30 de junho de 2009

Animal crash test

Excelente campanha da FIAT para divulgar o carro com menor emissão de CO2 da Europa.
A imagem é tão boa e fala tão forte que poderia muito bem ser usada numa campanha da WWF ou Greenpeace.
Faturou em Cannes o leão de ouro na categoria outdoor.



Agência: Marcel Paris :: França
Direção de Criação: Frederic Temin, Anne De Maupeou
Redação: Eric Jannon
Direção de Arte: Dimitri Guerassimov
Artebuyer: Jean-Eric Le Coniac
Fotógrafo: Ebo Fraterman/Roman Schwienbacher
Arte Digital: Le Moulin De Docs

Marcando território

Entre os anúncios de oportunidade feitos para comemorar a conquista da Copa das Confederação, esse foi o que mais gostei. Vi na segunda de manhã no jornal e me chamou a atenção.

Agência: F/Nazca S&S
Direção de Criação: Fabio Fernandes, Eduardo Lima
Criação: Rodrigo Castellari, Pedro Prado

Frases

Recorte e colagem

Caramba! Estou abismado até agora. Esse comercial é brilhante!
Conceito forte, emotivo na dose certa e um final chocante.
Veja e confira.

Agência: JWT Milan :: Itália
Direção de Criação: Bruno Bertelli
Direção de Arte: Marco Viganò
Redação: Michele Picci
Diretor: Paolo Ameli
Produtora: New Partners

Armadilha pra bagunça

Visual muito legal para essa campanha da Ikea. Toda a bagunça da sua casa (roupas, livros brinquedos) sendo esperada por uma armadilha de móveis.
Faturou o leão de ouro em outdoor.



Agência: DDB Düsseldorf :: Alemanha
Direção de Criação: Alexander Reiss/Oliver Kapusta
Redação: Dan Strasser
Direção de Arte: Dan Strasser/Danilo Farah
Artebuyer: Anette Gruetter
Fotógrafo: Hans Stark
Pós-produção: The Orange Apple

WWF | Jogo da velha

Visual simples, conceito forte de fácil compreensão.
A assinatura diz "It's your turn." (É a sua vez.)
Levou o leão de prata em outdoor.



Agência: JWT Singapura
Direção de Criação Executivo: Ali Shabaz, Tay Guan Hin
Direção de Criação: Ali Shabaz
Redação: Pradeep D'souza
Direção de Arte: Christiano Choo, Karen Muck
Produção: Neo Kian Heng

Nike | Grand Prix Design | Cannes 2009


Este ano o prêmio máximo da categoria design foi para a agência McCann de Hong Kong, cliente Nike.
A campanha chama-se Paper Battlefield e serviu para promover a liga de basquete local.
Os posteres do evento foram criados pelos 10 melhores jogadores, destacando suas imagens e suas habilidades. Ao todo 350 peças foram produzidas, nenhuma igual a outra.
Interessante destacar como, mais uma vez, o processo de produção é que virou o diferencial da mensagem.

Veja o vídeo preparado para demonstrar a ação.

Agência: McCANN WORLDGROUP Causeway Bay, HONG KONG
Direção de Criação Executivo: Spencer Wong
Direção de Criação: Nick Lim/Terry Tsang/Chris Fong
Redação: Terry Tsang/Wong Wai
Direção de Arte: Cherry Yiu/Nicky Sun

Fantasias femininas

Ousada campanha para o Viagra que brinca com as supostas fantasias femininas.
Faturou leão de prata na categoria outdoor.


Agência: Ogilvy :: Joanesburgo :: África do Sul
Direção de Criação: Fran Luckin
Redação: Catherine Conradie
Direção de Arte: Mike Groenewald
Artebuyer: Emma Hughes
Fotógrafo: David Prior
Tipógrafo: Catherine Conradie

Viral da Nokia

Muito legal esse vídeo da Nokia para seu novo modelo Nokia 5800. Perfeito para aficionados por música. Ele é todo "falado" com títulos de músicas e o visual é todo de capas de álbuns famosos da música mundial.
Veja e tente descobrir/reconhecer todas as músicas e álbuns.

