Helvetica ou Arial?


Aqueles que já tiveram aulas comigo sabem que sou um apaixonado, e aficcionado, em fontes. Costumo estudar e pesquisar sobre o assunto. Foi assim que cheguei a esse quiz.

Primeiro um pouco de história
A Helvetica é uma fonte de família tipográfica sem-serifa, considerada uma dasmais populares do mundo. Seu nome origina-se de Helvetia, que significa Suíça. Foicriada em 1957 por Max Miednger para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei.Um dos objetivos do projeto era proporcionar a máxima legibilidade, além de seruma fonte limpa e chique.
A IBM solicitou ao estúdio gráfico Monotype o desenvolvimento de uma fonte que fosse uma alternativa à Helvetica devido aos altos custos de licenciamento. Em 1982 a Monotype desenvolve a Sonora Sans (batizada pela IBM), uma fonte sem-serifa e metricamente igual à Helvetica para efeitos de compatibilidade com as novas impressoras que viriam ao mercado.
Em 1992 a Microsoft lança seu Windows 3.1 e nele a Monotype insere a sua famíliade fontes sem-serifa, aquela Sonora Sans, velha conhecida da IBM, que foi, agora, rebatizada de Arial.
Hoje a Arial é bastante difundida, pelo ao fato de a Microsoft tê-la distribuído em várias versões do seu sistema operacional. Costuma ser associada à Helvetica, embora seja criticada como uma “cópia inferior”, por causa da semelhança.
Clicando aqui, você participa de um jogo para saber se sabe diferenciar a Helvetica da Arial.

Comentários