30 de julho de 2010

CineDica do Pels

Vi esse filme faz tempo e me lembro que mesmo simples, deixou-me perturbado. Prende a atenção.

SEGREDO DE SANGUE
Em Nova York Helen, uma jovem mulher que vive com seu namorado Jackson, descobre que está grávida. Assim decidem se casar e, como ele é dono de Kilronan, uma bela propriedade rural que precisa de melhoramentos, se mudam para lá, planejando trabalhar na propriedade e ter o filho lá, mais calmo e perto da natureza.
Mas Martha Baring, a neurótica mãe dele que sempre administrou o local, se incomoda com a presença da nora e faz planos para ter o controle da situação, seguindo ao pé da letra a regra que diz que os fins justificam os meios.
Com Gwyneth Paltrow, Jessica Lange e Johnathon Schaech.

Assista e depois me diz o que achou.
Pipoca na mão e bom filme!

Frio Extenso

Ilustração bacana e conceito esperto para divulgar o refrigerador tamanho XXL de 566 litros.



Agência: Rafineri :: Istanbul :: Turquia
Direção de Criação: Ayse Bali, Murat Cetinturk
Direção de Arte: Can Guven
Redação: Gorkem Yegin
Ilustrador: Lighthouse

Abap ABA | Reunião e Crítico

Excelentes filmes com o objetivo de ressaltar como a propaganda é uma ferramenta fundamental da livre iniciativa e de respeito à liberdade de escolha do consumidor.
A campanha defende nosso ofício e mostra que a propaganda faz parte da vida de todos.


Agência: AlmapBBDO
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: Marcello Serpa, Renato Simões e Bruno Prosperi
RTVC: Vera Jacinto
Produtora: Cine
Diretor: Sergio Cicinelli
Trilha / Locutor: Tesis
Montador / Editor: Chiquinho, João Branco
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto
Aprovação: Luiz Lara, Rafael Sampaio, Ricardo Bastos, Luiz Carlos Dutra e Dalton Pastore

Ziraldo | Zeróis

Esse post é um misto de mostra, dica e admiração.
Mostra dessas ilustrações incríveis do mestre Ziraldo. Admiração pois sou fã do artista, cartunista, chargista...
E dica da exposição ZÉROIS. Nessa exposição, super-heróis como Batman e Super Homem são apresentados em situações cheias de humor, com seus lados frágeis, risíveis e falíveis.
As obras estão em 44 grandes telas e buscam referências de grandes artistas como Picasso, Velázquez, Goya, Dali, Hopper, Lichtenstein ou Warhol.
Imperdível: no Centro Cultural Branco do Brasil - CCBB Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66, até 19 de setembro. De terça a domingo, das 10h às 22h. Entrada gratuita.







MUDAR | Edson Marques

ATUALIZAÇÃO (05/08/2010)
Atualização e desculpas! São coisas dessas que acontecem na grande rede, onde muitas vezes não checamos as fontes e somos mascarados. Recebi o texto abaixo por e-mail creditado a Clarice Lispector e eis que o excelente texto é de Edson Marques, que por sorte (e meu orgulho) leu esse humilde blog. Crédito correto e parabéns renovado ao Edson.

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa, mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por um tempo o estilo das roupas.
Dê os seus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente pela praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama… depois, procure dormir em outra cama.
Assista a outros programas de tv, compre outros jornais… leia outros tipos de livros.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas
cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
Tente.
Busque novos amigos. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome um novo tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado… outra marca de sabonete, outro creme dental… tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar outro emprego, uma
nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino.Experimente coisas novas.
Troque novamente. Mude de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores de que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda!

Edson Marques

Reforma Interior

As peças abaixo vendem uma promoção de "faça um seguro e ganhe uma reforça interna na sua casa".
Gostei da solução criativa e pra mostrar que mesmo uma promoção deve ter tratamento criativo esmerado.


Agência: Milk :: Vilnius :: Lituânia
Direção de Criação: Rimantas Stanevicius
Direção de Arte: Margarita Buksnaityte
Redação: Vilius Gostevicius

29 de julho de 2010

Sem Desperdício

Gostei da campanha até porque tenho essa filosofia: "If you don´t use it, turn it off." (se você não está usando, desligue.)



Agência: Contrapunto BBDO :: Madri :: Espanha
Direção de Criação: Antonio Montero
Direção de Arte: Tontcho Ponsoda
Redação: Jose Maza

AXE | Transpiração Precoce

Nova campanha da Ponce Buenos Aires para Axe.
Humor e non sense para criar o tema "transpiraçãon precoce". Divertido.




Cartões de Visitas Criativos

Voltamos aos cartões de visita criativos, inovadores e diferentes.

Tamiya é uma companhia tailandesa que produz kits de plástico e resin para modelistas. Seus cartões de visita refletem exatamente seu ramo de atuação.
Faturou o leão de ouro na categoria design em Cannes 2010.


Já o cartão engenheiro de telecomunicação Ramiro é um chip que contém seu currículo e depois pode ser usado como pen drive. Simplismente inesquecível.


E abaixo em formato de balão para um médico especializado em alergia e problemas respiratórios.

Cheiro Vazado

Boa solução da direção de arte neste campanha para o descongestionante Vick.



Agência: Publicis
Direção de Criação: Hugo Rodrigues, Kevin Zung
Redação: Pedro Furtado, Rodrigo Strozenberg
Direção de Arte: André Marques, Daniel D'Avila
Artebuyer: Selma Momosse
Produção Gráfica: Marcelo Teixeira
Tratamento de Imagem: Burti
Fotografia: Rogério Miranda
Atendimento: Hildebrando Neto
Aprovação: Andres Lefebvre

28 de julho de 2010

Namoro Real

Essa campanha para o The Pub brinca com a chatice do namoro virtual.
Achei bacana.



