30 de novembro de 2009

Fria Caliente

Campanha "saidinha" para o Lynx (Axe). "Esteja preparado na temporada de festas."



Agência: BBH London
Direção de Criação: Dom Goldman
Direção de Arte: Adam Thompson
Redação: Dan Glover-James
Fotógrafo: Julien Wolkenstein

Nescafé e as Boas Ideias

A nova campanha da Nescafé traz o mote “Great ideas come from great coffee” (Grandes ideias vêm de um grande café).
A criação é da Storåkers McCann de Estocolmo e mostra o café estimulando a criatividade, inspirando nas decisões corretas e rápidas.
Nesse primeiro filme “The Stranger”, a situação é conhecida por todos: um colega antigo te encontra e você não lembra o nome dele. Excelente.

Esse outro segue a linha da campanha, mas não sei se gostei muito do desfecho.

Fotos National Geografic de 2009

As imagens abaixo são da competição de fotografia da National Geografic de 2009.
Fotos impressionantes e extremamente belas. Babei!








Golf Para Levar

Outra sacola criativa. Essa foi distribuída no Paris Motorshow. Criação da Agence V, de Paris.

SKY HD | Pixel

Ideia simples que produzida, ficou bem legal.

Agência: 1861United :: Milão :: Itália
Direção de Criação: Federico Ghiso, Giorgio Cignoni
Direção de Arte: Aureliano Fontana
Redação: Luca Beato
Produtora: Akita Film
Produção: Sonia Sassella
Diretor: Sebastian Valino
Pós-Produção: Xchanges

Cerveja nas Cidades

Peças para a cerveja Tiger criadas por Chase Cash. "Winning over London / Paris / New York and the world".


27 de novembro de 2009

CineDica do Pels

Normalmente não consigo assistir filmes que passam em avião, mas lembro que vi esse - com atenção - durante um voo. Me prendeu a atenção sem me dar sono.
Gostei bastante e recomendo.

QUEBRANDO A BANCA
Ben Campbell é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro.
O grupo é liderado por Micky Rosa, um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos.
Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor, Ben começa a extrapolar seus próprios limites.
No elenco Jim Sturgess, Kevin Spacey e Laurence Fishburne.

Curiosidades
- Jeff Ma, que inspirou o personagem Ben Campbell, faz uma pequena ponta no filme como um crupiê.
- Como o MIT não autorizou as filmagens em seu campus as filmagens ocorreram na Universidade de Boston.

Baldão de pipoca na mão e bom filme!

Vizinho Amigo

Campanha para bateria dizendo ser o terror dos vizinhos pode até ser ideia batida, mas com essas imagens eu achei um barato.
"Terrorizing neighbours since 1909." (Aterrorizando vizinhos desde 1909.)


Agência: Tillmanns, Ogilvy & Mather :: Düsseldorf :: Alemanha
Direção de Criação: Volker Kuwertz, Andreas Steinkemper
Direção de Arte: Marc Zinnecker
Foto: Michael Stemprock

Novo Fox | Assunto Fox

Novos comerciais que divulgam o novo Fox.
Humor e produto bem dosados com grande pitada de humor.



Agência: AlmapBBDO
Direção de Criação: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Criação: Renato Simões, Marco Monteiro
Produtora: Prodigo Films
Direção: Caito Ortiz, André Godoi
Fotografia: Marcelo Trotta
RTVC: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Dr Dd
Montador / Editor: Alexandre Boechat
Finalizadora: Equipe Pródigo Films
Atendimento: Fernão Cosi, Tiago Lara, Aline Macedo
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Wagner Dobner
Aprovação: Flavio Padovan, Herlander Zola

Promessas...

Só eu sei quantas vezes já ouvi promessas assim...

Muppets | Bohemian Rhapsody

Como gosto do Queen e dos Muppets adorei esse vídeo.
Diversão pura.

Cárie no Ônibus

A marca Elmex pediu uma estratégia inovadora para promover sua pasta de dentes com o tema "Ajuda a prevenir cáries".
A solução, em colaboração com a empresa de ônibus líder em Israel, foi imprimir 600.000 tíquetes de passagem. Sâo aqueles que o motorista fura cada novo trajeto percorrido pelo passageiro. Do lado oposto os dentes que recebia furo após furo.
Isso é colocar a ação do produto diretamente na mão do consumidor. Excelente!

Personagens Carecas

Personagens famosos perderam cabelo para pedir ajuda ao NACC.



Agência: MMS :: Recife :: Brasil
Direção de Criação: Márcio Gomes
Direção de Arte: Filipe Cavalcanti
Redação: Leo Farache
Ilustração: Fernando Raposo

26 de novembro de 2009

Seriados em Cartaz

Tenho tido uma queda pelos seriados de tv. Entre os que sou fã estão House, Dexter e Monk. Fui perdendo o interesse por Lost e CSI ficou um pouco repetitivo.
Das estreias recentes eu estou acompanhando Lie To Me e Drop Dead Diva. Bom, isso tudo foi pra mostrar o extraordinário trabalho de design gráfico de Albert Exergian.
Ele fez uUma série de cartazes gráficos e minimalista tendo como tema as séries mais populares do mundo.
Gostei de todos, mas não consigo escolher meu predileto. E você, qual gosta mais?








Veja mais aqui.

Audi A5 | Car transport

Esse conceito para o novo Audi A5 é tão forte que não precisa de mais nada. Confere só.

