31 de outubro de 2008

CINEDica do Pels

Faz tempo que queria indicar um filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Eu gosto que quase todos os seus filmes e a tarefa árdua era escolher apenas um. Terminei optando por esse filme que possui uma bela fotografia, é dinâmico, empolgante e quente.

CARNE TRÊMULA
Na Madri de 1970, uma prostituta tem um filho em um ônibus e ali mesmo lhe chama de Victor. Passados 20 anos, Victor tenta se encontrar com Elena, uma desconhecida com quem teve relações sexuais dentro de um banheiro.
Viciada em drogas, Elena aguarda em sua casa um traficante, mas quem aparece é Victor e dois policiais armados, o jovem David e o experiente Sancho. Após uma discussão entre os três, um disparo acidental durante uma luta deixa David paraplégico.
Victor é condenado e preso. Da cadeia assiste, anos mais tarde, o mesmo David ganhar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paraplégicos de Barcelona. Victor reconhece David e Elena na platéia. Ela, não suportando a culpa acaba se casando com o policial.
Ao sair da prisão, 7 anos mais tarde, Victor quer acertar as contas, mas descobre que o caminho da redenção é mais árduo que o da vingança. E como se não bastasse, acaba se envolvendo com Clara, mulher de Sancho, uma mulher madura e desiludida.

É preparar a pipoca e curtir. Bom filme!

5 cabeças mais

Achei bem divertidos esses anúncios de jornal para os fósforos Zebra.
Um briefing no mínimo diferente: "criar campanha para divulgar que nossa caixa possui 5 fósforos a mais".
A saída encontrada, com certeza, fogiu do óbvio.
Não me recordo de nenhuma campanha de concorrentes.
Agência: Original Studio :: PR
Diretor de Criação: Rafael Oliveira e Victor Beuren
Redator: Zé Luis Schmitz
Diretor de Arte: Fernando Castro e Victor Beuren
Ilustrador: Fernando Castro
Produtor Gráfico: Maguilla
Atendimento: Hudson José

Abra a boca

Eu tenho comigo uma máxima que diz "situações extremas precisam de medidas extremas".
Talvez também por isso achei genial esse comercial veiculado na Bélgia para a Child Cry para incentivar a denúncia em casos de abuso sexual infantil.
Chocante, forte e polêmico como o assunto pede.

O filme encerra com “Se você perceber algum sinal de abuso infantil, abra a sua boca.”
Criação da Duval Guillaume.
O que você achou?

Halloween colorido

Não sou dos maiores fãs da festa de Halloween, mas para a data não passar em branco, segue uma bonita peça.
Jovem, agradável, colorida e simpática.

Agência: The Miller Group :: Los Angeles
Diretor de Criação: Greg Collins
Diretor de Arte: Shin Kawase
Redator: Greg Collins
Ilustrador: Andy Mueller

Photoshop_download de livro

Utilidade pública e geral.
Faça o download gratuito do livro "Commercial Photoshop Retouching: In the Studio".
Autor: Glenn Honiball
Editora: O´REILLY
É em inglês, mas isso não deve ser problema.

Clique aqui.

Estágio_Microsoft

Estão abertas as inscrições para programa de estágios da Microsoft Brasil em 2009. As vagas são nas áreas de consultoria, finanças, marketing, recursos humanos, suporte ao negócio e vendas.
Eis alguns pré-requisitos: inglês fluente e domínio do Microsoft Office (Word, Excel e Powerpoint) e disponibilidade para 20 ou 30 horas semanais.
As vagas são distribuídas em as cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Ribeirão Preto.
Faça sua inscrição aqui.

Alta definição

Anúncio bem legal e direto para lançamento do canal National Geographic em tecnologia HDTV.

Agência: Saatchi & Saatchi :: Amsterdã :: Holanda
Diretor de Arte: Nils Taildeman
Redator: Menno Schipper
Fotógrafo: Edo Kars, Amsterdam
Manipulação: Magic, Amsterdam

30 de outubro de 2008

Na ponta da língua

As campanhas da entidade Anistia Internacinal costumam ser fortes e chocantes. Elas não são para arrecadar fundos, o que eles pretendem é reunir assinaturas para combater contra os que vão contra os direitos humanos.
Nesta campanha eles pedem que a gente escreva um carta para prevenir abusos e salvar inocentes.
Abuso - carta - escrever - SELO!
Integração perfeita entre direção de arte esperta e títulos inteligentes.
Vale a pena clicar para ampliar e ler os textos na base dos anúncios.
Não estamos pedindo dinheiro. Apenas seu cuspe.
Comece uma revolução com sua língua.

