Minhas Férias! Itacaré 2007

Tô de volta! Como todo filho de d´s, eu também tenho direito a férias. E o destino escolhido para descansar a cabeça e cansar o corpo, desta vez foi Itacaré, sul da Bahia. Pra quem curte praia e gosta de ecoturismo, o lugar é perfeito. Praias maravilhosas (algumas praticamente desertas) e boas opções de trilhas, rafting, arvorismo e surfe. Seguem algumas dicas.
PRAIAS e CACHOEIRAS
Taipus de Fora
Fica na península de Maraú, um pouco longe, pra chegar, só de 4x4, mas garanto que vale a pena. De snorkel e máscara, e um pouco de sorte, é possível nadar pelas piscinas de corais.
Itacarezinho
Uma das minhas preferidas. Fuja do restaurante lotado e fique na areia em frente ao quiosque de crepes. Além do crepe eles ouvem boa música.
Tiririca
Dá para ir caminhando. Praia ótima, gente bonita, tem infra-estrutura. A praia do buxixo.
Conchas
A praia mais urbana do local. Não é nenhuma maravilha, mas vale ver o pôr-do-sol do mirante.
Engenho e Usina
As duas cachoeiras são imperdíveis. Temperatura da água ideal para refrescar e relaxar.
ATIVIDADES
Para fazer passeios escolha uma agência especializada e confiável. Existem algumas boas opções: EcoTrip, Zebra & Neném, Itacaré Ecoturismo, Sul da Bahia etc. Nós usamos a EcoTrip e tudo saiu perfeito (horário, segurança, roteiros). Dica: procure o guia chamado DUM, é uma figuraça!
Rafting
Duração em torno de uma hora e meia, descendo o Rio das Contas. Muito bom.
Arvorismo
Nunca tinha feito e adorei! Recomendo. Procure o monitor Ricardo, da Conduru.
Trilhas
Muitas, simples e com belas paisagens. Informe-se lá, pois algumas só são permitidas, e indicadas, com guia.
GASTRONOMIA
Um capítulo a parte. Muitas opções para todos os gostos, e bolsos.
Dedo de Moça
Considerado o melhor de Itacaré, mistura cozinha internacional com toques baianos. O lugar, decoração e iluminação são lindos. O couvert é delicioso. Particularmente achei meu prato muito doce.
Casa Sapucaia
Atendimento atencioso; cardápio enxuto; pratos diferentes; preço justo. Receitas com temperos orientais, um toque indiano ou algo assim. Pra mim o campeão da viagem. Comecei com um drinque sugestão do barman: abacaxi, maracujá, vodca e gengibre. Comi um peixe com legumes, alho crocante e purê de banana da terra com castanhas. Tô com água na boca! Procure sentar na varanda que fica nos fundos da casa.
Tio Gu
Como todo lugar de praia, não pode faltar uma creperia. Muitas opções de crepes, salgados e doces. Para beber experimente o suco de limão com xarope de guaraná.
La “in”
Quem passa muitas vezes nem repara. O peixe na folha de bananeira é o clássico da casa. Acompanha pirão, farofa de dendê e arroz. O Marcio, dono da casa, é uma simpatia. Música boa, preço justo, comida farta, cerveja capa branca... o que eu posso querer mais?!
Pizzaria Boca de Forno
Fica no Beco das Flores. A decoração e iluminação chamam a atenção de quem passa. Pizzas saborosas e ambiente agradável.
Gelatto Grão
Para sobremesa nada melhor que escolher um dos muitos sabores, sentar na varanda e saborear vendo o movimento. Tem de quase todas as frutas nordestinas, mas fiquei mesmo com o que paçoquinha.
HOSPEDAGEM
Escolher hotel pela internet é sempre uma surpresa. Desta vez não foi muito diferente, mas posso dizer que a pousada é bem localizada, confortável e aconchegante. Ficamos na Pousada Coqueiro Verde. O dono é inglês, fala português muito enrolado e não é lá muito simpático. Existem muitas outras opções, mas não arrisco indicar. Essas que seguem ficam em bons locais e ouvimos boas referências: Vira Canoa (linda!), Abaré, Pedra Torta, Casa Zazá, Villa N´Kara, Villa Ecoporan etc.
Espero que aproveitem as dicas. Qualquer coisa é só escrever e perguntar. Para mais detalhes o site de Itacaré é bem completo. Boa Viagem.

PS: confesso que esse post foi pra poder me sentir um pouco Ricardo Freire. Pra quem não conhece, ele foi publicitário por mais de 20 anos e hoje é turista profissional, escrevendo colunas sobre turismo. O blog dele é bem legal.

Comentários

Dani disse…
Está a procura de hotéis? Acesse o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
Um portal diferenciado com excelente qualidade, um bom atendimento, ótimos preços e segurança.
É só clicar!!! Confiram!!