30 de novembro de 2015

Brincadeira de Trabalho

"Trocar seu destino é sua parte nesse jogo."
Campanha para doação de brinquedos.


Agência: ZEA BBDO :: Caracas :: Venezuela
Diretor de Criação: Alí Armas, Luisana Franceschi
Diretor de Arte: Alí Armas, Mary Goncalves, Roberto Mondello
Redator: Luisana Franceschi
Ilustrador: Alí Armas
Foto: David González

Active O2 | To The Next Level

Um show de imagens.



Agência: Jung von Matt/Alster
Produtora: HelliVentures
Diretor: David Tindale

25 de novembro de 2015

Não peça de graça a única coisa que posso vender

Como eu sempre repito essa frase do título (que deveria ser um mantra) curti ainda mais o texto.

sobrinho-designer
Estudamos, nos aperfeiçoamos, buscamos conhecimento acadêmico e de mercado, investimos tempo e dinheiro em nossa formação, compramos softwares originais, pagamos nossos impostos, investimos pesado nos melhores equipamentos, formamos valores baseados em tabelas que nossos parceiros e concorrentes também praticam, mantendo uma concorrência justa e leal onde o diferencial é a qualidade do trabalho e não o preço. Então abrimos mercado esperando que tenhamos algum retorno de tudo o que gastamos até aqui e vamos à luta buscar novos clientes.

Aí o filho da vizinha fica todo animado com o computador que ganhou no natal, baixa um “Coréudral” no emule, instala o “fotochóp” que conseguiu no camelô por “dezmirré” e vai fuçando e mostrando pra mãe o que já sabe fazer. A mãe, para não desapontá-lo, é claro, diz: “ficou lindo, filho! Você desenha muito bem”. Rapidamente o cara passa a acreditar realmente que é um designer gráfico, um diretor de arte. Nunca estudou composição de cores, processos gráficos, história da arte, tipografia, não tem a menor ideia do que agências de propaganda e profissionais de criação conquistaram no mercado até agora. Um dia ele aprende a colocar efeito nas suas fotos através de um tutorial que encontrou no GOOGLE e pensa: sou um “proficional”.

O pai do rapaz enxerga longe e já pensa numa forma de resgatar o investimento que fez no natal quando comprou o computador. Na verdade, ele também quer arrumar uma forma do menino parar de coçar o saco o dia todo na Internet. Começa a espalhar para seus amigos que seu filho agora é “web design” e tá fazendo uns cartões de visita, umas “logomarcas”, uns panfletos, e cobra baratinho… “Dez real”, diz o pai todo contente quando um amigo pergunta por quanto que o garoto faria uma identidade visual para a loja que está abrindo.

A fama do garoto se espalha e pinta o primeiro grande trabalho para ele fazer: um folder para o salão de beleza do bairro, que por acaso é da tia dele. O garoto mesmo é quem cria os “têstos”, pega umas imagens de umas modelos bonitas na Internet. Não tem problema se a imagem tem 180 x 180 pixels, ele estica para caber na capa do folder. Utilizou quase todas as fontes que tinha instalado no computador. “É uma obra de arte!”, disse o pai do menino quando foi levar o “leiaute”, impresso na multifuncional que veio junto com o computador. A dona do salão fez um pedido grande: 1000 folders coloridos com aquele brilhinho que a gráfica coloca no papel.

Quando o material chegou, ela achou que ficou um pouquinho diferente do que tinha visto na tela do computador. Não tinha as mesmas cores, mas deixou assim mesmo; tinha alguns errinhos de português; a foto ficou embaçada, mas já tinha pago pelo serviço e não queria arrumar confusão com a irmã, mãe do “web design”. No salão, ninguém gostou do folder e também não tinham coragem de falar para a patroa. Os clientes até aceitavam levar para casa, mais por educação que por interesse.

A mulher não entendeu porque seu material de propaganda não dava resultado. Ela queria um folder igual ao do concorrente, era tão bonito que dava vontade de colecionar. Neste mesmo folder, antes dela ter a ideia de fazer um material de propaganda para o seu salão também, tinha visto a assinatura de quem havia criado e ligou para a empresa para saber quanto custaria fazer aquele material. Achou um absurdo quando o cara da agência quis cobrar só pela criação o que o sobrinho dela faria incluindo arte e impressão. Ela disse que conhecia alguém que sabia mexer no computador também e pagaria bem menos já com tudo impresso.