Saliva salva vidas.
Lamba um selo. Deixe um gosto ruim na boca dos torturadores.

Agência: Saatchi & Saatchi :: Bangkok :: Tailândia
Diretor de Criação: Sumesh Peringeth, Joel Clement
Diretor de Arte: Sumesh Peringeth, Brandy Vu, Linda Pham
Redator: Steve Hough, Joel Clement
Ilustrador: Tran Thanh Truc
Fotógrafo: Pier Laurenza, Teo Studio

Letras 3D

Muito interessante o trabalho aqui desenvolvido.
As action types, são letras que foram acopladas nas 3 dimensões para que de qualquer lado que você esteja vendo, enxergará a mesma letra.
Na primeira imagem, você pode clicar e arrastar movendo as letras em 3D.
Fantástico!
Confira aqui ou clique nas imagens.

O poder do óculos

Charme ou motivo de piada? Estilo ou ridículo?
Veja o poder do óculos nas bem humoradas ilustrações abaixo.

Cubo mágico Pantone

Depois de fazer um post extenso sobre objetos derivados da escala Pantone, aparece agora o cubo mágico Pantone.
Concebido por Ignacio Pilotto.

Montando Nemo

Anúncio para uma super cola universal.
Simples e legal.

Agência: Storåkers McCann :: Estocolmo :: Suécia
Diretor de Arte: Storåkers
Redator: Storakers
Fotógrafo: Emil Larsson
Produtora: Adamsky

29 de outubro de 2008

Goela abaixo

Zagalo já disse "Vocês vão ter que engolir!"
Muito legal essa campanha para o antiácido e digestivo Alka Seltzer, principalmente pela
simplicidade.
Perfeito quando temos que engolir sapos...
Clique nas imagens para ampliar.




Agência: CLM BBDO :: Paris
Diretor de Criação: Gilles Fichteberg, Jean-François Sacco
Diretor de Arte: Paul Kreitmann
Redator: Alexis Benoit
Ilustrador: Paul Kreitmann
Artebuyer: Sylvie Etchemaite
3D Design: PH-Print

Mente poluída

"A maldade está nos olhos de quem vê."
O comercial abaixo divulga o serviço de bloqueador de programação do canal erótico Beate Uhse TV, e foi desenvolvido pela agência alemã Kempertrautmann Gmbh.

A idéia é bem legal, mas me lembrou MUITO um vídeo que recebi faz tempo, veja aqui.

Referência, adaptação, chupada ou coincidência?

Canudo de descarga

Muito legal as idéias mais variadas que surgem para os mesmos briefings.
Desta vez o Friends of the Earth colocou sua mensagem na tampa dos copos de bebidas.
O texto: “Pollution is closer than you think.” (A poluição está mais próxima que você pensa.)

Agência: JWT :: Hong Kong
Diretor de Criação: Steven Lee, Kwong Chi Kit, Barbara Fu
Diretor de Arte: Fei Leung, Arthur Tse
Redator: Babara Fu, Jesse Wong

Ficando vermelho


Pesquisadores americanos publicaram na revista Journal of Personality and Social Psychology que roupas vermelhas são a melhor arma para seduzir um homem.
Os entrevistados consideraram mulheres com roupas da "cor do pecado" mais atraentes. E surpreenda-se: que estariam dispostos a gastar mais dinheiro para agradá-la durante um encontro.
A pesquisa, orientada pelo professor de psicologia Andrew Elliot, da Universidade de Rochester em Nova York, estudou mais de 100 homens, a maioria universitários, que viam fotos de uma mulher e tinham que avaliar sua beleza, a vontade de beijá-la e a vontade de fazer sexo com ela.
Os homens tendiam a avaliar melhor uma foto onde a mulher vestia uma blusa vermelha que a mesma mulher usando azul.
Os cientistas também perguntaram: "Imagine que você vai sair com esta pessoa e tem cem dólares na carteira.
Quanto dinheiro você estaria disposto a gastar no encontro?". Novamente os homens ficavam tentados a gastar mais com a moça de vermelho.
Os pesquisadores verificaram ainda que a cor vermelha não alterava a nota nos quesitos simpatia, inteligência e candura, apenas a beleza física.
Mulheres avaliando a foto da moça, não foram influenciadas pelo vermelho quanto as notas dadas à beleza.
E agora vamos repensar o figurino?

