27 de fevereiro de 2009

CineDica do Pels

Ainda aproveitando o clima ameno e festivo do carnaval, a dica de hoje é um filme bemleve, divertido e, se não soma muito, faz o tempo passar sem percebermos. Está na minha categoria "filme de mulherzinha", mas mesmo assim eu gostei bastante.
Tem tiradas cômicas e sentimentais.

EU, MEU IRMÃO E NOSSA NAMORADA
Dan Burns é um pai viúvo de 3 garotas, que escreve uma coluna periódica em um grande jornal onde recebe e resolve os problemas dos outros.
Quando sai de férias com a família ele conhece Marie, uma mulher inteligente e simpática por quem se apaixona. Já na casa de praia lotada de familiares, Dan descobre que Marie é a nova namorada de seu irmão mais novo, Mitch, que acredita estar profundamente apaixonado por ela.
O elenco conta com Steve Carell, Juliette Binoche, Dianne Wiest, Dane Cook e Emily Blunt.

Junte a família, pipoca na mão e bom filme!

Luz forte

Uma campanha de produção bem barata que arrumou uma solução gráfica/visual para mostrar o diferencial da lanterna, um alcance extra largo.



Agência: Think Factory, bkk :: Tailândia
Direção de Criação: Aniruth Assawanapanon, Wirat Charoenwiwatchai
Direção de Arte: Nattawud Rattanajeena, Apiwat Pattalarungkhan, Nutthawong Wongchutipinyo
Redação: Permboon Malaiwan, Pornnarong Dinromrum, Monlchanok Jumnien
Ilustrador: Think Studio
Fotógrafo: Boonsunh Chalard

Igualdade

Acabou a briga pela maior fatia do bolo. Os profissionais da Ding3000 criaram essa forma de bolo que já molda os pedaços de igual tamanho.
Ideia simples mas que faz diferença.

Jumbo ou Dumbo

Tem viral novo rodando pela grande rede. Desta vez da IFAW, um fundo internacional que busca proporcionar o bem-estar e combater os maus tratos com os animais.
Uma de suas lutas mais importantes é contra as lembrancinhas de viagens (souveniers) feitas com alguma parte animal, por exemplo, os elefantes que são mortos apenas para usar suas presas, o marfim.
Nesse vídeo um elefante aterrisa como um avião, para passar o conceito: "Se eles quisessem vir, eles viriam". "Animais não são lembranças de viagens".

Amor tipográfico

Pelo trabalho que deu ela deve estar realmente apaixonada.
Belíssimo trabalho tipográfico da artista Eika Dopludo.

Clique na imagem para ampliar.

Pequena realidade

Anúncio simples e bastante simpático para os carrinhos Hot Wheels.
Bem apropriado ao conceito "100% real".

Agência: Zink Project Valencia :: Espanha
Direção de Criação / Redação: Daniel Méndez
Diretor de Arte: Africa Moya

26 de fevereiro de 2009

Beber com os olhos

Belo trabalho de fotografia formando drinks para a campanha do Bugsy´s Bar.
Simplicidade, arte e beleza estética.


Agência: Saatchi & Saatchi :: Praga :: República Tcheca
Direção de Criação: Jakub Hanzlicek
Fotógrafo: Bohousek Pospisilu

Ação em cadeia

Para mostrar o quão longe cada pequena ajuda pode chegar, a Leo Burnett Sydney criou essa bela animação para a WWF.
Produzido pela XYZ Studios, e com trilha sonora “White Winter Hymnal”, da banda americana Fleet Foxes.

Medidor de Trilogias

Não é regra, mas toda sequência de filme costuma dever em qualidade.
“Será que vai ser boa como __________ (o primeiro filme, o livro...)”?
Num exercício de avaliação altamente pessoal e duvidoso, um internauta criou a TABELA MEDIDORA DE TRILOGIAS, classificando as maiores franquias da história do cinema.
Alguns inclusive já passaram da trilogia, fora que ele nem considerou clássicos como "Hora do Pesadelo", "Sexta-feira 13", "A Mosca"...
Não concordo com todas as avaliações, mas veja só:

Arte pregada


Muito louca a obra do artista da Albania Saimir Strati. Já havia postado sobre suas obras, mas esse Leonardo Da Vinci feito de pregos é show!
Foram usados nada menos que 400 quilos de pregos sobre uma base de 2 x 4 m. A técnica lembra os pixels da fotografia digital. As nuances e sombreados ficam por conta da altura de cada prego.
Entre outros trabalhos que você pode ver no site, esse também está no livro Guinness dos Recordes.