Chulé

Outra daquelas peças que são conceituais, visuais, porém mais parecem peças fantasmas.
Eu acho que sinceramente conheço poucos clientes que aprovariam e veiculariam essas peças. Nem sei se os consumidores entenderiam...


Agência: Bangkok Showcase :: Bangcoc :: Tailândia
Direção de Criação: Chukiat Koosongdham
Direção de Arte: Chokchai Tupanyakanok
Redação: Nattawut Sittiwaraphan
Fotógrafo: Chup Nokkeaw, Chubcheevit

29 de junho de 2009

Latin Stock | Leão de ouro em Cannes

Essa campanha para o banco de imagens Latin Stock foi cotada para ganhar o Grand Prix, mas acharam que seria muito corporativismo tal prêmio para uma campanha feita por publicitários somente para o mercado publicitário.
Acabou levando o leão de ouro na categoria impresso.
O conceito é que "grandes fotos acontecem sem briefing", e trabalha com fotos famosas alguns instantes antes de serem tiradas.
(clique para ampliar e ler o texto)



Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Sergio Valente, Rodrigo Almeida, Renata Florio, Rodolfo Sampaio, Julio Andery
Redação: Edson Oda
Direção de Arte: Rodrigo Bombana
Artebuyer: Clariana da Costa, Carmen Castillo, Carolina Galastri
Fotografia: Latin Stock
Atendimento: Janaina Santos, Karen Fuoco
Aprovação: Daniela Matos

Cannes 2009 | Leões do Brasil em comerciais

Esses filmes são os leões do Brasil na categoria filme.
Os doi s primeiros para VW eu vi na tv e são muito legais. O último, da Tok & Stok, também é brilhante pela simplicidade e sutileza na transmissão da mensagem, mas não cheguei a ver veiculado.

Leão de ouro “Cachorro-Peixe” | AlmapBBDO | VW


Leão de bronze “Caixas” | AlmapBBDO | VW


Leão de bronze “Mouse” | DM9DDB | Tok & Stok

Havaianas | Design em Cannes 2009

O case de identidade visual das Havaianas levou, merecidamente, o leão de ouro da categoria design. Na minha opinião foi algo assim como o "conjunto da obra" do Oscar.
Suas peças, sejam de mídia, sejam de pdv, nacionais ou internacionais, sempre seguiram um padrão máximo de excelência e criatividade, realçando as cores e o espírito dos chinelos.
Veja algumas peças e o filme de divulgação abaixo. Como ele mesmo mostra foi o primeiro produto a representar o Brasil, de forma efetiva, mundialmente.


E como não bastasse o convite feita para o São Paulo Fashion Week, ainda faturou mais um leão de prata.

Agência: AlmapBBDO
Direção de Criação: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher
Direção de arte: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher, Marcos Kotlhar, Danilo Boer, Bruno Prosperi, Danilo Siqueira, Sérgio Mugnaini, Renato Fernandez, Kátia La Farina, Adhemas Batista, João Linneu, Eric Benitez, Carolina Aboarrage
Artebuyer: Teresa Setti
Produção Gráfica: José Roberto Bezerra, Marcos Souza
Mídia: Paulo Camossa
Atendimento: Cristina Chacon
Planejamento: José Luiz Madeira, Cintia Gonçalves
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção

Claro | leão de prata em design

O projeto de identidade visual da Claro levou leão de prata na categoria design.
O que achei mais legal foi ver os rascunhos na folha de caderno.

Agência: Gad' Branding
Direção de Criação: Hugo Kovadloff, Valpirio Monteiro, Leonardo Araújo, Antonio Raupp
Criação: Equipe Gad'Branding

Homofobia não!

