31 de julho de 2013

2 Rodas Off-road

"Espírito off-road sobre 2 rodas."
Adorei!


Agência: Y&R :: São Paulo :: Brasil
Diretor de Criação: Rui Branquinho, Flavio Casarotti, Alexandre Vilela
Diretor de Arte: Paulo Monteiro
Redator: Gustavo Cavinato
Foto: Shutterstock

SEDEX | Sinônimos

Marcas admiradas acabam virando sinônimo de toda a categoria.
Esse é o mote da nova campanha da Artplan para o Sedex, dos Correios.

7 Jeitos Inusitados para Ficar Mais Criativo

Esqueça todas as teorias que argumentam que criatividade é um dom ou está relacionada com uma propensão genética ou é habilidade exclusiva de um seleto grupo de pessoas com um QI fora do normal. Pesquisas recentes comprovam: o ato de pensar fora da caixa e ter soluções inovadoras é o tipo de habilidade que pode, sim, ser desenvolvida. Boa parte dos estudos mostram que ideias e soluções criativas não surgem por geração espontânea. Antes, geralmente, elas são fruto da combinação de diferentes ideias já existentes. Por isso, os cientistas afirmam: quanto mais exposto a diferentes conceitos, culturas e valores, melhor. Mas para fazer essas conexões valiosas é preciso estar relaxado. Em outras palavras, quanto "mais de boa", melhor. Por isso, ingerir bebidas alcóolicas, ter amigos de outras áreas e sonhar acordado podem ser hábitos essenciais para você virar o tipo de pessoa que vê como uma enorme teia de soluções criativas. Confira:
Vá para um café
Quando faltarem ideias e você estiver mergulhado em um marasmo de criatividade, qual é a melhor opção: uma biblioteca (extremamente silenciosa) ou um café? De acordo com pesquisa da University of Illinois em Urbana-Champaign, a segunda opção é mais favorável para a criatividade. Para chegar a esta conclusão, o professor Ravi Mehta e sua equipe observaram o desempenho dos participantes em um ambiente com 70 decibéis e em outro de 50. Aqueles que ficaram no ambiente menos silencioso, tiveram o melhor desempenho em tarefas de criatividade.

Fique bêbado (ou quase)
Em uma pesquisa recente, cientistas da Universidade de Illinois em Chicago compararam o desempenho de estudantes sóbrios e bêbados em atividades que exigiam habilidades criativas. Aqueles que haviam ingerido bebidas alcoólicas conseguiram resolver 30% mais problemas do que os sóbrios. Resultados semelhantes foram encontrados por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh. Os participantes da pesquisa que tinham ingerido vodca tiveram mais “insights” ao resolver um conjunto de problemas linguísticos. Mais: eles foram mais rápidos do que os que não tinham bebido uma gota da bebida, que por sua vez ficaram mais focados. Porém, pouco criativos.

Divirta-se no YouTube
Chefes que proíbem acesso a redes sociais e sites de vídeos, como o YouTube, deveriam rever seus conceitos. Pesquisadores da University of Western Ontario dividiram os participantes do estudo em três grupos. O primeiro ouviu um trecho de uma música de Mozart e assistiu a um vídeo de um bebê sorrindo; o segundo, um trecho da trilha sonora do filme “A lista de Schindler” e assistiu a uma reportagem sobre um terremoto, enquanto o último grupo ouviu uma música e assistiu a um vídeo que não alterou o humor deles. Resultado: o grupo que foi exposto a vídeos e músicas mais felizes teve um desempenho melhor ao resolver problemas que exigiam criatividade. Ponto para o YouTube (e para o bom humor) durante o expediente.

É uma pessoa noturna? Faça brainstorm de manhã
Qual é o período do dia que você está mais alerta e consegue se concentrar melhor? Então, estimule sua criatividade no período exatamente oposto a este. Isso mesmo. Segundo estudo da psicóloga Mareike Wieth, publicado em dezembro passado, somos mais criativos no período em que estamos menos alerta no dia. Isso significa que se você é uma pessoa noturna, provavelmente terá insights no período matutino. Na pesquisa, os voluntários conseguiram ter uma performance até 50% melhor em tarefas que exigiam criatividade no período em que eles, geralmente, ficavam menos alertas.

Faça amigos. De preferência, longe da sua área de atuação
A criatividade é fruto da combinação de diferentes ideias já existentes. Por isso, quer ter mais e melhores insights? Expanda seus horizontes cognitivos e sociais. Em um estudo com alunos da Stanford Business School, o sociólogo Martin Ruef , da Universidade de Princeton, constatou que aqueles que tinham amigos de outros setores eram mais inovadores.