Brinquedo gordo

A ideia não é das mais novas, mas a produção ficou bem legal.
Assinatura: "Keep obesity away from your child." (Mantenha a obesidade longe das suas crianças)
Só fico com a sensação de ser mais uma daquelas campanhas que levantam o problema mas não aponta a solução.



Agência: Latinworks :: Austin :: EUA
Direção de Criação: Diego Castillo, Lewis Sempertegui
Direção de Arte: Daslav Maslov
Redação: Diego Castillo, Lewis Sempertegui
Ilustrador / Fotógrafo: Ricardo Salamanca

20 de fevereiro de 2009

CineDica do Pels

Esse é outro daqueles filmes que tenho que alugar para rever.
Uma história bem amarrada e cheia de surpresas.
Se você for assistir repare natrilha sonora excelente.

VIDA BANDIDA
O irresistível Joe e o hipocondríaco Terry fogem da prisão e decidem cometer uma série de roubos a banco de Oregon até a Califórnia, buscando bancar suas novas vidas.
Mas para realizar os roubos eles agem de forma inesperada: vão até a casa do gerente no dia anterior ao assalto e lá passam a noite, para depois poderem realizar o roubo.
Logo eles se tornam os maiores assaltantes a banco na história dos Estados Unidos. Por uma lado procurados pela mídia e pela polícia, e por outro adorados pelo grande público. Até que no meio de um assalto eles encontram Kate, que vê na possibilidade de seguir junto com eles a chance de escapar de sua vida medíocre.
Os dois logo se apaixonam por Kate, que considera o homem ideal uma perfeita mistura dos dois. Mas a situação se complica quando a polícia acredita que Kate é na verdade uma refém de Terry e Joe e resolve realizar uma gigantesca caçada para capturá-los.
Com Bruce Willis, Billy Bob Thornton e Cate Blanchett no elenco.

Pipoca na mão e bom filme!

Grito de carnaval

Aproveitando a propícia época carnavalesca, a Semina - empresa voltada à produção e comercialização de métodos contraceptivos e materiais educativos na área de saúde reprodutiva - veicula um anúncio de oportunidade para o Gel Lubrificante Semina, nos mais relevantes sites e revistas do segmento GLS.
Apesar de criativa, achei que pode soar muito ofensiva e preconceituosa.

Agência: GNova
Direção de Criação: Amaury Bali Terçarolli e Carlos Castelo

Raspa_Dia

Muito legal esse calendário inspirado nas raspadinhas.
Passou o dia, é só raspar Aí não tem erro!
Boa ideia.

Muito rápido

Mountain Dew é um refrigerante da Pepsi Co. que tem bastante píblico Estados Unidos. Como de costume, suas campanhas são sempre legais e engraçadas.
Vale a pena dar uma olhada neste.

Horário colorido

Bonito e simples.
Boa ideia esse relógio cheio de bossa e cores.
Criativo e bom, pois combina em qualquer ambientes.

Seco demais

Mais uma vez o exagero é usado como recurso para ressaltar o diferencial do produto anunciado.
Desta vez a capacidade de absorção das fraldas.


Agência: Diamond Ogilvy :: Seul :: Coréia
Diretor de Criação: Kyoungjoo Lee
Diretor de Arte: Dabok Kim, Jihye Kim
Redator: Yujean Bahk

19 de fevereiro de 2009

Irresistível

Divertida essa campanha de posteres do novo modelo KIA Soul.



Agência: Publicis :: Toronto
Direção de Criação: Pat Pirisi
Direção de Arte: Gary Holme
Redação: Pat Pirisi
Fotógrafo: George Simhoni, Westside Studio, Toronto

Brincando na memória

Essa dica é para os saudositas.
Esse blog reune vários brinquedos antigos. Eu lembro de muitos e passei um grande tempo revendo e lembrando, sacudindo a poeira da memória.
Vale a visita.





Veja mais aqui.

Antes e depois

Carnaval se aproximando e fica meu alerta bem humorado contra o consumo exagerado de bebidas na forma da imagem abaixo.
Então beba com consciência e moderação e bom carnaval!

