28 de novembro de 2008

CineDica do Pels

Adoro filmes em animação, seja Disney, Pixar ou qualquer outro.
Esse foi o último que assisti e tive uma grata surpresa.
Apesar de focado nas crianças, acho que elas ficam com a história superficial, embora o filme aborde uma série de assuntos atuais adultos.
Pode ver que você vai gostar.

WALL-E
A humanidade após encher a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, abandona o planeta e passa a viver em uma gigantesca nave espacial.
O plano era que o retiro durasse poucos anos, enquanto os robôs deixados para limpar o planeta fizessem seu trabalho.
Wall-E é o último destes robôs, que se mantém funcionando graças ao auto-conserto de suas peças. Seus dias consistem em compactar o lixo restante no planeta, formando torres maiores que prédios e juntar objetos curiosos que encontra enquanto busca qualquer forma restante de vida.
Um belo dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva.
A curiosidade inicial de Wall-E transforma-se em paixão.
Dirigido por Andrew Stanton, o mesmo de Procurando Nemo.

Diversão garantida. Bom filme!

Ilusão limpa

Gostei desta campanha que usa uma ilusão de ótima para demonstrar a eficiência do produto.
Você clica sobre a imagem; olha para o "+" durante 10 segundo... pronto a mancha foi embora.
Packs hot do Ariel e o texto "Remove stains in 10 seconds".
E olha que o trabalho todo foi desenvolvido por um aluno! Parabéns!



Instituição de Ensino: Fakd & European school of Design :: Frankfurt :: Alemanha
Diretor de Criação: Ralph Thamm, Mathias Gregorzek
Diretor de Arte / Redator / Pós-produção / Fotógrafo: Danilo Dick Farah

Choco Kcal

Essa idéia é prefeita para aquelas pessoas que são vidradas em ficar contabilizando o consumo diário de calorias. Ou se você está numa dieta rigorosa.
A barra de chocolate criada pelo estúdio italiano AD & M indica a quantidade de calorias para tamanhos diferentes de chocolates. Boa idéia!

Investindo longe

Interessante e bonito esse comercial para a companhia de investmentos Allan Gray.
PB para ganhar dramaticidade, trilha delicada e um conceito corretíssimo.
Locução no fim do filme: "Meu pai me ensinou 2 coisas: sempre busque por potencial; então, tenha paciência para esperá-lo".
O garoto é esperto!

Agência: King James :: Cidade do Cabo
Diretor de Criação: Devin Kennedy
Director de Arte: Damian Bonse
RTVC: Caz Friedman
Produtora: Velocity Films
Diretor: Keith Rose
Produtor: Karen Kloppers
Pós-produção: Deliverance
Editor: Ricky Boyd
Música/designer de som: Rob Schroeder

Divisão

Idéia simples e muito legal para a marca de cosméticos Pantene.
Eles prometem acabar com as pontas duplas.
Questão pura de observação e fazer relações criativas.
Criação da Grey do Líbano.

Camuflagem

Inspirado nas técnicas ninjas de camuflagem o estilista Aya Tsukioka criou um tipo de kimono que se transforma em uma máquina de venda de Coca-Cola.
A razão para a criação foi o aumento da criminalidade no Japão.
Eu acho que não resolve muita coisa, mas se a moda pqga por aqui... sei não.

Clássico pra K7

Um trabalho delicioso de ser feito, juntar rock e cinema.
Deu nessa campanha de lançamento do Kiss Cine, o rock no cinema.
Título: Pra quem gosta de clássicos.
Gostei da idéia do retrô saudosista das fitas K7 e das informações na claquete no canto.



Agência: LongPlay
Diretor de Criação: Fernando Luna
Redator: Wanderley Dóro
Diretor de Arte: Eduardo Basque
Artebuyer: Sônia Santos
Produtor Gráfico: Valdir Lucas
Mídia: Daniela Pereira
Atendimento: Luiz Kiwi Mazucatto
Aprovação: Cintia Abreu
Tratamento de imagem: Eduardo Gallo

27 de novembro de 2008

Estranho eu?!

O que é estranho para você?
O cliente MixBrasil parte dessa pergunta para divulgar o Festival de Filmes da Diversidade Sexual.
A pergunta nos faz refletir sobre alguns preconceitos.
Eu entendo e concordo com o conceito, mas achei as imagens bastante bizarras.
Veja aqui o comercial.
O que você achou?



Agência: Neogama/BBH :: São Paulo
Diretor de Criação: Márcio Ribas, Wilson Mateos
Diretor de Arte: Márcio Ribas
Redator: Wilson Mateos
Fotógrafo: Daniel Krajmic
Ilustrador: Bruno Borges

Lego no cinema

Adorei as cenas e personagens de filmes conhecidos em suas versões Lego.
Não coloquei os nomes, será que você reconhece todos?
Se precisar eu coloco nos comentários.