Moral da história: Profissionalismo e experiência. Não peça de graça a única coisa que posso vender.

por Pablo Massolar no www.publiki.me

24 de novembro de 2015

Tempo Previsto

Melhor checar a previsão do tempo antes do seu evento.
E melhor ainda seria se eles acertassem...

Agência: Full Jazz :: São Paulo :: Brasil
Direção Geral de Criação: Luiz Lobo, Christina Carvalho Pinto
Direção de Criação: Igor Ota Rogero, Marcelo Fróes
Diretor de Arte: Igor Ota Rogero
Redator: Marcelo Fróes
Foto: Matheus Meireles

UnitedHealthcare | Lab Partner

Tem um quê de bizarro, mas passa a mensagem.



Agência: Leo Burnett Chicago

23 de novembro de 2015

Limpeza Conjunta

Campanha para um mutirão de limpeza.


Agência: Ogilvy & Mather :: Hong Kong
Diretor de Criação: Jim Fong, Richard Sorensen
Diretor de Arte: Jo Wong

Jordan | The winning moment

Já bastava o Michael Jordan para servir de motivação, mas o filme é muito legal.



Agência: Wieden + Kennedy :: Shanghai :: China
Diretor de Criação: Yang Yeo, Terence Leong, Azsa West
Redator: Jimmy Chen, Shaun Sundholm
Diretor de Arte: Shaun Sundholm
Designers: Timothy Cheng, Kevin Lunsong
Diretor: Brian Beletic
Diretor de Fotografia: Dion Beebe
Pós-produção: Fred Raimondi

19 de novembro de 2015

Passatempo Pelado

Sem camisinha é melhor arrumar outra coisa pra fazer.



Agência: TBWA\PARIS :: França
Diretor de Criação: Jean-François Goize
Diretor de Arte: Marianne Fonferrier
Redator: Antoine Colin

Nespresso | Training Day

Nada melhor que famosos que sabem tirar sarro deles mesmos...


Agência: McCann :: New York :: USA
Diretor de Criação: Larry Platt, Lea Ladera
Diretor de Criação / Diretor de Arte: Chuck Tso, Carlos Wigle
Diretor de Criação / Redator: Adam Kanzer, Scott Cooney
Produtora: Untitled
Diretor: Grant Heslov
Diretor de Fotografia: Phedon Papamichael
Editor: Chris Franklin / Big Sky

Medida Lenta

Tire as medidas muito mais rápido.
Agência: Ideia 3 :: Salvador :: Brasil
Diretor de Criação: Wilton Oliveira
Diretor de Arte: Leandro Dultra
Redator: Diego Leonardo

18 de novembro de 2015

Peixe Online

Campanha para empresa que entrega peixes com pedidos online.
Será que todos entendem?
Criativo ou criativoso?


Agência: Puck Communication :: Turquia
Diretor de Criação: Haluk Erkmen
Diretor de Arte: Müge Özalpay

A vida dos garotos-propaganda!


O programa Reclame foi entender melhor como é vida e o trabalho de consagrados garotos-propaganda. Para isso, conversou com dois personagens de destaque para marcas icônicas: João Côrtes, o ruivo da Vivo; e Fabiano Augusto, “o cara” da Casas Bahia.
No papo, os atores dão mais detalhes sobre suas carreiras, o assédio, o mundo publicitário e a sensação de entrar com tanta frequência na vida dos telespectadores.
Assista!

17 de novembro de 2015

Vaga para Estágio | Designer e Redator

Mark Comunicação & Marketing seleciona estagiários para a vaga de Designer e Redator.
Segunda a sexta, 6 horas/dia.
Remuneração de R$790 + transporte e almoço no local.
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail pedro@markcomunicacaomkt.com.br

Parada Certa

É importante parar na hora certa.


Agência: GMP :: Bucareste :: Romania
Diretor de Criação: Mihai Gongu
Diretor de Arte: Razvan Raicu

GoldieBlox | I need a hero

A marca de brinquedos GoldieBlox apresenta um comercial por meio do qual imagina como seria se os heróis dos filmes de ação fossem mulheres.
O enredo traz as bonecas Ruby Rails e GoldieBlox no lugar de protagonistas do cinema, como Indiana Jones, Rocky e Gladiador e cita alguns dados, como o que aponta que apenas 12% dos protagonistas em grandes longas de Hollywood são mulheres.