More no exterior
Na mesma toada, o contato com outras culturas também pode incrementar sua criatividade. A dupla de professores Willian Madduz e Adam Galinsky, respectivamente do INSEAD e Kellogg School of Management, comprovaram isso após observar o desempenho de estudantes americanos e estrangeiros (que moravam nos EUA) em um problema que exigia criatividade. Segundo os pesquisadores, 60% dos estudantes estrangeiros e dos americanos que viveram no exterior conseguiram resolver a tarefa. Daqueles que nunca cruzaram a fronteira dos Estados Unidos, apenas 42% tiveram um “insight” para solucionar a atividade.

Sonhe acordado
Freud estava errado. A arte de divagar, ou melhor, sonhar acordado não é um ato infantil ou neurótico, como ele pontuou. Em vez disso, pode ser uma excelente estratégia para aguçar a sua criatividade, entre outros fatores. Em pesquisa do professor Jonathan Schooler, da Universidade de Santa Bárbara (EUA), pessoas que tem uma propensão a sonhar acordado se dão melhor em testes de criatividade.

fonte: textacervopublicitario.com.br

Logos Candidatas - Olimpíadas 2020

Veja as logos das cidades candidatas para sediar a Olimpíada de 2020.
Ainda no páreo estão Madri e Tóquio, que apostaram no colorido, e Istambul, que sugere uma tulipa (foi escolhido pelo público entre 5 opções).
No dia 7 de setembro, o Comitê Olímpico Internacional vai dar a palavra final.
E aí, qual você mais gostou?

Tá Vendo?

Problemas de visão mostrados de forma bem discreta.


Agência: Verbal Communication :: Curitiba :: Brasil
Diretor de Criação: Cláudio Erwin
Criação: Vinícius Natel de Camargo, Leandro Bonfim
Diretor de Arte: Vinícius Natel de Camargo
Redator: Leandro Bonfim

30 de julho de 2013

Direita e Esquerda Unidas

Margareth Tatcher e Che Guevara, Ronald Regan e Fidel Castro, George Bush e Hugo Chávez para ficarem tão próximos só com a linha Super Push Up, sutiãs que deixam os seios das mulheres juntinhos.


Agência: Giovanni+Draftfcb :: Brasil
Diretor de Criação: Joanna Monteiro, Max Geraldo
Redator / Diretor de Arte: Adriano Alarcon
Foto: Rodrigo Ribeiro
Ilustrador: Sattu
Artebuyer: Tina Castro, Daniel Gonçalves
Retoque: Rodrigo Cortez

Guaraná Antárctica | PET reciclada

O Guaraná Antarctica lançou em outubro a primeira garrafa PET feita com 100% de material reciclado. Após 9 meses do lançamento, os números são surpreendentes: mais de 120 milhões de garrafa PET retiradas até o momento do meio ambiente, reduzindo bastante os resíduos sólidos nos aterros sanitários.
Para festejar o sucesso e a expansão do projeto para outras cidades, lançou na semana passada um filme para internet sobre a iniciativa.
“Em menos de um ano conseguimos empregar a nova tecnologia em mais de 20% de todas as garrafas PET 2 litros produzidas por Guaraná Antarctica. A mudança tem incentivado toda a cadeia de reciclagem do Brasil e contribuído positivamente com o meio ambiente”. É o que garante a gerente de marketing da marca, Bruna Buás.
Sem contar que dá uma alfinetada na Coca-Cola.

Criação da DM9DDB.

Pictogramas Musicais

Músicas que viraram pictogramas nas mãos do designer Viktor Hertz.










Animography

Seja em abertura de novelas, apresentações, encerramentos, vinhetas, etc.. um elemento que sempre estará presente em todos esses exemplos é a tipografia animada, pois ela agrega um valor e um estilo animado único, que varia de aplicação para aplicação.
É nesse contexto que surge o Animography! O holandês Jeroen Krielaars, idealizador do projeto, arquitetou uma idéia simples e brilhante: escolhia uma fonte, animava todos seus caracteres, e disponibilizava o arquivo (em after effects) em seu site para download.