Agência: Bates United :: Oslo :: Noruega
Direção de Criação / Direção de Arte: Thorbjørn Naug
Redação: Ola Øvrelid

Violência - Imigrante

Recebi a imagem abaixo por e-mail como um cartaz que saiu da Espanha e está rodando o mundo (traduzido).
Não sei se é verdade, mas de qualquer maneria a mensagem é válida e serve para refletirmos sobre a discriminação de estrangeiros, e nossos preconceitos.

Daí me lembrei desse filme fabuloso contra o racismo no futebol.

Sono Criativo

Insônia ou dormir mal tem muitas consequências negativas.
Foi o que motivou esse outdoor e esse adesivo para geladeira colado bem na frente dos energéticos.
Criação da STIR, Milwaukee, para o centro de tratamento de desordens do sono Agnesian Healthcare.

Cerveja Natalina

Parece que foi ontem e já temos outro fim de ano com natal chegando. E com ele as várias peças tendo natal como mote criativo.

Agência: Draft FCB Ulka :: Nova Deli :: Índia
Direção de Criação: Sanjay Sharma
Direção de Arte: Shubhojit Sengupta
Redação: Vikram Sengupta

25 de novembro de 2009

Fornão

Imagens de animais enormes com a maçã na boca para divulgar o maior forno existente.
Olha o exagero atacando de novo...


Agência: DM9DDB :: Brazil
Direção de Arte: Rodrigo Bombana
Redação: Antonio Nogueira
Ilustração: Techno Image

National Geographic | IF "Live curious"

Campanha da National Geographic, que pela primeira vez vai trabalhar uma campanha global, com a mesma assinatura em 166 países e 34 línguas.
“Live Curious” estreou seu primeiro filme que busca refletir os valores essenciais da National Geographic e aquilo que ela tem em comum com as pessoas: a curiosidade. Quanto mais curioso, mas você deseja aprender, e quanto mais aprende, mais vive.
Eu achei o comercial bem bonito e com um texto bem amarrado. Das imagens nem preciso falar, basta citar que a filmagem aconteceu em mais de 40 locações.

Direção de Criação: Patrizio Marini
Direção de Arte: Claudia Ganapini
Redação: Federico Russo
Produtora: Mercurio Cinematografica s.r.l.
Diretor: Bryan Little "Fly on the wall"

AOL | Nova Identidade Visual


Após anunciar sua separação com a Time-Warner, a AOL revelou hoje sua nova identidade visual como uma empresa independente.
No novo projeto criado pela Wolff Olins, cai a caixa alta e vira Aol seguido de um ponto final.
Além da escrita alterada, a nova marca Aol. é representada com vários fundos diferentes, com objetos e animais como balões, cachorro, peixe, imagens em constante mudança, mostrando que ele é dinâmico como a internet.

Veja abaixo a evolução do visual da Aol.

Bohemia Litográfica

Esse vídeo mostra a produção de uma anúncio da Bohemia Oaken em processo litográfico, criado pela DM9DDB e executado pelo ateliê Ymagos.
Assista e ganhe uma aula de produção gráfica. E se alguém tiver essa peça EU QUERO!

Cliente Bom é Cliente Cansado?

É senso comum imaginar que o melhor momento de passar uma mensagem publicitária para o consumidor é aquele em que ele está descansado e é capaz de entender e processar as informações. Bom, a realidade não é bem assim. Há algum tempo pesquisadores afirmam que um certo nível de cansaço torna as pessoas mais suscetíveis à propaganda. Agora, um grupo de estudiosos ligados a universidades americanas e de Hong Kong descobriram de que maneira o cansaço influencia as pessoas.
Em um trabalho recentemente publicado no Journal of Marketing Research, eles afirmam que o cansaço não torna a pessoa nem mais nem menos aberta à mensagem publicitária. O que ele faz é induzir a pessoa a ficar mais confiante sobre o que pensa em relação a essa mensagem. “Descobrimos que, quando estão cansados, os consumidores pensam ter sido mais ponderados no processo de analisar um anúncio e, como resultado, tornam-se mais firmes e confiantes nas crenças que constroem a partir daí – sejam elas positivas ou negativas”, afirma Derek D. Rucker, professor associado da Kellogg School of Management.
Um dos testes feitos pelos pesquisadores ajuda a entender o processo. Eles pediram que grupos de pessoas analisassem cuidadosamente anúncios de biscoitos e de pastas de dente. Os grupos foram divididos entre aqueles que estavam em um estado de estafa mental e outros descansados. Os participantes tinham de anotar suas atitudes em relação às propagandas e indicar sua decisão de comprar ou não o produto. Além disso, tinham de avaliar o quanto estavam confiantes sobre as suas avaliações e decisões.
Os grupos apresentaram opiniões semelhantes em relação aos produtos e à decisão de adquiri-los. A distinção aconteceu na parte sobre confiança. As pessoas mais cansadas se mostraram muito mais certas de suas opiniões. Mais ainda. Aqueles que tinham uma visão positiva dos produtos quando cansados apresentavam uma disposição muito maior de realizar a compra do que os que também tinham uma visão positiva, mas estavam descansados.
Para os estudiosos, isso sugere que as pessoas têm a sensação de ter passado por um processo mais completo de análise quando estão cansadas. Os pesquisadores acreditam que seu achado tem implicações para o dia a dia do mar¬keting. “Talvez seja mais interessante tentar atingir o público em momentos em que ele está mais cansado, como depois do trabalho”, afirma Rucker.
Além de poder tornar os profissionais de marketing mais impopulares, essa aposta também apresenta os seus riscos. É que se a avaliação da publicidade for negativa, as pessoas tendem a achar que suas opiniões são definitivas e fica mais difícil reverter essa impressão. Ou seja, é melhor que o anúncio seja bom.

texto publicado na Época NEGÓCIOS