Televisão Verdade

Muito bom o comercial da marca de som Loewe.
Ao alterar volume, graves, balanço e etc o coral vai se movendo para acompanhar.
A assinatura é: “Extremely Realistic Sound” (Som extremamente realista).
Idéia simples, muito bem executada.

Agência: Scholz & Friends :: Berlin :: Alemanha
Direção de Criação: Oliver Handlos, Matthias Spaetgens
Direção de Arte: Michael Schmidt
Redação: Caspar Heuss
Diretor: Alex Feil
Produtora: Element E

Carne no seu ponto

Essa é para você já ir se preparando para o churrasco de carnaval.
São clichês para deixar marcas na sua carne - com diferentes desenhos.
O que mais falta inventarem?

Visto aqui.

Brincadeira proibida

Uma imagem forte e impactante para combater a pedofilia.

Agência: Fields :: DF
Cliente: Brasília Em Dia
Diretor de Criação: André Sartorelli e Fernando Lopes
Criação: Lucas Zaiden e Paulo Lima
Fotógrafo: Grupo Magneto
Mídia: Alexandre Guedes
Aprovação: Marconi Formiga

18 de fevereiro de 2009

Bicho de verdade

Outra boa ideia para lembrar aos pais de levar suas crianças ao zoológico.
Com certeza um sinal dos tempos modernos.
Propaganda com uma ponta de crítica social.



Agência: McCann Erickson :: Santa Cruz :: Bolívia
Direção de Criação: Alejandro Guzmán, Daniel Terrazas
Direção de Arte: Daniel Terrazas
Fotógrafo: Daniel Lama

Imagem para Pensar VI

Vocês já sabem como funciona. É só postar nos comentários ideias livres e pensamentos associados que surgiram ao analisar a imagem abaixo.
Não tem certo ou errado. Basta escrever o que primeiro veio na mente.

Vamos ir o mais longe do óbvio possível.
E aí, já escreveu?!

Sanduíche limpo


Comer aqueles sanduíches enormes é uma tarefa complicada. São montes de guardanapos gastos e atenção máxima para não sujar a roupa.
O mais simples é comer saboreando e depois lavar a "meleira" das mãos.
Mas nem todo mundo pensa assim. O Chompr é um suporte de madeira e alumÌnio destinado a restaurantes muito caros, com clientes exigentes (e frescos). Com ele você não precisa tocar no seu sanduíche, que já vem no suporte.
Um sistema de molas permite apertar o lanche na medida certa. Por enquanto é um protótipo e foi criado pela Coroflot.
Mesmo que você pense em higiene, convenhamos que o equipamento é dispensável. Interessante, mas dispensável.

Air France_nova logo


Parece que a crise mundial serviu de pretexto para grandes companhias renovarem suas identidades visuais. Agora é a vez da Air France.
O novo projeto substitui o anterior - de 1975 - e foi desenvolvido pela empresa Brandimage.
Apesar do nome permanecer, a nova programação considera o nome numa só palavra, ganhando ainda versão somente com as iniciais.
A topografia ainda que simples, é limpa a clara; o símbolo perde elementos e ganha velocidade. Acho dispensável a sombra no elemento vermelho (complica as aplicações da marca).
E você, o que achou?

Prazer público

Orgasmos e escovas de dente - o público quer prazer

Prazer. Esse é o principal combustível de tudo que fazemos. De comer um bom prato a arrancar aquela casquinha de ferida deliciosa que já cicatrizou e tá sequinha, altinha, bem durinha e quase caindo, tudo que o Homem faz – com ou sem a Mulher – é em busca do prazer. E não poderia ser diferente na internet.

A web, inclusive, trouxe para muitos maiores carentes a possibilidade de realizar prazeres que antes eram inimagináveis. Afinal, se um ser humano já é assustador sem ninguém por perto vigiando, fica ainda pior com uma conexão banda larga. Se você ainda duvida, basta digitar “prazer” em qualquer buscador e ver que tipo de resultado aparece em destaque. Só não faça isso quando estiver em um ambiente de trabalho, por favor.

