30 de janeiro de 2009

CineDica do Pels

Esse filme tem mais de 10 anos, logo é possível que você ainda não tenha visto. E se ainda não viu, deveria. Eu revi esta semana e gostei mais ainda.
Ele foi feito bem antes desses Big Brotheres infestarem a programação da nossa tv.
Comédia, drama, ficção, reflexão, uma aula em todos os sentidos. Cinema da melhor qualidade.

O SHOW DE TRUMAN
Truman Burbank é uma pessoa especial. Nasceu, cresceu e vive com uma câmera de televisão relatando 24 horas dos seus dias. Ele vive na bucólica ilha de Sea Heaven, trabalhando em uma empresa de seguros, com uma relação aparentemente feliz com a enfermeira Meryl e com amigos e vizinhos.
A única coisa que difere Truman dos outros milhões de norte-americanos classe média é que a única coisa real que existe em Sea Heaven é ele mesmo. Todo o resto, desde as pessoas mais próximas até os pedestres, são atores preparados para dar-lhe a ilusão de falsa realidade e a cidade é um imenso cenário, o maior e mais tecnológico já construído pelo homem.
Christof, o diretor do programa, observa e dirige tudo através de um estúdio que monitora todas as câmeras existentes na cidade, e fica escondido atrás da lua que brilha no céu artificial da noite de SeaHeaven.
Assim, toda a sua vida nada mais é do que um roteiro de televisão e o programa, chamado "O Show de Truman", torna-se líder de audiência no mundo inteiro.
Truman não sabendo de nada disso segue sua vida naturalmente.
Depois de muitos anos, Truman descobre que tudo não passa de uma farsa, então ele inicia uma luta para fugir do cenário e viver sua própria vida.
Dirigido por Peter Weir, com Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney e Paul Giamatti no elenco.

Curiosidades
- Todas as ruas da cidade onde Truman mora têm nomes de atores, como Lancaster Square ou Barrymore Road.
- Repare no cartaz na parede da agência de viagens onde ele tenta comprar um bilhete aéreo.

Pipoca na mão e bom filme!

Estágio em Atendimento

PS10
A agência, do Rio de Janeiro, anuncia vaga para estágio na área de Atendimento.
Exigência de estágio anterior na área.
Interessados devem enviar currículo com foto para o e-mail talento@ps10.com.br aos cuidados de Leonardo Cavalcanti.

Vista cansada

Interessante campanha da Virgin Megastore para divulgar os áudio-books.
Ela pega em um dos benefícios diretos do produto: “Give your eyes a rest” (Dê um descanso aos seus olhos).
Conceito, criação e ilustrações muito legais.



Agência: JWT :: Dubai :: Emirados Árabes
Diretor de Criação: Chafic Haddad
Diretor de Arte: SM Ziyad, Tarek Samaan
Redator: Zahir Mirza
Ilustrador 3D: Tarek Samaan
Retoque: Milind Aglave

Com todo cuidado

Estabilidade e silêncio são os grandes diferenciais do motor do novo Lexus modelo ES.
E para promover tais diferenciais, a agência chamou Bryan Berg, recordista mundial em empilhamento de cartas para o comercial abaixo.
Berg demorou 18 dias e 108.864 cartas de baralho para montar uma cidade em volta do carro. Após todo esse trabalho o motor do Lexus é ligado, e...
No site lexus.com/cards traz um making of do filme. Acesse e clique em "behind the scenes".

Agência: Team One :: Los Angeles
Diretor de Arte: Ryan "Pocket" Fluet & Lou Flores
Redator: Molly Grubbs & Schuyler Vanden Bergh
RTVC: Beth Hagen
Produtora: MJZ, Los Angeles
Diretor: Dante Ariola
Editor: Kirk Baxter
visto no brainstorm9

Nova Topper

A São Paulo Alpargatas comprou há algum tempo a Alpargatas Argentina, e resolveu unir as ações envolvendo as marcas TOPPER daqui e de lá.
As marcas que eram diferentes (em público, estratégia, posicionamento e idioma) passam a ser iguais.

A logomarca brasileira não me dizia muito, embora tenha reconhecimento dentro do segmento futebol. Por sua vez, a argentina parece um raio torto, querendo ser um Mizuno.
Agora a marca glbal eu não gostei. A tipografia não fede nem cheira, sem personalidade, bastante comum (agora em caixa alta e baixa). O símbolo não remete a nenhum dos dois anteriores. E significa o que?
Pesquiando no site da Topper encontrei uma explicação bastante forçada: "excitação da bola balançando a rede e o orgulho de ver a fita de chegada sendo rompida no fim da corrida". Sei não...
E olha que o projeto foi desenvolvido pelo escritório Ana Couto Branding & Design, que tem tradição de trabalhos legais.
Acho que a marca tinha uma personalidade frágil, mudou, e permaneceu solta.

