Acho que a primeira vez que vi algo sobre o All Balcks foi no livro Lovemarks, depois disso volta e meia leio algo sobre o time.
Neste contexto, a Adidas funciona muito além de patrocinadora. É a empresa que mantém a mágica da equipe, pegando assim, carona nos seguidores/torcedores apaixonados, tornando-se mais um membro do time.
Para quem nunca ouviu falar, o All Blacks é um time de rugby da Nova Zelândia, potência mundial no esporte. O time é tão venerado e forte que representa o país nas competições internacionais. Acontece que torcer pelo All Blacks é quase como uma religião. Quase como o Flamengo, ou Corinthias, mas com uma aura mística que evoca um sentimento de patriotismo toda vez que entra em campo.
All Black é mais que uma logomarca num uniforme, é sinônimo de força, poder, coragem e determinação. Prova disso é que antes dos jogos eles realizam a haka, uma tradicional dança de guerra dos Maoris (tribo indígena original da Nova Zelândia) como estratégia de intimidação. Veja aqui uma mostra da dança.
A Adidas já a usou em alguns comerciais. Veja dois deles.
Neste contexto, a Adidas funciona muito além de patrocinadora. É a empresa que mantém a mágica da equipe, pegando assim, carona nos seguidores/torcedores apaixonados, tornando-se mais um membro do time.
Em Cannes 2006, a Adidas recebeu o Grand Prix de Promo com o case “Bonded by Blood”, onde os jogadores deram literalmente seu sangue, que foi misturado na tinta para impressão de uma série limitada de 8.000 posteres. Veja o making of aqui. E o poster.
E não pára por aí.
Diferente dos demais times, o All Blacks não tem estádio oficial, e sim diversos campos espalhados pelo país. Então, para a Copa do Mundo de Rugby de 2007, que foi realizada na França, a Adidas se superou novamente.
Fez com que todos os integrantes do All Blacks coletassem amostras de terra de cada um desses campos. Essa terra foi armazenada em cápsulas e levada até a França pelos jogadores, para que se estivessem em casa e sentissem o espírito de seus ancestrais durante os treinamentos. Essa ação, chamada de "Of This Earth" virou um filme para TV veiculado durante o torneio.
Qual será a próxima invenção da Adidas? E esperar para ver.
Eu vou continuar aplaudindo.
Se quiser acessar o site do All Blacks clique aqui.
Comentários