27/01_Lembrança do Holocausto

A ONU estabeleceu, em 2005, o dia 27 de janeiro, hoje, como o "Dia Mundial de Lembrança do Holocausto". O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos - ciganos, homossexuais, deficentes - considerados indesejados pelos nazistas durante a II Guerra Mundial.
A data escolhida coincide com o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945. As Nações Unidas adotaram nova resolução, condenando as declarações que negarem a ocorrência o holocausto. O documento, aprovado por consenso por mais de 100 países, teve o Brasilcomo co-patrocinador.
Minha geração ainda convive com sobreviventes, eu mesmo tive oportunidade de assistir algumas palestras, mas daqui a pouco mesmo eles, provas vivas, serão história. E apesar de filmes, museus, exposições, tenho medo que algum dia isso seja esquecido.
E para voltar a falar de publicidade, vai essa campanha para o Museu do Holocausto de Buenos Aires.

Agência: FWK Argentina :: Buenos Aires
Diretor de Criação: Christian Oneto Gaona
Diretor de Arte: Martin Tortonese
Redator: Christian Oneto Gaona, Adrian Piattoni
Fotógrafo: Marcos Romano
E hoje pela manhã vi esses 2 filmes, criados pela Arnold Worldwide, para a Think MTV, comunidade da MTV na internet para debate de questões sociais. Os filmes simulam como seria se o Holocausto fosse hoje em dia.
Os filmes terminam com a assinatura: “The Holocaust happened to people like us.” (O Holocausto aconteceu com pessoas como nós).


Para encerrar uma frase de Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta"

Comentários

Anônimo disse…
No Brainstorm #9 tem um filme muito bom sobre o Holocausto também, mas é para divulgar o site Think MTV (www.think.mtv.com), que reune pessoas para discutir temas sociais importantes -todos eles. O site é uma iniciativa muito maneira para quem gosta do assunto, pena que é em inglês.

Os vídeos também são uma boa pedida para postar no blog.

Abraço.
Anônimo disse…
Por mais que o tempo passe, essa é uma data que nunca será esquecida para nós Ciganos. Abraço Pels