Peça para o grupo Arco Íris contra a homofobia que faturou leão de bronze na categoria design em Cannes. Simples, bonita e direta.

Agência: Industria Nacional & Diálogo Design :: RJ
Direção de Criação: Ricardo Saint-Clair e Bruno Bertani
Criação: Ricardo Saint-Clair e Bruno Bertani

Tempo dói

Muito legal a sacada para o Band-Aid. Nem precisa dizer nada, basta a assinatura "Vencer não é fácil".
Foi para o short list de Cannes em outdoor.



Agência: JWT :: Brasil
Direção de Criação: Mario D'Andrea, Roberto Fernandez
Redação: Fábio Leão
Direção de Arte: Filipe Cuvero
Artebuyer: Renata Sayão, Crislaine Bertella
Produção Gráfica: Fabio Sato, Flavio Schaefer
Atendimento: Luciana Rodrigues, Felipe Zorzi, Isadora Coelho
Planejamento: Ken Fujioka
Aprovação: Pauline Dapelo

Manobra sem trabalho

Sacada bem bolada para mostrar o sistema automático de manobra.
Caso de uma imagem que fala tudo.

Agência: MARCEL PARIS :: França
Direção de Criação: Frederic Temin, Anne De Maupeou
Redação: Eric Jannon
Direção de Arte: Dimitri Guerassimov
Artebuyer: Jean-Eric Le Coniac
Fotógrafo: Ebo Fraterman

26 de junho de 2009

CineDica do Pels

Para um tempinho frio e chuvoso como esse, nada melhor do que um filme leve e diveretido com uma boa companhia.Esse é um musical alto astral com muita dança e o humor fica por conta do John Travolta - hilário! - interpretando a mãe gorda.

HAIRSPRAY
O filme se passa em 1962, quando o sonho dos adolescente era aparecer no "The Corny Collins Show", o programa de dança mais famoso da TV.
Tracy Turnblad é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista seu lugar no show. Logo ela alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle. As duas disputam o amor de Link Larkin, enquanto brigam pela coroa de Miss Auto Show.
No entanto os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.
No elenco John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Zac Efron, Amanda Bynes, Queen Latifah e James Marsden.

Curiosidades
- A caracteriação de John Travolta demorava 4 horas para figurino e maquiagem, a roupa pesava mais de 13 quilos e foram necessárias 5 proteses de silicone para compôr a face de Edna Turnblad no rosto de John Travolta.

Pipoca e chocolate na mão e bom filme!

Michael Jackson | Pepsi Generation

Post em homenagem ao grande artista Michael Jackson.
Assista o comercial "Pepsi Generation" de 1984, estrelado por Michael Jackson, com criação da BBDO.

visto no voxnews

Tá blefando!

Divertidíssima campanha para a revista Live Poker.
Essa é uma daquelas ideias que eu queria ver em comerciais.
O conceito "Torne-se o rei do blefe" é tão simples e certeiro que a campanha, se for bem trabalhada, pode ser infinita.


Agência: DDB :: Paris :: França
Direção de Criação: Alexandre Hervé
Direção de Arte: Benjamin Marchal
Redação: Olivier Lefebvre
Fotos: Joseph Ford (guarda-costas), David Harriman (casamento)

Chupada Universitária

Faz tempo que não vejo uma chupada tão descarada.
As datas não deixam dúvidas quanto a originalidade da peça de Chapecó, de 2008, e a outra, de 2009. Uma com o Giba, outra com um ator.
A faixa rodando, a cor do figurino, até os gestos são idênticos.
Veja abaixo uma edição dos 2 filmes sincronizados lado a lado.
Como diria o Boris Casoy... "Isso é uma vergonha!"

Visto no blog do Marcelo Tomaz

Preguiça

Bem apropriado para uma sexta-feira.

Escola Panamericana | spots

E seguem mais peças para a Panamericana Escola de Arte e Design.
Agora são 2 spots que acabam de ganhar leão de bronze na categoria rádio em Cannes.
Muito legais.