Tudo transparente

Parece que vem chegando uma nova tendência de objetos com design transparente.
Esses são japoneses. Eu acho um barato!

Nikon D80


Geladeira e Lavadora de roupas



iPod case


Canoa trasnparente. Permite 100% de visibilidade e pesa 40 libras (mais leve que as similares de alumínio ou madeira).

Beleza na prateleira


Design simpes, limpo e belíssimo para a linha de alimentos Waitrose.
Preste atenção: nos concorrentes, inovação, design, escrita e cores.
Esse não faltaria na minha prateleira.
Projeto do estúdio Pearlfisher.

Sempre além

Como sempre outra boa idéia para o Land Rover Defender.
Nem precisa de texto, somente a imagem e a assinatura "Go beyond" (Vá além).
Muito legal.

Agência: Rainey Kelly Campbell Roalfe/Y&R :: Londres
Diretor de Criação: Mark Roalfe
Diretor de Arte: Jerry Hollens
Redator: Mike Boles
Tipógrafo: Lee Aldridge
Fotógrafo: Garry Simpson

29 de janeiro de 2009

Perigo real

O visual não é nenhuma novidade, mas a campanha num todo é bem bacana.
Serve para alertar que o fumo mata 300 vezes mais que o crime, 40 vezes mais que acidentes com fogo e 30 vezes mais que envenenamento.



Agência: 1pointsize :: Chennai :: Índia
Diretor de Criação: Anantha Narayan
Diretor de Arte: Vel
Redator: Prakash
Fotógrafo: Sharad Haksar

Coca-Cola_Open Happiness

Após 3 anos de lançado, a Coca-Cola abandona o slogan “Coke Side of Life” por dificuldades de traduzi-lo de forma global (segundo seus executivos de marketing).
Para representar os instantes de satisfação ao beber o refrigerante, que é o lema da empresa, o novo slogan passa a ser “Open Happiness”.
Esse slogan serve também para disputar com a Pepsi o conceito de otimismo.
Seguem 3 ótimos filmes dessa nova fase, criados pela Wieden + Kennedy. Pra mim "Portal" e "Crave" são os melhores.

PORTAL

CRAVE

LIBRARY

Coca Cola Happiness Factory 3


Outro filme, esse somente para o mercado americano, é "Avatar". Ele mostra pessoas que se transformam em seu personagem digital.
A trilha sonora é uma versão de Gnarls Barkleys para “Stranger in the Crowd” de Elvis Presley, gravada especialmente para o comercial.

Publicidade Enganosa

Para quem não conhece essa é a tira de quadrinhos Publicidade Enganosa.
Como o próprio nome denuncia os assuntos sempre relacionam-se com publicidade e marketing.
Escolhi essas 4 que eu havia guardado. Gosto muito!

Labirinto com sede

Muito legal essa instalação que fizeram no Parque Ibirapuera-SP.
Construiram um labirinto ao redor de um bebedouro já existente. Com isso eles queriam fazer com que as pessoas sentissem na pele a dificuldade de encontrar água, para estimular o combate ao desperdício.

Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Cliente: 50graus.org
Direção de Criação: Fábio Fernandes, Eduardo Lima
Criação: Bruno Oppido, Erick Stossel
Produção Gráfica: Jomar Farias

Crianças na arte


O artista Rainer Elstermann recriou na série "Old Masters" retratos clássicos porém substituindo as modelos originais por crianças.
Veja a recriação ao lado do original.


Produtos Lego


A LEGO e Digital Blue divulgaram uma parceria para licenciamento de vários produtos. A linha está prevista para início neste verão e trará máquinas fotográficas digitais, câmaras de vídeo, tocadores de MP3, despertadores, walkie talkies e outros equipamentos eletrônicos.
Os produtos terão um design similar aos kits da marca LEGO. Mas calma, os dispositivos não serão feitos de tijolinhos soltos.

E pra fechar esse divertido calendário.

Bebê maduro

Ilustrações de situações bastante divertidas para vender fraldas para bebês com mais idade.
Porque algumas coisas nunca mudam...


Agência: Ogilvy :: Beijing :: China
Diretor de Criação: Jacky Lung
Redator: Qing Duan
Diretor de Arte: Neo Zhou, Zhong Shi, Jacky Lung
Ilustrador: Wei Yan

Cama stop motion

Muito legal esse clipe da música Her Morning Elegance, do cantor isarelense, morando nos Estados Unidos, Oren Lavie.
Feito em stop motion gerando um efeito lindo.

