30 de junho de 2010

Café Aproxima

Conceito legal com ilustração afinada para o Café Suplicy.
Adorei a campanha, mas não sei se o público leigo acharia muito confuso.
Levou prata na categoria outdoor/cartaz/midia exterior em Cannes 2010.



Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Direção de Criação: Fabio Fernandes, Eduardo Lima
Redação: André Faria
Direção de Arte: Keka Morelle
Aprovação: Marco Suplicy

Oportunidade de Erro

Erros ocorrem em qualquer ramo de atividade. E servem para gente aprender.
Quem trabalha com publicidade, principalmente em épocas de eventos esportivos, sabe que você tem preparado uma arte para quando a equipe vence e outra para o caso de derrota.
O problema é quando alguém confunde e manda o arquivo errado para ser impresso num dos jornais de maior circulação do país...
Pois foi isso que ocorreu com o Extra na Folha de SP ontem (29/6/2010). Nele o Extra simplesmente elimina a seleção canarinho.

O anúncio que deveria ser publicado era esse abaixo.

E veja abaixo como se pronunciou Abílio Diniz em seu twitter.

Topper Rugby | "Autógrafo" e "Coletiva"

Criação simples e genial nesses filmes da Topper mostrando sua parceria com a Associação Brasileira de Rugby.
Os comerciais fazem parte da campanha de reposicionamento da marca que tem como tema “Coração Manda”.
Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o rugby voltará a integrar o quadro de modalidades oficiais da competição – o que não acontece desde 1928.
O rugby é o segundo esporte por equipes mais praticado no mundo, mas pela primeira vez, as seleções brasileiras masculina e feminina da modalidade conseguiram patrocínio de uma marca esportiva.
A aposta da Topper é que o esporte deva ganhar novos adeptos no Brasil.
Excelentes comerciais. Gostei!


Agência: Talent
Direção de Criação: João Livi, Alexandre "Nego Lee" Popoviski e Celso Alfieri
Criação: João Livi, Ricardo Silveira e Viton Araújo
Direção: Paulo Leierer
Direção de Produção: Juliana Motta e Paulo Chamlian
Direção de Fotografia: Luiz Otavio Pupo
Desenho de Som : a9 audio

Legume Camuflado

Gostei do visual dessas peças de divulgação do hamburger vegetal Perdigão.


Agência: Y&R
Direção de Criação: Marco Versolato, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall
Criação: Leandro Hermann e Fabio Barbato
Artebuyer: Monica Beretta
Produção Gráfica: Elaine Carvalho e Rodrigo Cassino
Ilustração: Andre Maciel
Atendimento: Sylvia Panico, Flávia Fusco e Fernanda Duca
Planejamento: David Laloum e Fernando Diniz
Aprovação: Roberta Morelli e Fabrício Amorim

Internet e a Nova Propaganda

Muito interessante esse vídeo que traz uma breve história dos meios de comunicação até chegar na internet, mostrando como ela revolucionou a forma de compartilhar informações e de fazer propaganda.
Vale a pena assistir:

visto no comunicadores

Espaço Interno

Bem sacado esse anúncio para o Mitsubishi L200 Triton 2010.
"You'll feel bigger inside." (Você vai se sentir maior dentro.)

Agência: Africa :: São Paulo :: Brasil
Direção de Criação: Sergio Gordilho, Cassio Zanatta, Humberto Fernandez, Victor Sant'Anna
Direção de Arte: Paulo Junger, Bernardo Romero
Redação: Alexandre Abu, Ricardo Dolla
Artista Digital: Manipula, Boreal

Fera de Longe

Cartaz bem legal para o Zoo Safari.
O diferencial é que lá os animais não ficam em jaulas, daí o poster usa uma técnica de ilusão de ótica onde, de longe, vê-se o leão, de perto, apenas as grades.

Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Sergio Valente, Guilherme Jahara, Marcelo Reis, Cassiano Saldanha
Redação: Daniel Xavier
Direção de Arte: Luiz Chicanelli "Guto", Thiago Barbieri
Artebuyer: Clariana da Costa, Carolina Galastri
Produção Gráfica: Carla Oliveira, Edson Harada
Ilustração: Adriano Zagottis
Atendimento: Eduardo Megali
Aprovação: Maria Luiza Gonçalves

Não Demore

Anúncio contra a violência sexual que utiliza uma bonita ilustração negativo/positivo.

Agência: Mccann Erickson :: Tel Aviv :: Israel
Direção de Criação: Ido Ben-Dor, Sigal Abudi
Direção de Arte: Guy Laufer
Redação: Irmi Nir
Ilustrador: Guy Laufer
Designer Gráfico: Yan Fedoroff

29 de junho de 2010

Mistura Sonora

Pode não ser a ideia mais inovadora, mas o visual ficou excelente!
Gostei bastante.


Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Sergio Valente, Guilherme Jahara, Marcelo Reis e Cassiano Saldanha
Redação: Renato Ramalho
Direção de Arte: Denis Scorsato
Artebuyer: Clariana da Costa, Carmen Castillo, Carolina Galastri
Fotografia: Ricardo Barcellos
Retoque: Boreal
Atendimento: Ricardo Zanella, Camila Gertner, Karen Fuoco
Aprovação: Alexandre Cardoso e Rodrigo Terra

Toni Garcia | Ilustrações

Ilustrações inspiradas e cheias de humor de Toni Garcia.





Mala de Viagem

Muito boa ideia sacada para ressaltar o maior espaço de carga do modelo Skoda Roomster.
Adesivação dos bagageiros de Boeing 757.

Agência: ACW Grey :: Tel Aviv :: Israel
Direção de Criação: Yonatan Stirin
Redação: Uri Marek
Direção de Arte: Tali Dayan
Mídia: Yossi Aroeti

Escola Panamericana | Detetive e Tapa

Estes filmes fazem parte da 2ª fase da campanha "Até onde vai a sua criatividade", criada para a Panamericana Escola de Arte e Design.
Vale a pena conferir.


Agência: AlmapBBDO
Diretor de Criação: Marcello Serpa; Luiz Sanchez; Sergio Mugnaini
Diretor de Arte: André Gola
Redator: Pernil
Produtora: Prodigo Filmes
Direção: André Godoi
Fotografia: Pedro Cardillo
Produtor Executivo: Francesco Civita
Direção de arte do filme: Carol Ozzi
Atendimento: Alessandro Zanetti, Isabela Filippi
Aprovação: Enrique Lipszyc

Enooorme

Uma brincadeira que gerou um anúncio, no mínimo, engraçado de exagerado.

Agência: O&M
Direção de Arte: Kanagamathinathan

Gosto Carimbado

Eu realmente precisava de um carimbo desses. Principalmente para a é poca de correção de trabalhos da faculdade.



Se você também quiser encomende o seu aqui.

Sob a Água

Campanha para lançar o novo modelo Canon à prova d´água.


Agência: LEO BURNETT & ARC WORLDWIDE THAILAND
Direção de Criação: Keeratie Chaimoungkalo/Sompat Trisadikun
Redação: Santi Tubtimtong
Direção de Arte: Sompat Trisadikun/Nateepat Jaturonrasmi

25 de junho de 2010

Fome Noturna

A ideia não me parece muito nova, mas mesmo assim é legal.

Agência: Heye Group :: Unterhaching :: Alemanha
Direção de Criação: Helmut Huschka
Redação: Daniel Hormes
Direção de Arte: Karin Achatz
Foto: Ludwig Leonhardt

24 de junho de 2010

GRAAC | Garoto

Excelente filme para o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).
Ideia simples mas que atinge em cheio seu objetivo. Comoção na dose exata.
A assinatura completa: “O câncer pode ser revertido. Você pode ajudar. GRAACC”.

Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Sergio Valente, Marcelo Reis, Guilherme Jahara
Redator: Rodrigo Mendonça
Diretor de Arte: Daniel Chagas Martins
RTVC: Gilberto Pires (Gibinha), Charles Nobili
Diretor: Elliott Sellers
Diretor de fotografia: Elliott Sellers
Música: Calvin Markus
Mídia: Patricia Muratori, Fabricio de Andrade, Felipe Snege
Atendimento: Tania Penna e Helena Addesso
Aprovação: Shysleine Rocha, Tammy Allersdorfer, Amanda Kartanas

Longa Conversa

Simplesmente genial essa campanha do celular da LG que oferece uma bateria de maior duração.
Conceito forte, direção de arte belíssima e produção caprichada.




Agência: Y&R :: Jakarta :: Indonésia
Direção de Criação: Ahmad Fariz
Redação: Gloria Martie
Direção de Arte: Yerry Indrajaya
Ilustrador: Flora Marcella/Budiman Raharjo
Foto: Handri Karya/Heru Suryoko/ Alex Reagan
Tipógrafo: Yerry Indrajaya

VISA | Bala de Troco

Atendendo a pedidos, eis o comercial do Visa, cuja musiquinha gruda na boca da gente.
Bom exemplo de criação que está ligada com situações do dia-a-dia.
Criação da Lew Lara/TWBA.

Dente de Leite

Se a memória não me falha acho que já vi algum comercial antigo com essa mesma ideia, mas mesmo assim achei a peça legal.

Agência: Jandl :: Bratislava :: Eslováquia
Direção de Criação: Rado Ondrejícek, Ján Fajnor
Direção de Arte: Marek Repka, Pavel Gajdoš
Redação: Karol Thiry, Matúš Švirloch
Ilustrador: Marek Repka

Bola na Moda

Bolas cheias de estilo com tecidos diferenciados.
Veja mais aqui.

Projetor com Vela

Peça que foi o convite para o Prêmio Vivo de Cinema Brasileiro.
Montada vira um projetor com a fonte de luz da vela.
Levou prata na categoria design em Cannes 2010.

Agência: Indústria Nacional & Dialogo Design (RJ)
Direção de Criação: Ricardo Saint-Clair e Bruno Bertani
Criação: Ricardo Saint-Clair e Bruno Bertani
Ilustração: Talita Cardozo
Aprovação: Marcella Muller e Maria Isabel Werneck

Treme Tudo

Peça para divulgar o preservativo Durex Play Ultra que oferece 40 minutos de vibração estimulante.

Agência: Morrisjones&co :: Joanesburgo :: África do Sul
Direção de Criação: Margarita Karvouniaris
Direção de Arte: Bernie Da Silva
Redação: Michelle Kreuiter
Ilustrador: Rob Frew
Foto: Getty Images

23 de junho de 2010

Quase Bom

Excelente campanha para o Aruba Tourism Authority.
Títulos inteligentes e layout chamativo e que faz sonhar.
Faturou bronze em Cannes 2010.



Agência: Lew'Lara\TBWA
Direção de Criação: Jaques Lewkowicz, André Laurentino, Luciano Lincoln e Manir Fadel
Criação: Luciano Lincoln e Manir Fadel
Artebuyer: Giuliano Springhetti
Produção Gráfica: Marcos Pedra
Fotografia: Image Bank
Atendimento: Fernanda Tedde e Francisco Coutinho
Aprovação: Ana Maria Ostrower

BIC | Garota, Refrigerante e Santo Graal

Filmes da BIC com um conceito simples e que eu nunca tinha visto.
É tão simples que faz pensar "porque nunca tinha pensado nisso!".



Agência: BorghiErh/Lowe :: São Paulo :: Brasil
Direção de Criação: José Henrique Borghi, Erh Ray, Fernando Nobre
Direção de Arte: Daniel Massih
Redação: Danilo Scatigno
Produtora: Delicatessen Filmes
Diretor: Rodrigo Ferrari
Música: MCR Records / Diego Raso, Oswaldo Sperandio
Produção: Equipe Delicatessen Filmes

Quem és?