Logo, quando você criar qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um hotsite ou uma campanha de banners –, tenha sempre em mente que, de uma forma ou de outra, deverá proporcionar algum tipo de prazer para seu público-alvo. Caso contrário, não adianta nada gastar tantas horas-homem se outros homens não quiserem gastar horas vendo o que você fez. E só conheço, até hoje, um site que tem uma audiência gigantesca sem proporcionar nenhum tipo de prazer a quem o visita: www.receita.fazenda.gov.br

Aí você deve estar se questionando: então eu devo apelar e encher meu site de gente pelada pra todo mundo querer ver? Mas quem disse que esse prazer precisa ser físico? Ele pode ser de vários outros tipos: visual, intelectual, textual, sonoro etc. O importante é gerar no visitante algum tipo de satisfação por estar lá – seja com as duas mãos no teclado ou com uma só. Senão, com a oferta de prazeres gratuitos que a internet oferece hoje em dia, será um imenso prazer pra ele clicar naquele X no canto superior da tela.

E essa desilusão acontece, pelo menos comigo, em vários endereços que visito mundo online afora. Muitas vezes dá até pra perceber que houve a intenção de agradar, mas já na home page você percebe que o visual está mal cuidado, que os textos estão tão atrativos quanto a posologia de uma bula e que a navegação, de tão confusa, só pode ter sido criada pelo Pedro Álvares Cabral. Em alguns casos, as peças têm até vídeos interativos super bem produzidos. Só que os textos que os atores falam são tão ruins que dá uma certa “vergoinha” deles, tadinhos.

E vamos acabar de vez com as desculpas de quem reclama dos baixos investimentos em internet: o fato de proporcionar prazer ou não independe da verba investida. Se o dinheiro for pouco, o nosso desafio só será maior. Só isso. E servir uma boa comida nunca foi exclusividade dos grandes restaurantes – tanto que muita gente até prefere o tradicional tempero da comidinha caseira.

A regra pra ter sucesso na web, portanto, não difere muito do princípio de qualquer restaurante: nunca deixe seu cliente ir embora insatisfeito. E ela vale para qualquer tamanho de projeto: de um blog a um vídeo viral, de um site de e-commerce a uma landing page. Se as pessoas não sentirem nenhum prazer em estarem lá, seu site será tão acolhedor quanto a cadeira de um dentista – e eu nunca ouvi ninguém dizer “hmmm… tô querendo me divertir um pouquinho… acho que vou fazer um canal no meu molar”.

Por isso, defendo a seguinte teoria: se as pessoas atingissem o orgasmo enquanto escovam os dentes, não haveria mais cárie no mundo. Já imaginou que revolução seria? Pastas-de-dente com sabores afrodisíacos, pobres com os dentes muito melhores que os ricos e escovas-de-dente que vibram vendidas em Sex Shops. Mas o Todo-Poderoso, sábio como sempre, preferiu unir o êxtase à preservação da espécie humana – pois, caso contrário, a Índia teria hoje a população de Lichenstein.

E resta a nós, profissionais da comunicação, a árdua tarefa de encontrar novas formas de entreter as pessoas. Mas não reclame: você poderia ter se formado em odontologia.

Por Eco Moliterno

Loja para as Havaianas


Originalmente e genuinamente brasileiras, as mundialmente conhecidas sandálias Havaianas acabam de inaugurar sua primeira loja conceito, com 300m2 na rua Oscar Freire, o endereço chique de São Paulo.
O espaço que leva a assinatura do arquiteto Isay Weinfeld é amplo, moderno e reúne todas as linhas da sandália. Destaques para a Barraca de Feira, homenageando a origem popular das Havaianas e ao setor de customização, onde é possível combinar solas, tiras e pins como sua imaginação mandar.
O visitante tem a disposição toda a linha das sandálias, desde a mais simples (que custa R$8,90), até uma com apliques de cristais Swarovski, que custa R$250. Além da novíssima coleção de bolsas, toalhas, chaveiros, pins e meias.



Assista também o vídeo abaixo.

Fotos animais



Eu acho fotografia de animais um dos tipos mais difíceis e perigosos de fotografia. Depende muito da habilidade e espírito de aventura do fotógrafo. Agora acertando na exposição, cor, foco, enquadramento, velocidade, com certeza terá fotos maravilhosas.
Só que além de toda a técnica, é preciso estudar e conhecer sobre o animal a ser fotografado. Sua linguagem, seus hábitos, sua camufalgem etc.
Selecionei algumas fotos lindas, e no final você tem o link para muitas outras com os créditos e sites dos fotógrafos.
Aproveitem.





Veja mais aqui.