Direção: Oren Lavie, Yuval e Merav Nathan
Direção de Fotografia: Eyal Landesman
Modelo: Shir Shomron

28 de janeiro de 2009

Olho por olho

Visual muito bem trabalhado através de uma ilustração show, com um conceito bem legal.
"Our life at the cost of theirs?" (Nossa vida pelo custo da deles?).
Mais uma vez a WWF, e sua agência, arrebentando.



Agêncy: Ogilvy& Mather :: Mumbai
Diretor de Criação: Sumanto Chattopadhyay
Diretor de Arte: Mandar P Wairkar, Mayur Varma
Redator: Sumanto Chattopadhyay, Karn Singh, Mandar P Wairkar
Ilustrador: Swapnil Nilkanth

Tipos como imagens

Type as Image é uma coleção de experiêcias tipográficas onde as palavras são tratadas como imagens que transmitem seu significado literal.
Brilhante trabalho de Petar Pavlov.







Veja mais aqui.

Idéias valiosas

Difícil criar um anúncio para divulgar uma agência de publicidade. É preciso ser criativo, inovador, diferente e longe do lugar comum.
Gostei da simplicidade deste da JWT.
Assinatura: Great ideas are precious. (Boas ideias são preciosas)

Agência: JWT Hong Kong
Diretor de Criação: Lo Sheung-Yan, Steven Lee, Timothy Chan, Ming Chan, Lai Kin Leung, Hugo Yiu
Diretor de Arte: Ming Chan, Lai Kin Leung
Redator: Timothy Chan, Hugo Yiu, Jesse Wong
Fotógrafo: William So
Retoque: William Ch an

Heart-bubbles

Comerciais de perfume costumam ser sempre a mesma coisa, por isso eu gostei desse do Love of Pink, da Lacoste.
Intutulado de Heart-bubbles ele além de uma bela produção, um conceito bom e visual belíssimo.

Agência: CBGrey :: Paris :: France
Diretor de Criação: Andrea Stillacci
Diretor de Arte: Mathilde Carpentier
Redator: Baptiste Thiery
Diretor: Paul Gore
Produtora: Irene Paris

Carregando sites


Uma forma que os caras que desenvolvem sites criaram para fazer os internautas esperarem enquanto as páginas em flash carregam é criar animações das mais variadas. Além de distrair, tornam o site mais bonito.
O site PrettyLoaded é um arquivo virtual que reúne os melhores e mais criativos carregamentos de páginas desde 2002.
O melhor de tudo é que todos os carregamentos são rápidos, o que agiliza muito o site.

Para aquecer a relação

Já foi tempo de "coração quente, mão fria".
Essa invenção é perfeita para os casais que vão curtir um frio.
Um jogo de luvas para casal com uma luva onde eles podem ficar de mãos dadas trocando calor humano e outras duas separadas.
Feito com tecido 100% Polartec.
Obs: eu sei que vivemos num calor absurdo, mas a idéia é muito boa e não dava pra deixar passar.


Visto aqui.

Internet rápida

Não sei se todo mundo vai entender, mas eu entendi e achei (1) exagerado: tudo bem publicidade faz isso mesmo; (2) bizarro: a imagem me causa completa repulsa.
Pergunto: será que funciona?
Assinatura: "Extremely fast internet." (Internet extremamente rápida)

Agência: Gitam BBDO :: Tel-Aviv :: Israel
Diretor de Criação: Eran Bar-Yochai
Diretor de Arte: Noam Laist
Redator: Ronen Levin

27 de janeiro de 2009

Lágrimas de macho

Campanha divertida e muito bem humorada para vender lenços de papel para homens.
Nada de frescura, somente situações onde as lágrimas do machão são inevitáveis.
Muito bom! (a da cerveja me deixou os olhos cheios d´água)
Obs: clique nas imagens para ampliar.



Agência: TBWA\Hunt\Lascaris :: Joanesburgo :: África do Sul
Diretor de Criação: Adam Weber
Diretor de Arte: Adam Livesey
Redator: Matthew Brink
Fotógrafo: Clive Stewart
Retoque: Rob Frew

Reciclando para Outdoor

A H2OH! lançou nas principais capitais nacionais um outdoor que utiliza garrafas PET recicláveis.
A ação, desenvolvida pela agência AlmapBBDO, começou com o outdoor totalmente verde e conforme as garrafas de H2OH! vão sendo recolhidas, vai surgindo a palavra RECICLE no painel.
Isso para mostrar seu posicionamento sócio-ambiental, conscientizando os consumidores da importância da reciclagem.

Dormindo com o inimigo

Curiosas, divertidas e diferentes essas fronhas criadas por Matt Jones.
Em três modelos, "Angel&Devil", "Noise Pollution" e "Dead Tired", com desenhos que criam efeitos visuais para sair da rotina das cores pastéis e flores na roupa de cama.


Encomende aqui.