Diz-me que lápis que digo-te quem és.

Resource Furniture | Móveis Surpreendentes

Simplesmente geniais essas criações. É o design resolvendo os problemas de falta de espaço.
Nesse vídeo Ron Barth, presidente da Resource Furniture, demonstra e explica a linha de móveis onde cada um serve, ao menos, para duas funções.
Mesmo sem entender todo o texto em inglês, só de ver já vale.
Fantástico!

Para Entendidos

Eu demorei um tempo pra entender, quem dirá o target...
Só vou ajudar dizendo que o cliente é uma revista para o público gay.

Agência: ACW Grey :: Israel
Direção de Criação: Tal Riven
Redação: Yaniv Shachar
Direção de Arte: Sharon Suliman
Produção Gráfica: Chaguy Eshel
Foto: Yaron Yitzhakov

Futebol Arte

Simples e diz tudo essas molduras como traves para o Museu do Futebol.

Agência: Lew'Lara\TBWA
Direção de Criação: Jaques Lewkowicz, André Laurentino, Felipe Luchi, Manir Fadel, Luciano Lincoln
Criação: Rafael Pitanguy e Bruno Bomediano
Artebuyer: Giuliano Springhetti, Alessandra Sarilho
Fotografia: Paola Vianna
Atendimento: Ricardo Forli
Aprovação: Beatriz Henriques

Foto com Fotos

Bela montagem de fotos para divulgar um banco de imagens.


Agência: JWT
Direção de Criação: Mario D'Andrea, Roberto Fernandez
Redação: Fernando Martins
Direção de Arte: Rodrigo Adam, Andrea Pissarro
Artebuyer: Renata Sayão, Cris Bertella
Atendimento: Livia Rodrigues
Aprovação: Fabiana Amaral

22 de junho de 2010

África na Moda

Já que a África não sai dos noticiários, uma campanha que eu gostei bastante.
Gostei pelos títulos, pela direção de arte e pelas belas ilustrações.






Agência: DDB :: Maputo :: Moçambique
Direção de Criação: Lenilson Lima
Direção de Arte: Alexandre Pons, Lenilson Lima
Redação: Moisés de Oliveira, Sérgio Aires
Ilustrador: Mang, Muzima, Hambro

Volkswagen | The Slide, The Shopping Carts, The Elevators

Com a intenção de mostrar uma vida mais rápida, diferente e melhor, foram feitas três ações para a Volksvagen divulgar o novo Golf. Um escorregador em uma escada, carrinhos de supermercado modificados com skate, e um elevador que “se comportava como um foguete.”
Nos três casos a ideia era que as pessoas fossem de um ponto a outro, de forma mais rápida e divertida.
Confira nos vídeos abaixo.



Agência: DDB :: Estocolmo :: Suécia
Direção de Criação: Andreas Dahlqvist
Redação: Martin Lundgren
Direção de Arte: Simon Higby
Diretor: Olle Johansson-Bergholtz
Produtora: Olle Johansson-Bergholtz

Sorvete na Parede

Ideia simples, criativa e chamativa para um cartaz.
Adorei!


Agência: DM9DDB
Direção de Criação: Sergio Valente, André Pedroso, João Mosterio, Daniel Bottas
Redação: Arício Fortes
Direção de Arte: Renata El Dib
Artebuyer: Clariana da Costa, Carolina Galastri
Produção Gráfica: Carla Oliveira, Nereu Marinho
Fotografia: Sergio Prado, Rodrigo Ribeiro
Mídia: Alessandra Gambuzzi, Fernanda Zonatti
Atendimento: Anna Paola Teixeira, Tomas Além Gil, Conrado Tourinho
Planejamento: Stella Manzano
Aprovação: Federico Giesenow