30 de junho de 2008

D_e_v_a_g_a_r

Resolvi postar essa campanha bem agora que resolveram apertar o cerco contra os motoristas que bebem e dirigem. Bastam 3 chopps que você já corre o risco de ter a carteira de habilitação suspensa, o carro apreendido e ainda a multa de mais de R$ 900,00.
Essa é uma bem bolada campanha institucional da cerveja Guiness para prevenir acidentes e alertar quanto ao consumo de bebidas e a perda do reflexo.
Texto: "The more you drink, the slower you react. Please drink responsibly."



Agência: SAATCHI & SAATCHI, Petaling Jaya, Malaysia
Diretor de Criação: Adrian Miller, Edmund Choe
Redator: Christie Herman
Diretor de Arte: Ong Kien Hoe
Fotógrafo: Alex Tow, threesixty Photography
Retoque: Choyue Chen, threesixty Photography

Assunto íntimo

Mais uma daquelas peças que chocam pela gravidade do problema. E eu acho que nestes casos a criação tem é que dar "um chute no estômago" das pessoas, senão ninguém repara.
Essa ação de nova mídia, ou de guerrilha, teve uma sacada muito legal pela localização da mensagem, nos protetores higiênicos das roupas íntimas femininas.
O assunto: mutilação feminina.
Diz a mesnagem: "Every year two million girls worldwide are unable to avoid genital mutilation."

Agência: Contrapunto BBDO :: Barcelona :: Espanha
Diretor de Criação: Tomas Oliva, Carlos De Javier
Diretor de Arte: Lucas Jatobá
Redatorr: Marta Caseny
Fotógrafo: Eduardo Colesi

Arte em cartaz

Rafal Olbinski é um artista surrealista que ficou mundialmente famoso pelos sues posters e desenhos. Nascido na Polônia, e estudando originalmente em Varsóvia para ser arquiteto, em 1981 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalha como pintor, ilustrador e designer. Desde 1985 leciona na School of Visual Arts em Nova Iorque.
Seu trabalho é emocionante, criativo, técnico e, ouso dizer, “uma poesia visual”.
Aqui tem vários cartazes dele para óperas famosas.



Veja mais obras dele aqui, aqui e aqui.

Golf x Fórmula 1

Comercial bem legal. Produção caprichada e direção esperta.
Assiste aí!

Deu velha

Muito bonito esse jogo da velha. Mistura de objeto de decoração e design. As peças são pela metade, o resto é reflexo.
Criação do estúdio Peleg Design.

29 de junho de 2008

Chupada pra copiar

No briefing desta campanha, no item target devia estar escrito "publicitários".
O cliente é uma copiadora, e para mostrar o conceito "Better copies. Much faster." (Cópias melhores. Mais Rápido.) optaram por mostrar campanhas famosas e suas cópias.
Detalhe para as peças, suas chupadas e as datas.
Clique nas imagens para ampliar.




Agência: Publicis Zurique :: Suíça
Diretor de Criação: Florian Beck
Redator: Felix Freese
Diretor de Arte: Thomas Berger

Logos para dormir

Pesquisas mostram que durante o dia somos bombardeados por mais de 500 marcas diferentes. E pelo jeito, estão querendo elevar esse número fazendo com que até durante o sono estejamos cercados por marcas.
Esses cobertores foram criados por Douglas Coupland.
Gostou? Só foram confeccionadas 10 peças de cada modelo.

Cinetipos

Campanha adorável essa da Folha de São Paulo.
Junta duas das minhas paixões, cinema e fontes, de forma criativa.
Título: Os Astros do Cinema estão na Folha

Agência: África Propaganda
Diretor de Criação: Nizan Guanaes, Sérgio Gordilho, Bruno Brasil Fábio Seidl
Criação: Felipe Guga, Bruno Brasil
Artebuyer: Patricia Benetti, Andreia Mancini
Produtor Gráfico: Luiz Carlos Pedrosa, Marcelo Duprat
Atendimento: : Marcio Santoro, Cecília Cilento

Coca-Cola com design

Ainda os reflexos de Cannes deste ano. O prêmio Grand Prix de Designficou com a Coca-Cola e o seu reposicionamento da identidade visual.

O responsável pelo projeto foi Turner Duckworth, seu objetivo durante o último ano era limpar a imagem de uma das mais famosas marcas do mundo.
Com idéias sensacionais, muito vermelho e elementos simples ele conseguiu um belo resultado que você vê abaixo.

Identidade visual da Diet Coke Plus


Novos copos (show de bola!!!)

Visual dos caminhões


Latas de alumínio

27 de junho de 2008

CINEDica do Pels

Eu sou fã de Quentin Tarantino. Acho que ele tem uma maneira única e diferente de contar histórias. E sempre tramas interessantes.
A dica de hoje é um dos seus filmes que eu adoro, mas, não entendo, não é muito badalado como os demais filmes da grife Tarantino.

JACKIE BROWN
Jackie Brown é uma aeromoça, funcionária de uma companhia aérea de segunda linha, que reforça o seu baixo salário traficando para o país dinheiro sujo de um traficante de armas. Um dia, ela é pega por policiais com uma alta soma numa mala. Mas estes lhe oferecem a liberdade em troca de entregar o bandido. Então Jackie resolve dar a volta em todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala repleta de dinheiro. Um roteiro intrincado, cheio de surpresas e reviravoltas.
Roteiro e direção de Quentin Tarantino, com um ótimo elenco (Robert DeNiro, Samuel L. Jackson, Pam Grier, Robert Foster, Michael Keaton e Bridget Fonda).

