estréia é também marcada por ser o primeiro comercial mudo da história do Super Bowl.
No filme, dois jovens aparecem indo de carro à casa de seu amigo Bob para ver o jogo. Porém nunhum dos 2 sabe exatamente qual é a casa.
O filme divulga o programa EnAble da PepsiCo, que emprega e visa criar um ambiente de trabalho inclusivo para deficientes. O Bob do filme é na verdade Clay Broussard, gerente de suprimentos e logística daPepsiCo. Ele mesmo criou o conceito da campanha, e após 18 meses resolveu propor a idéia para a diretoria da empresa. O mais legal é que os protagonistas também são funcionários da companhia, Brian Dowling e Darren Therriault, ambos surdos.
Veja o comercial.

A direção é de Baker Smith, com apoio criativo da BBDO NY e planejamento da OMD.
Acesse o site da campanha que inclui um making of.

fonte: brainstorm9 e CCSP

Fome de que?

O fotógrafo Peter Menzel e sua esposa Faith D´Alusio, cruzaram 24 países do mundo retratando os alimentos consumidos por uma família durante 1 semana. Em mais de 500 refeições provaram de tudo. Estrelas-do-mar frita em Pequim, focas na Groenlândia, porquinos-da-índia- assados inteiros no Equador são alguns dos mais esquisitos. A pesquisa fotográfica e textos estão no livro Hungry Planet - What the world eats. Veja algumas fotos e o custo da comida/por semana.

Educação com/ou sem televisão

Esse comercial vem em boa hora para gerar discussão. Em tempos que paredão no BBB recebe mais de 25 milhões de votos, que policial é pego roubando cerveja (e fica livre), esse filme tem como mote a pole dance, divulgada na novela das 21 horas.
O comercial encerra com a frase "Don't let your children be educated by TV." (Não deixe seus filhos serem educados pela tv.)
E aí?

Me fez lembrar da música dos Titãs:
"A Televisão me deixou burro
muito burro demais.
Agora todas coisas
que eu penso
me parecem iguais."

All Blacks_Adidas

Acho que a primeira vez que vi algo sobre o All Balcks foi no livro Lovemarks, depois disso volta e meia leio algo sobre o time.
Para quem nunca ouviu falar, o All Blacks é um time de rugby da Nova Zelândia, potência mundial no esporte. O time é tão venerado e forte que representa o país nas competições internacionais. Acontece que torcer pelo All Blacks é quase como uma religião. Quase como o Flamengo, ou Corinthias, mas com uma aura mística que evoca um sentimento de patriotismo toda vez que entra em campo.
All Black é mais que uma logomarca num uniforme, é sinônimo de força, poder, coragem e determinação. Prova disso é que antes dos jogos eles realizam a haka, uma tradicional dança de guerra dos Maoris (tribo indígena original da Nova Zelândia) como estratégia de intimidação. Veja aqui uma mostra da dança.
A Adidas já a usou em alguns comerciais. Veja dois deles.

Neste contexto, a Adidas funciona muito além de patrocinadora. É a empresa que mantém a mágica da equipe, pegando assim, carona nos seguidores/torcedores apaixonados, tornando-se mais um membro do time.
Em Cannes 2006, a Adidas recebeu o Grand Prix de Promo com o case “Bonded by Blood”, onde os jogadores deram literalmente seu sangue, que foi misturado na tinta para impressão de uma série limitada de 8.000 posteres. Veja o making of aqui. E o poster.
E não pára por aí.
Diferente dos demais times, o All Blacks não tem estádio oficial, e sim diversos campos espalhados pelo país. Então, para a Copa do Mundo de Rugby de 2007, que foi realizada na França, a Adidas se superou novamente.
Fez com que todos os integrantes do All Blacks coletassem amostras de terra de cada um desses campos. Essa terra foi armazenada em cápsulas e levada até a França pelos jogadores, para que se estivessem em casa e sentissem o espírito de seus ancestrais durante os treinamentos. Essa ação, chamada de "Of This Earth" virou um filme para TV veiculado durante o torneio.
Qual será a próxima invenção da Adidas? E esperar para ver.
Eu vou continuar aplaudindo.
Se quiser acessar o site do All Blacks clique aqui.

Não é o que parece

Adoro anúncios de coisas que acabam parecendo outras. O recurso é conhecido, mas as visões, combinações e possibilidades encontradas são infinitas. Como nestes anúncios para uma loja de ferramentas e acessórios.
Título: "There is a craftsman in all of us." (Tem um artesão em cada um de nós.)