Marcas da saliência


Onde vamos parar???
O famoso bordel da cidade alemã de Colônia, Pascha, descobriu um jeito inusitado e pra lá de duvidoso para atrair clientes e gerar divulgação.
Ele prometeu entrada franca e vitalícia para a pessoa que tatuar o nome do estabelecimento.
Só isso já é esquisito, mas pior ainda é que parece que está tendo retorno.
Segundo eles, cerca de 40 homens têm a tatuagem e podem desfrutar do bordel.
Existem um porém: eles estão livres da entrada, shows de strip tease, bebidas e petiscos, mas as garotas de programa cobram normalmente (elas são autônomas).
Eis algumas declarações dos já tatuados:
"Minha esposa não se incomoda. Tenho bebida live a noite toda e ainda posso ficar olhando as meninas bonitas" (só "olhando", sei!)
"Você precisa fazer algo louco na vida pelo menos uma vez", disse Karl-Heinz Daheim, 46 anos. (porque não pula de bungee jump?)
Eu já tinha visto exemplos de tatoovertising (tatoo + publicidade), mas não dese jeito.

visto aqui.

HSBC_origami


A busca por diferenciação e novidade faz surgir idéias bem interessantes.
Para divulgar aos seus clientes alguns de seus serviços, o HSBC da Austrália criou uma ação que eu até então não conhecia.
Nos caixas eletrônicos os clientes podiam imprimir 5 tipos diferentes de origamis, com instruções de montagem. Cada dobradura representa um serviço oferecido: seguro pessoal, banco pela internet, cartões de créditos, fundos de investimentos...
O objetivo todo era fazer com que clientes e não clientes partilhassem da brincadeira e, de maneira não agressiva, boca-a-boca, espalhar a novidade.

Na mosca

Novo filminho viral da Adidas. Nele o jogador Michael Ballack treina a precisão dos chutes com a ajuda de um técnico no campo do CHelsea.

Agência: 180\TBWA :: Amsterdã
Diretor de Criação: Sean Thompson, Martin Cedergren
Produtora: Candela / Dab Hand Media
Diretor: Sean Thompson

Sinal aberto

O design chegou ao sinal de trânsito, ou ao farol (em SP).
Esse projeto foi desenvolvido pelo famoso Art Lebedev Studio.
"O formato pouco mudou desde sua invenção. Sempre foram redondos, inicialmente devido ao formato das lâmpadas. Hoje eles podem usar luzes superbrilhantes, com uma área maior, mais facilmente notado e reconhecido".
Neste eu paro e fico admirando.

Teia ou rede?

Campanha típica de ter surgido numa brincadeira drurante o brainstorm.
E um personagem que se encaixa com o produto.

Agência: Z+ :: São Paulo
Diretor de Criação: Marcelo Arbex, Zezito Marques da Costa, Alan Strozemberg, Claudio Quartilho
Diretor de Arte: Pedro Candelaria
Redator: Felipe Dornelas
Fotógrafo: Dudu Fragata

26 de novembro de 2008

Ler enriquece

Qualquer campanha que incentive o hábito da leitura já merece destaque, se for criativa então.
Eu achei um barato essa campanha "Ler Enriquece" para a 54ª Feira do Livro.
Veja os comerciais abaixo e o anúncio para jornal.


Cadeira com rodas

Chocante e ousada essa instalação para conscientizar sobre as consequências de beber e dirigir.
A associação Paraquad de paraplégicos e tetraplégicos da Austrália desenvolveu junto com a agência JAM uma ação para as festas de fim de ano. Algumas cadeiras de bares tiveram as laterais aplicadas com “rodas” simulando um cadeiras-de-rodas, com a frase “Don’t drink and drive this festive season”.
Adorei a idéia, mas acho que se fosse o dono do bar ficaria um pouco incomodado.

VISA Art


O cartão de crédito Visa lançou uma coleção especial onde 100 artistas do mundo todo criaram cartões personalizados.
O projeto é parceria da Epos, Visa e da rede de lojas de moda japonesa Marui Co.
Vale a pena acessar o site, navegar e ver os vários cartões.
Eu não consegui escolher o meu preferido. Tem muita coisa legal.

Humildade e Competência

Li esse texto e gostei bastante. Queria partilhá-lo com vocês.