Agência: RGA Comunicação :: PE
Direção de Criação: Daniel Zago
Redação: Daniel Zago
Direção de Arte: Gabriel Linhares
Fotografia: Sven Schrader
Aprovação: Raquel Uchoa

OFF | Vuvuzelas

Graças a d´s que acabou o inferno das vuvuzelas. Mas esse comercial tirou bom proveito do zunido infernal.
Veja só.

Agência: Draftfcb :: Chicago :: EUA
Direção de Criação: Chris Walker
Produção: Chris Conlu
Editor: Inside Job, Sklyer Wesby
Som: Inside Job, Jared Stachowitz

Sexo no Banheiro

A diferença entre os sexos no banheiro.

James Jasper | People & Places

Excelente série de fotos chamada "Pessoas e Lugares", do fotógrafo britânico James Jasper.
Retrata uma variedade de homens e mulheres com o reflexo de suas cidades.
Com certeza essa justaposição daria um bom visual para uma campanha.






Alerta de Perto

Uma menina em posição encolhida num canto que parece uma genitália feminina.
O apelo visual foi para alertar sobre a vioçência sexual.
O título "Se você não olhar de perto, não conseguirá ver."

Agência: Promofactory :: Seoul :: Coreia
Direção de Criação: Cho, Kwan Hee
Direção de Arte: Cho, Kwan Hee
Redação: Cho, Kwan Hee Jung, keun oh
Foto: Cho, Kwan Hee

27 de julho de 2010

Bem no Meio

Ótima solução visual para o canal de tv que alega ter comerciais mais curtos.



Agência: Lowe Porta :: Santiago :: Chile
Direção de Criação: Cristian Kemp, Sebastián Collantes
Redação: Sebastián Collantes
Direção de Arte: Cristian Kemp

Estágio de Criação

SKIDUN, oferece 2 vagas de estágio remunerado na criação.

Perfil desejado:
- Conhecimento intermediário em Photoshop;
- Muita criatividade e alguma vivência com projetos para web, principalmente banners e e-mail marketing;
- Habilidades em Flash será um diferencial;
- Ter portfolio para apresentar.

Principais clientes: TV Globo, Globo.com, PontoFrio.com, Accor Hotéis, O Globo, Petrobras
Local: Barra da Tijuca - RJ
Carga: 6 horas/dia
Remuneração: R$500,00
Início: Imediato
Enviar CV + portifólio para oportunidade@skidun.com.br

FIAT | Brainstorming

Com certeza a ideia desse comercial já deve ter passado por muito brainstorm (desculpe pelo trocadilho) de várias agências. Mas me parece o caso de filme que nunca niguém acreditou que fosse aprovado ou produzido.
Pois não é que a agência Marcel, de Paris, foi lá e fez.
Apesar de gostar da ideia e do conceito, acho completo non sense grotesco.

obs1: ótimo para explicar, figurativamente, o que é um brainstorm em sala de aula.
obs2: a sacada de adicionar prazer foi tudo!

Design no Banheiro


Esse post é a prova que até os objetos mais comuns do banheiro podem ( e merecem) um toque de design.
Undercover é uma capa para o desentupidor universal que ao mesmo tempo é funcional e elegante. Ele transforma um mero objeto num escultura dentro do seu banheiro. Ao mesmo tempo que enfeita, cobre o tal desentupidor e ainda serve de suporte para o rolo de papel higiênico.
Criação de Michael Liu.


Corujão

Achei bem bacana a monategm dos grãos de café e xícaras para divulgar o café extra forte.
Bonito, simples e direto.

Agência: JWT Mumbai :: Índia
Direção de Criação: Tista Sen, Nandita Chalam
Direção de Arte: Monica Parag Patil
Redação: Monica Parag Patil
Ilustrador: Umesh Wadaye, Dipak Jadhav
Foto: Avadhut Hembade

Casa de Lego

Olha que barato essa casa feita INTEIRA de Lego!
O vídeo mostra que convidaram 3 pessoas pra avaliar a casa, 2 corretores e um professor de design.
Um corretor avaliou a casa em 5000 libras, a outra em 20 000 libras e o professor avaliou a obra em… MEIO MILHÃO DE LIBRAS!

vi no PIX

Sangue Bom

Com o conceito que "sangue não tem preconceito" a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo fez essa campanha que reune lados opostos correndo na mesma veia.
(clique para ampliar)



Agência: Y&R
Direção de Criação: Marco Versolato
Criação: Marco Mattos e Vinicius Stanzione
Artebuyer: Monica Beretta e Juliana Gardim
Produção Gráfica: Elaine Carvalho e Rodrigo Cassino
Ilustração: Dennis Casarine
Atendimento: Valéria Ordonhez e Fabiane Veiga
Planejamento: David Laloum e Eliana Yamaguchi
Aprovação: Adriana Diniz e Dr. Fortes

26 de julho de 2010

Hálito Longe

Campanhas de pastas de dente e higienizadores bucais dizem sempre a mesma coisa. A diferença está em como será dito/mostrado.
Achei essa campanha bastante bem bolada.



Agência: Y&R :: Dubai
Direção de Criação: Shahir Zag, Komal Bedi Sohal
Criação: Shahir Zag, Komal Bedi Sohal
Ilustrador: Celine Artigau