Agência: Y&R Chicago :: USA
Diretor de Criação: Ken Erke
Diretor de Arte: Rainer Schmidt, Ryan Boblett
Redator: Tohru Oyasu, Brad Harvey
Fotógrafo: Mark La Favor
Art Buyer: Kourtney Hoffman
Produção Gráfica: Chris Doty

29 de janeiro de 2008

Melhores logos da Europa'07

Não sou muito favorável a concursos de logomarcas, mas que, ao ver os resultados, conseguimos coisas boas, é indiscutível. Esses são alguns dos vencedores que pesquei da lista do prêmio EULDA de 2007, só de marcas européias.
Essa foi eleita a melhor da Sérvia e melhor da Europa.
Cliente: Consumer Society and Citizen Networks
Agência: Jovan Rocanov (Sérvia) para Kaffeine Communications (Kiev, Ucrânia)
Designers: Jovan Rocanov, Anna Timkov
A ideía foi mostrar a proteção ao consumidor da maneira mais simples. Por isso a combinação do código de barras (consumo/mercado) com o guarda-chuva (proteção).

O melhor da Polônia
Cliente: MOUSTACHE FILM
Agência: Juice
Designers: Wojtek Piotrowski, Adam Tunikowski


O melhor de Portugal
Cliente: Eight Business Lounge Bar
Agêncy: Shift Design

O melhor de Luxemburgo
Cliente: Urban Chic
Agência: Vidale-Gloesener
Designer: Tom Gloesener, Silvano Vidale, Miguel Pereira


Esse foi o melhor da Finlândia
Cliente: Moor
Agência: Hahmo Design
Designer: Mr. Pekka Piippo


O melhor da Grécia
Cliente: Maria Niaka
Agência: Chris Trivizas Design
Designer: Chris Trivizas


Minha análise: a grande maioria opta pela limpeza, sem firulas, o que não significa ser feio, sem significado. Uso de poucas cores, com tipografias exclusivas, valorizando a leitura e a estética de modo geral. Tem muita gente fazendo coisa boa pelo mundo. Que sirva de inspiração.
Para ver a lista completa clique aqui.

Filmes com cortes

Criar uma campanha para um banco de imagens deve ser fácil e, ao mesmo tempo, complicado. Complicado pela variedade de usos, assuntos, clientes etc. Fácil pela total, e irrestrita, disponibilidade de imagens. Acho que por tudo isso e por abordar o arquivo de filmes do fornecedor Corbis, eu adorei essa campanha. O layout é um recurso já visto, mas com recorte de cenas de filmes famosos ficou excelente. Bela pesquisa. (clique na imagem para ampliar)

Texto: Corbis Motion: Archive of over 30,000 hours of film clips.
Diretor de Arte: Andrea Salvaneschi
Redator: Benedetta Lucca, Viviana La Spina, Antonella Avossa

Muitas opções

Nada me faz deixar de acreditar que somente o exercício, o suor, a ralação, as tentativas e erros fazem surgir o melhor trabalho. Muita prática e pouca preguiça.
Junto a isso, sempre tive enorme fascínio pelo design de capas de revistas. Recentemente descobri o blog Faz Caber, da revista Época. "O título “Faz Caber” é uma brincadeira com uma frase comum em redações, quando um texto excede o espaço da página. Nosso blog traz os bastidores do processo de produção da revista e dicas."
E para mostrar as muitas variantes que são feitas para se alcançar um bom resultado você vê as opções de capas para a revista dessa semana.
E de 2 semanas atrás.
Fica a minha dica: para chegar a um bom trabalho, faça MUITAS opções. E SEMPRE! Somente assim, você terá como comparar, escolher e desenvolver as idéias.

Vaga de Estágio

Design Gráfico (Diretor de Arte)
Precisa-se de estagiário que tenha iniciativa, e boa desenvoltura em coreldraw, photoshop, page maker, indesign e power point . Conhecimentos em web design e flash também nos interessam. Horário:
4h = Bolsa de R$ 300,00 + vale transporte ou
6h = Bolsa de R$ 450,00 + vale transporte + lanche de R$ 4,50
Os interessados, enviar portfólio para o e-mail: claudia@iaacomunicacao.com.br
IAA Comunicação e Eventos
Av. Franklin Roosevelt 71 / 801 – Centro – RJ

fonte: designgráfico

28 de janeiro de 2008

Idéia fértil

Diferenciar-se da concorrência é fundamental, sempre, em qualquer atividade. A imagem do momento da fecundação também é tema recorrente na publicidade. Mas esse comercial, criado pela Darwin BBDO, para o banco belga Centea, dá uma nova leitura sobre os dois pontos acima. O texto final diz: “Fazer mais é da nossa natureza”. A idéia ficou clara sem mostrar as imagens clássicas de bancos. Confira.

Variações do Google

Ao acessar o Google hoje notei o logo diferente. É uma homenagem ao 50º aniversário do Lego.