Valores das empresas e organizações.
Há mais de uma década ministrando treinamentos, tive grandes oportunidades de conhecer diretores e presidentes de empresas.
Sempre que vou realizar uma palestra em uma empresa, procuro estudá-la, diagnosticá-la, descobrir o objetivo principal do treinamento e quais são seus desafios.
Às vezes não tem desafios nenhum e o motivo da palestra é a celebração e comemoração de resultados.
Isso aconteceu com uma empresa que nasceu há 25 anos em Triunfo, interior de Pernambuco chamada Tupan.
Ela começou bem pequena e hoje é líder de mercado na compra e distribuição de vários segmentos de materiais de construção.
O nome do presidente é Carlinhos, ele não gosta que o chame de Dr. Carlos, Sr. Carlos ou mesmo Presidente.
Ele afirma que todos nós somos iguais e que gosta de sentar com seus colaboradores do mais alto escalão até os funcionários de base, para entender o que estão sentindo e pensando.
Foi em alguns minutos de conversa informal, antes da palestra, que tive um dos maiores exemplos de minha vida no que tange a valor de uma empresa. Simples e direto.
Ele me disse:
- Rodrigo, nossos valores, desde a inauguração, sempre foram: Humildade e Competência!
E continuou...
Se você for humilde sem ter competência, você será um capacho, as pessoas irão usar e abusar de você. Nunca chegará a lugar algum e nunca será respeitado.
Porém, se você for competente sem ser humilde, você será extremamente arrogante, pré-potente, afastará as pessoas de você. Poderá até acumular riquezas, mas a que preço?
Não consigo imaginar alguém competente sem humildade que seja feliz de verdade.
Por isso, os valores que moldaram nosso enorme sucesso até hoje sempre formam Humildade com Competência, ou Competência com Humildade, como preferir, finalizou ele.
Entre tantas organizações que já treinei no Brasil, a Tupan com certeza ficará guardada em meu coração, pela atenção aos detalhes com as pessoas, desde o nome de cada participante da convenção na porta do quarto, até, chocolate, cartas assinadas a mão por todos os diretores, para todos os participantes, sem exceção.
Fico feliz em poder compartilhar com você, amigo ouvinte, e de ter tido a autorização do Carlinhos para espalhar por todo o Brasil a mensagem de dois valores tão poderosos que podem fazer uma enorme diferença na vida de qualquer pessoa. Humildade e Competência.

Rodrigo Cardoso

Como foi?

Quem já teve algum membro imobilizado sabe o quanto é chato ficar respondendo mil vezes a mesma pergunta: como foi?.
Olha que boa idéia essa de usar a própria tipoia para poupar saliva. E tempo.

Visto aqui.

Cadeira estranha

Essa "coisa" estranha foi batizada de Untitled Chair.
A primeira vista um cubo muito esquisito, mas através de molas, suas partes se adaptam ao formato desejado de cadeira/sofá.
Diferente, mas bastante criativa.
Desenvolvida por Alessandro Bêda.
Visto aqui.

Até o caroço

Não sei se essa campanha passa uma imagem positiva ou negativa do uso do produto. No caso uma camisinha que, segundo eles, tem gosto real de frutas.
Me parece que cara dele com dor deveria ser de prazer.


Agência: DRAFTFCB KOBZA
Diretor de Criação: Patrik Partl, Andreas Gesierich
Redator: Florian Schwab
Diretor de Arte: Andreas Gesierich, Daniel Senitschnig
Fotógrafo: Werner Linsberger

25 de novembro de 2008

Em movimento

Adorei a maneira como encontraram para divulgar esse sistema de freio que, junto com um radar, "lê" a estrada.
Idéia simples, visual atraente e mensagem transmitida.



Agência: BBDO :: Düsseldorf :: Alemanha
Diretor de Criação: Ton Hollander
Diretor de Arte: Sven Klasen
Redator: Markus Steinkemper, Toni Selzer

Cafeinado

Um filminho bem humorado do Starbucks para aqueles que ficam mal humorados até tomarem a primeira xícara de café.

PENTAWARD 2008_Prêmio de Embalagens

Sou um completo apaixonado por design de embalagens. Fico bobo com a criatividade sem limite dos caras. E olha que pelas embalagens que já desenvolvi, sei que o negócio é bem difícil.
Para servir de inspiração e desejo, posto alguns dos vencedores do prêmio PENTAWARD 2008 de embalagens.

Essa garrafa de champagne foi a Best of the Show, faturou o prêmio máximo. Olha com na garrafa está tudo invertido. Olha também o balde de gelo e a taça desenvolvidos. Maravilhoso!!!

Esse foi o vencedor da categoria alimentos. Achei jovem e divertida essa linha de embalagens para torillas. Bem adequado ao target.

Olha essa embalagem de sabão em pó. Fantástica!

Na categoria ÁGUA, o prêmio ficou com a simpicidade elegante da Evian.

Na categoria Refrigerantes e Sucos, quem levou foi o suco Gloji. Criativamente iluminada a idéia da garrafa lâmpada.

Uma idéia bem humorada para as várias pimentas ganhou na categoria Molhos, óleos e temperos. O rosto no rótulo muda de acordo com a graduação da pimenta. Simples assim.

Algumas das embalagens de vinhos premiados.

Esse suco de frutas tem um rótulo legal, mas o principal é o formato anatômico da garrafa

Uma graça esses potes de mel. Repare o desenho: é abelha e letra "E" ao mesmo tempo.

Design clean, valorizando as formas e cores - do líquido e do rótulo.

A garrafa é bem bonita, mas curiosidade: criação holandesa para uma bebida alcoólica com café, chamada SEGREDO, e traz no rótulo "experimente o espírito brasileiro"?!?!?!

Veja todos os outros premiados aqui. É de babar!