Premiações:
- recebeu uma indicação ao Oscar, de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Forster)
- recebeu duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor Ator em Comédia/Musical (Samuel L. Jackson) e Melhor Atriz em Comédia/Musical (Pam Grier)
- ganhou o Urso de Prata de Melhor Ator (Samuel L. Jackson), no Festival de Berlim.

Prepare a pipoca e divirta-se!
obs.: atenção especial para a trilha sonora.

Sofazão

Essa campanha é bem adequada para o fim de semana. Principalmente se contiuar esse tempinho frio.
O clássico personagem sofá, agora numa nova versão. Tudo para passar o conceito "ESPN all day, everyday."



Agência: SAATCHI & SAATCHI:: Cingapura
Diretor de Criação: Richard Copping, Andrew Petch
Director de Arte: Ronojoy Ghosh, Richard Copping, Joel Clement
Fotógrafo: Allan Myles
Artebuyer: Adrel Law
Retoque: Magic Cube
Produtor Gráfico: Terry Ong

Fome de que

Ação agressiva porém necessária.
A imagem choca, mas a fome também choca.
Texto: See how easy feeding the hungry can be?

Agência: TBWA\Hunt\Lascaris :: Joanesburgo :: África do Sul
Diretor de Criação: Adam Weber, Hennie Stander
Diretor de Arte: Wihan Meerholz
Redator: Dan Parmenter
Fotógrafo: Seppi Hochfellner

Artesex

Você pode achar essa campanha criativa ou não, mas indiscutivelmente o visual é belíssimo.
Ficou com leão de bronze em Cannes.
Clique nas imagens para ampliar.


Interessante é acompanhar o processo de composição das imagens junto com os criativos da agência, mostrado pelo ilustrador James Jean no seu site.
No início os desenhos eram mais sutis, não mostravam todas essas “criaturas e ambientes compostos por genitálias”, mas após algumas conversas, decidiram seguir a risca o briefing, sem amenizar as cenas.


Agência: TBWA\PARIS :: França
Diretor de Criação: Erik Vervroegen/Michel De Lauw
Redator: Xander Smith
Diretor de Arte: Jonathan Santana
Ilustrador: James Jean

fonte: Brainstorm 9

Top of Mind da Internet

Ranking das marcas top of mind da internet brasileira em 2008, organizado pelo Portal UOL e o Instituto Datafolha, publicado pelo Meio&Mensagem.

26 de junho de 2008

2 em 1

Sempre disse que criação publicitária é resolver problemas.
Logicamente direção de arte serve para resolver esses problemas, travestidos de briefing, criativamente de forma visual.
Dá uma olhada nessas peças (clique para ampliar e apreciar melhor a obra).
Solução perfeita para o conceito "Não é chato quando você quer assistir uma coisa e te obrigam a levar outra?".
Taí uma direção de arte que eu queria ter pensado! (inveja boa)


Agência: DM9DDB
Cliente: Telefônica
Produto: Telefônica TV Digital
Diretor de Criação: Sergio Valente, Rodolfo Sampaio, Julio Andrey e Renata Florio
Diretor de Arte: Guilherme Nóbrega e Pedro Izique
Redator: Frederico Saldanha
Atendimento: Fabio Lemos e Daniel Malavazzi Mariotto
Planejamento: Vera Ferraz e Stella Manzano
Aprovação: Luiz Carlos Pimentel, Paulo Rebello e Carolina Camargo

Guerrilha está no sangue

Entre os seriados que eu gosto e assisto, quando posso, está o maravilhoso Dexter.
Pra quem nunca viu - está perdendo! - Dexter conta a história de um serial killer que trabalha como investigador no departamento de polícia de Miami. O detalhe é que ele só mata outros assasinos que de alguma forma conseguiram escapar da justiça.
As ações de divulgação da série Dexter estão cada vez mais inusitadas, bizarras e sangrentas
Essa da agência Kitchen, da Espanha, espalhou braços (falsos e bem reais) em alguns açougues de Madri.

Anteriormente, nesta outra ação de guerrilha da Showtime, várias fontes em Los Angeles tiveram sua água trocada por sangue falso.



Non sense e bizarro, mas quem já viu algum episódio se amarra!

Logo abaixo

Qualquer empresa de Metrô que se preze tem uma identidade visual e sinalização características para marcar as estações, mapas, embarques etc.
Aqui temos uma variedade de logos de metrôs pelo mundo.

A quantidade de letras M estilizadas é mais do que previsível, mas em alguns idiomas viram subway, underground, U-Bahn, T-bana, entre outros.
O site Metro Bits fez essa coleção como parte de um estudo. No site deles dá para ter mais informações e ver o nome de cada cidade.

Paper toys


Os bonequinhos de toy art estão famosos e na moda. Agora o site Paper Foldables faz a alegria de quem gosta de atividades manuais e montagens. Lá você encontra personagens simpáticos e curiosas para enfeitar, presentear ou apenas passar o tempo.