E o Google costuma "brincar" com seu logo alterando-o conforme a ocasião. É uma forma simpática e alegre de estar presente, ganhar novos ares e fortalecer a sua marca.

Ano Novo & 25 anos de TCP/IP - 1 de janeiro 2008


Dia das Mães - 13 de maio 2007


Halloween - 31 de outubro 2007


Copa do Mundo - 9 de junho 2006

Para ver as, muitas, outras varantes clique aqui.

Calendário Humano

Esse é interessante, curioso, criativo, engraçado e... inútil.
Neste calendário humano para saber que dia é hoje, basta procurar a única pessoa que está olhando diretamente para você. Todas as demais estão olhando para o dia que hoje.

Acesse aqui o calendário humano.
Seria ótimo não pensar no futuro, apenas olhar para o HOJE. Carpe diem!

Sem desafinar

Essa vem bem no prazo, pois 2008 foi declarado Ano da Bossa Nova.
Quando vi essa campanha pensei: é covardia!
Explico: eu adoro Bossa Nova, sou apaixonado pelas capas de discos dessa época, e, para completar, os títulos e o visual da campanha são bem legais.


Agência: Mi casa, sú casa :: Brazil
Cliente: desafinado.com.br
Diretor de Criação / Redator: Evandro Lima
Diretor de Arte: Roberto Bruno

Vagas e Oportunidades

Assistentes de Arte (designers gráficos) + Estágiários
A agência Spirit está a procura de assistentes de arte (designers gráficos) para reforçar as equipes de Rio e SP, que hoje somam mais de 40 profissionais. Atualmente há uma vaga em aberto em cada um dos escritórios. Também estão abertas as inscrições para o programa de estágio 2008 da agência carioca, com vagas paracriação web e offline. Os interessados podem se inscrever pelo site, até o dia 12/02/08.

Criação, Relacionamento e Produção
A Biruta Mídias Mirabolantes está abrindo 4 novas vagas para seu escritório carioca. A empresa procura 2 pessoas para a área de criação, que tenham noção em arquivos gráficos; alguém para atuar no segmento de relacionamento, com experiência em veículos de comunicação e atendimento; e uma pessoa para a área de produção. Os interessados podem enviar currículo para rh@biruta.net.

fonte: voxnews




(clique na imagem para ampliar)

27 de janeiro de 2008

27/01_Lembrança do Holocausto

A ONU estabeleceu, em 2005, o dia 27 de janeiro, hoje, como o "Dia Mundial de Lembrança do Holocausto". O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos - ciganos, homossexuais, deficentes - considerados indesejados pelos nazistas durante a II Guerra Mundial.
A data escolhida coincide com o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945. As Nações Unidas adotaram nova resolução, condenando as declarações que negarem a ocorrência o holocausto. O documento, aprovado por consenso por mais de 100 países, teve o Brasilcomo co-patrocinador.
Minha geração ainda convive com sobreviventes, eu mesmo tive oportunidade de assistir algumas palestras, mas daqui a pouco mesmo eles, provas vivas, serão história. E apesar de filmes, museus, exposições, tenho medo que algum dia isso seja esquecido.
E para voltar a falar de publicidade, vai essa campanha para o Museu do Holocausto de Buenos Aires.

Agência: FWK Argentina :: Buenos Aires
Diretor de Criação: Christian Oneto Gaona
Diretor de Arte: Martin Tortonese
Redator: Christian Oneto Gaona, Adrian Piattoni
Fotógrafo: Marcos Romano
E hoje pela manhã vi esses 2 filmes, criados pela Arnold Worldwide, para a Think MTV, comunidade da MTV na internet para debate de questões sociais. Os filmes simulam como seria se o Holocausto fosse hoje em dia.
Os filmes terminam com a assinatura: “The Holocaust happened to people like us.” (O Holocausto aconteceu com pessoas como nós).


Para encerrar uma frase de Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta"

25 de janeiro de 2008

CINEDica do Pels

A dica de hoje é daqueles filmes que sempre me prendem quando reprisam na tv paga.
Passado no Corredor da Morte de uma prisão, À Espera de Um Milagre é baseado no romance de Stephen King. Conta a história de um guarda de prisão que desenvolve um relacionamento incomum e comovente com um preso que possui um dom ao mesmo tempo mágico, misterioso e miraculoso.
O guarda, Tom Hanks, se envolve com John Coffey, um negro enorme condenado por matar brutalmente duas gêmeas de nove anos. Porém sua conduta, opõe-se à sua aparência. Com o desenrolar da história, o personagem de Tom Hanks aprende que, às vezes, os milagres acontecem onde menos de espera. O elenco ainda conta com Michael C.Duncan, David Morse entre outros.
Segure as lágrimas e bom filme.