A facilidade de mexer com esses arquivos é um dos destaques do animography, pois todos os caracteres ficam separados por composições, então o usuário só tem o trabalho de selecionar as letras para montar o que quer escrever e colocar na timeline, estilo um quebra cabeça, e a animação estará pronta! Todas as cores estão linkadas num único layer por uma expressão, então basta mudar a cor dela que automaticamente mudará a cor de todos de uma vez.
print_projeto
No total são 10 tipografias disponíveis no catálogo, a maioria delas são pagas, mas nada exorbitante, algo em torno de 30 euros, vale a pena dar uma conferida!

post by chocoladesign.com

Ré Cega

Belo anúncio visual.
Agência: AlmapBBDO :: São Paulo :: Brasil
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Marcos Medeiros, André Kassu, Bruno Prosperi, Renato Simões
Diretor de Arte: Vinícius Valeiro
Ilustrador: Notan Estudio
Artebuyer: Teresa Setti, Paula Feijo

24 de julho de 2013

Quase Acidente

Campanha para o sistema de freios de emergência com forte referência da pop arte de Roy Lichtenstein.


Agência: Adam&Eve DDB :: Londres
Diretor de Criação: Jeremy Craigen
Redator: Aidan Mcclure/Laurent Simon
Diretor de Arte: Aidan Mcclure/Laurent Simon
Ilustrador: John Rogers
Artebuyer: Daniel Moorey
Designer: Pete Mould

NIVEA Deo | Teste de Estresse

A ação é para lançamento de um novo produto, mas até que ponto a "pegadinha" vira brincadeira maldosa?

Agência: Felix & Lamberti :: Hamburgo :: Alemanha

Estágio - Comunicação

Effect Sport
Procura estagiário(a) para área de Comunicação, cursando Publicidade ou Marketing, a partir do 5º período.
Interessados devem mandar currículo para bernardo@effectsport.com.br
Os selecionados serão chamados pra entrevista.

23 de julho de 2013

Todos Querem Sangue

Uma pegada diferente para um banco de sangue.
Achei bacana.


Agência: Age McCann Estonia
Diretor de Criação: Kaarel Grepp
Diretor de Arte: Vladimir Loginov
Redator: Ahto Aaremäe
Designer: Maxim Loginov

Head&Shoulders | Donti you révi caspa

Mais uma campanha que aproveita do modo único de falar de Joel Santana.
Da agência África, com criação é Eco Moliterno, Carlos Fonseca, Alexandre Esposito, Tarek Farahat, Waldemar França e Sergio Gordilho.
Mas o filme deu o que falar mesmo pela "semelhança" com a criação, "Pode to be?" da Pepsi+AlmapBBDO.
Não entendo por que ainda usar o Joel depois de tanto tempo (lembra-se que a história começou quando ele era técnico da seleção da África do Sul?).
Veja os 2 comerciais abaixo (e no post original).



22 de julho de 2013

Você Faz Parte

Comprar também é fazer parte de todo o processo.
Perfeito conceito e demonstração.


Agência: LOWE :: Singapura
Direção de Criação: Dominic Stallard, Ang Sheng Jin, Joseph Cheong
Redator: Mihir Dhairyawan, Joseph Cheong
Diretor de Arte: Andrew Ho, Ang Sheng Jin
Foto: Jeremy Wong (Nemesis Pictures)
Artebuyer: Jacqueline Wong
Retoque: Evan Lim - The Rabbit Hole

Ikea | One Room Paradise

Nova campanha da IKEA no Reino Unido e Irlanda.
A criação é uma divertida brincadeira.

Agência: Mother :: EUA
Foto: Leandro Farina
Diretor: Megaforce
Produtora: Riff Raff Films
Produção: Cathy Hood, Matt Fone
Editor: Joe Guest / Final Cut
Pós-produção: Finish
Som: Sam Ashwell / 750mph

Tipografia de Matthew Tapia

Um talento as tipografias de Matthew Tapia, um artista gráfico do Hawaii.
Qualquer palavra/frase vira obra de arte.













Veja mais aqui e aqui.

Barba Sensível

Campanha legal com boa ideia para representar a pele sensível.


Agência: BBDO :: New York :: EUA
Direção de Criação: David Lubars, Toygar Bazarkaya
Redator: Alessandro Fruscella
Diretor de Arte: Daniel Aykurt
Ilustrador: Ricardo Martinez
Artebuyer: Sara Gold

19 de julho de 2013

Sai Preguiça

Fuja da preguiça, ou seja, de você mesmo.
Agência: HomeAD :: Brasil
Diretor de Arte: Marcelo Anache, Victor Jermann
Redator: Rafael Gonzaga
Foto: Alexandre Catan