Brincadeira séria


Quem viu o filme Super Size Me, de Morgan Spurlock, deve lembrar da cena onde ele mostra vários desenhos de personalidades famosas (entre elas presidentes americanos e Jesus) para crianças e nenhuma sabe quem são. Ao mostrar uma foto do Ronald McDonalds, todas sabem o nome do personagem.
Em seu programa o chef inglês Jamie Oliver vai até uma escola primária no subúrbio de Londres e mostra aipo, cebola, rabanete para as crianças, mas elas desconhecem os legumes e seus nomes. Ao mostrar somente os símbolos de redes fast food - Domino´s e McDonalds - as crianças respondem sem hesitar.
Será excesso de mensagens publicitárias? Descuido dos pais? Deseducação?
O joguinho ali de cima foi desenvolvido pela Atypyk. Igual aos joguinhos educativos de encaixe para crianças, porém com marcas famosas. Não sei se foi criado como brinde ou brincadeira, mas tenho receio da relação dessas crianças com as marcas e consumo no futuro. Desde criança submetidos a superexposição de grandes marcas.
É educativo ou lavagem cerebral?
Polêmica lançada, aguardo comentários.
Eu acho exagero demais.

Comentários

Unknown disse…
Coelhinho da Playboy num jogo pra crianças?! Tô ficando velha...
Anônimo disse…
Oi Daniel.
Parabéns pelo blog.
Pode ter certeza que estarei sempre aqui conferindo as novidades.
Tenho uma sugestão, mas não sei como funcionaria: pq vc não faz algum tipo de cadastro no seu blog? Pra vc saber o perfil das pessoas q visitam. O q vc faria com isso, é com vc...rsrs
Mais uma vez, parabéns!!
Beijos
nicole disse…
Oi Dani, parabéns pelo blogger.
esse assuunto de criança não conhecer nem Jesus Cristo, é sinal que realmente as pessoas perderam a referência da vida.
quem será que pode mudar isso? nós profissionais de mkt, ou os pais mesmo!!! acho que essa tarefa ainda é dos pais. rss
bjs
Anônimo disse…
A questão é complexa p/ quem vive da publicidade ou do marketing. Mas acho extremamente imprópio tal tipo de exposição.
O papel dos pais é fundamental no controle e exposição dos própios filhos.
Parabéns pelo blog.
Grande Abraço !
Felipe
Erika disse…
oi , daniel! Tudo bem? Qt tempo!

Como profissional de MKT, do McDonald's, só tenho o q comemorar e fazer com que , cada vez mais, a "minha" marca esteja presente na vida do meu cliente criança e seus pais,que são os que decidem no ato da compra.

Apesar de estarmos vivendo numa época de excesso de informação, parece que as pessoas não têm infromação. Esta vai se perdendo quando surge uma nova.
Estas grandes marcas só se mantêm no poder, por estarem sempre perto do seu consumidor, seja por qq meio q utilizar.
As prioridades vão mudando com o passar dos anos. Torna-se mais importante saber quem é o Ronald McDonald, do que saber o que se comemora no Natal.
O Ronald está presente, seja num brinde, num anúncio, num show, num PDP, num anfitrião(nova aposta do McDonald). A idéia original da comemoração do Natal é menos impactante, num mundo capitalista, do que a troca de presente, como é feito hj.

Enfim, as idéias estão distorcidas e as grandes marcas aproveitam, para, de alguma forma, estare presente na vida dos individuos.

Agora, se os pais não ensinam o que é certo, dentro de casa.....as crianças vão aprender na rua....rs

Parabéns pelo blog!
Show!!!!!!
bjssss