Design até o caroço

Eu adoro azeitona e adoro design de embalagem.
Resolveram me agradar nas duas predileções. Olha que fantástica de bonita essas embalagens.
Tem o trocadilho de "olives" (azeitonas em inglês) e "loves", e as duas azeitonas formando um coração.
Brilhante trabalho desenvolvido pelo Cowan de Londres.

PEPSI_história visual

Se você acompanha o blog, já sabe que a Pepsi mudou toda a sua identidade visual.
Agora esse vídeo mostra de forma bem editada a evolução e alteração da Pepsi nas embalagens, nas logos e na comunicação.
Muito interessante.

visto no comunicadores

28 de outubro de 2008

Aos pedaços

Cada vez me surpreendo com a capacidade de mostrar a mesma coisa de formas diferentes.
Desta vez uma situação irreal para vender o produto de limpeza Ajax.
Eu gostei bastante, só senti falta de mostrar o produto.


Agência: Y&R Brasil
Diretor de Criação: Tomas Lorente e Cássio Zanatta
Redator: Marilu Rodrigues
Diretor de Arte: Axel Levay
Artebuyer: Monica Beretta
Fotógrafo: Maurício Nahas
Atendimento: Valeria Ordonhez
Aprovação: Peter Dam

Cadê as batatas?

Muito simples e engraçado esse comercial para a lanchonete Nando´s.
Se fosse veiculado por aqui geraria muitos protestos.
Não vou estragar a piada, assiste aí.

Variedade_pen drives


Como mostra a figura aí de cima, já passou o tempo do disquete grandão, do disquete pequeno, foi o cd e agora o pen drive (ou USB stick).
Presente em qualquer mochila, chaveiro ou carteira, de estudante e vice-presidente, o pen drive é uma mídia eficiente com custo acessível.
Mas o mercado cria meios de diferenciá-los e vender mais.
Pesquisando, veja os inúmeros tipos e modelos de pen drives que encontrei. Tentei, mais ou menos, separá-los em categorias.




Para mim os mais diferentes são esses ecologicamente corretos.

Mas o que mais gostei foi esse modelo abaixo. Porque? Ele simplesmente infla conforme a quantidades de dados armazenada. O máximo! Eu quero!

'The End'

Sempre soube que tem gente que coleciona de tudo. Pois bem, agora com a internet, fica mais fácil ainda manter uma coleção virtual.
Fizeram uma coleção de frames da famosa frase final "THE END".
Curioso, sim. Útil, não sei.
Veja muitas outras aqui.

Mão no bolso

Bem bolado esse moleton do Doritos.
Não tenho a ficha técnica, nem mais detalhes sobre a peça.

27 de outubro de 2008

Juventude perdida

Adorei essa campanha.
Adorei pela idéia forte. Adorei pelo visual super bem trabalhado. Adorei por mostrar que mesmo os assuntos mais sérios podem/devem receber apuro nas imagens e elevada carga criativa.
Eu se fosse você clicaria nas imagens para ampliar e pararia para perceber todo o universo de design, ilustração, tipografia, fotografia em cada peça.
Texto: "Every kid on the street has a story. Many of the homeless youth on our streets have escaped from homes filled with abuse and violence. Directions is a 24 hour resource centrewhere they can find the support and tools they need to get off the streets for good." (Cada jovem na rua tem uma história. Muitos dos adolescentes sem-teto que estão nas nossas ruas fugiram de lares cheios de abuso e violência. Directions é um centro de apoio 24h onde les podem encontrar ajuda e os meios necessários para abandonar as ruas definitivamente.)


Agência: Rethink Communications :: Vancouver :: Canadá
Diretor de Criação: Ian Grais, Chris Staples
Diretor de Arte/Ilustrador: Carson Ting
Redator: Keri Zierler
Fotógrafo: Lindsay Siu
Produtor Gráfico: Sheila Santa Barbara
Tipógrafo: Jonathon Cesar, Richard Parkes
Tratamento de Imagem: Jack Griffin Inc., Jonathon Cesar

Multi_alfabetos

Eis alguns exemplos de alfabetos supercriativos.
Trabalho de designers e fotógrafos entre outros, não tem muita serventia prática, mas servem
como estudo, referência e experimentação.
Confesso que adorei alguns.
Para ver outros clique aqui.