Agência:ALMAPBBDO São Paulo
Direção de Criação:Luiz Sanches, Dulcídio Caldeira
Redação:André Godoi, André Gola, Dulcídio Caldeira
RTVC:Egisto Betti, André Soares
Produtora:A VOZ DO BRASIL

IKEA | Escada com gaveta

Brilhante ideia aproveitando as escadas das lojas Ikea.
Bonito, chamativo e funcional.
Clique para ampliar.

Agência: LOWE & PARTNERS KUALA LUMPUR :: Malásia
Direção de Criação: Ng Heok Seong
Redação: Mohan Prabhakar
Direção de Arte: Joseph Lee
Ilustrador: Desmond Phang
Fotógrafo: Hoch/Studio Pashe

Manta | Montanha russa


Essa é a MANTA, a nova montanha russa do parque Sea World, em Orlando.
Inspirada em arraias, a sensação é de estar voando livremente, graças a forma dos carrinhos levarem os passageiros: eles se viram para baixo, com os passageiros olhando para o chão. Outra novidade é o rasante junto da água.
Além dos looping e quedas, ela conta com um enorme aquário para visitação que faz a espera na fila passar mais rápido.


Chega de falar, veja o vídeo abaixo.

Leite batido

Nem gosto do milkshake do Mc Donald´s, mas sempre é engraçado ver um trocadilho que sempre foi falado.

Agência: DDB Helsinki :: Finlândia
Direção de Criação: Jukka Mannio, Vesa Tujunen
Direção de Arte: Jukka Mannio
Redação: Vesa Tujunen
Ilustrador: Janne Itäpiiri, Antti Salminen

25 de junho de 2009

Leia e responda

Para passar o conceito de "A vida é cheia de armadilhas. Leia mais.", a Associação de Escritores da Romênia veiculou essa campanha que chama a atenção visualmente e faz perguntas curiosas. A resposta, nada óbvia está escondida no lettering. Procure você as respostas.

De que cor é a caixa preta dos aviões?


Em qual mês os russos comemoram a Revolução de Outubro?


Qual país fabrica os famosos chapéus Panamá?


Quantos durou a guerra dos 100 anos?

Agência: Mercury360 :: Romênia
Direção de Criação: Miguel Gonçalves
Redação: Miguel Gonçalves
Direção de Arte: Glazione Rocha
Fotografia: Max Moure
Ilustração: Tico Morais e Glazione Rocha
Tratamento de Imagem: Casa 13 (Max Moure)

Ford Fusion | Poder Feminino

Isso é o que eu chamo de comercial surpresa. Você não faz ideia como ele vai terminar.
O conceito permanece "Quem dirige o novo Ford Fusion fez por merecer".
Criação da JWT, com o clássico “Back in Black” do AC/DC como trilha.

Passado e futuro

Forte e impactante essa campanha para a organização ASCA de ajuda para adultos vítimas de abuso na infância.
Uma ideia conhecida porém mostrada com uma roupagem nova.
"Some wounds never heal. We can't change their past. Together we can change their future." (Algumas feridas nunca saram. Não podemos mudar se passado. Juntos podemos mudar seu futuro.)



Agência: Whybin\TBWA :: Sydney :: Australia
Direção de Criação: Matt Kemsley
Direção de Arte: Janelle Shearer
Redação: Joe Craig
Tipógrafo: Chris Mawson
Retoque: Nick Mueller, Cream Studios
Fotógrafo: Brock Elbank

Aspirando chocolate


Essa é a nova invenção de David Edwards para os que são aficcionados em chocolate: o chocolate inalável. O nome é Le Whif e está disponível nos sabores canela, menta, framboesa, manga e chocolate puro.
Tem o tamanho de um batom, custa cerca de 10 euros o pacote com 6 e contém menos do que uma caloria.
Fiquei curioso, mas acho que deve ser muito estranho...



Quer provar? Compre aqui.