Director/Editor: Steve Flavin
Animador: Thalia Fry
Produção: Beau Lewis
Redator: Debbie Sterling, Beau Lewis, Steve Flavin, Christine Zalocha

16 de novembro de 2015

Meditação de Paz

Simples, bacana e pertinente.


Agência: Bolero :: Brasil
Diretor de Criação: André Mota, Diego Ribeiro
Diretor de Arte: Diego Ribeiro
Redator: Thomaz Costa

Emirates | Emirates A380 featuring Jennifer Aniston

Um avião desses, e com a Jennifer Aniston...



Agência: RKCR/Y&R

Celular Sugador

Li que uma pessoa comum mexe no celular uma média de 78 vezes ao dia. Esse número sobre para 120 se for jovem.
Seja na rua, em shows, salas de espera, lojas, bares os aparelhos sugam nossa atenção de tal modo que nos transporta para outra esfera.
SUR-FAKE”, o projeto do fotógrafo francês Antoine Geiger, capta bem essa ideia, retratando de maneira perturbadora a natureza do smartphone e como ele pode ser um verdadeiro parasita que “suga” o nosso corpo e a nossa alma.





via www.updateordie.com

13 de novembro de 2015

Havaianas | Adivinho

Assista aqui o novo comercial das havaianas com Susana Vieira que só vai ao ar no domingo.
Criação da AlmapBBDO.


12 de novembro de 2015

Sem Sexo

Sem camisinha, sem sexo. Simples assim.



Agência: TBWA\PARIS :: França
Diretor de Criação: Jean-François Goize
Diretor de Arte: Marianne Fonferrier
Redator: Antoine Colin

VW Golf | Desejos

Uma história conhecida com final surpresa.




Agência: AlmapBBDO
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretor de Criação: Pernil, Andre Gola
Criação: Renato Butori, Rodrigo Resende, Daniel Chagas Martins
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Boas e Ana Paula Casagrande
Produtora de imagem: Killers
Direção: Claudio Borrelli
Produção Executiva / Atendimento produtora: Julia Tavares
Direção de fotografia: Ted Abel
Montador / Editor: Claudio Borrelli, Marcelo Cavalieri
Finalizadora: Casablanca
Produtora de áudio: Cabaret
Maestro: André Whoong, Guilherme Azem
Produtor: Cayto Trivellato, Lucas Comparato
Atendimento: Ingrid Lopes
Locutor: Paulo Ivo
Atendimento: Filipe Bartholomeu, José Lopes, Felipe Elias Oliveira, Fernanda Portugal, Leandro Moreira e Claudia Peixoto
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Marcus Freitas, Denis Camargo e Ana Beatriz Nunes Cardoso
Mídia: Flávio De Pauw, Fábio Urbanas, Peterson Fernandes, Guilherme Moraes, Beatriz Jennings, Leonardo Ferreira e Marina Oliveira
BI: Ana Cester, Diogo Mattos, Fernando Caldeira, Henrique Lopes e Carolina Costa
Diretor de Negócios: Rodrigo Andrade
Aprovação: Axel Schröder, Leandro Ramiro, Fabio Souza, Marcos de Mello, Fabio Rabelo e Erick Spada

Removed

O fotógrafo norte-americano Eric Pickersgill retirou os smartphones e outros dispositivos digitais de alguns retratos cotidianos para criar a série “Removed”.
O objetivo do trabalho é mostrar como a tecnologia e a super conectividade estão deixando as pessoas isoladas e solitárias.
A inspiração para criar o projeto veio de uma cena observada num café em Nova York em que uma família sentada perto dele mostrava-se humanamente "desconectada" mas digitalmente conectada.
Segundo ele, não havia muita conversa, o pai e as duas filhas estavam com seus smartphones na mão enquanto a mãe não tinha ou optou por não utilizar o seu e olhava tristemente pela janela, solitária na companhia de sua própria família, enquanto o pai soltava comentários esporádicos e sem sentido sobre alguma coisa que surgia na sua tela.