Com o saco cheio

Para nós brasileiros isso já faz parte da cultura cotidiana, mas precisamos mudar.
Falo do uso dos sacos plásticos. No supermercado são duas (uma dentro da outra) e nunca usando a capacidade máxima. Levamos sempre umas extras para forrar as latas de lixo. Esse uso livre e inconsciente gera um consumo médio de 210 mil toneladas de plástico filme por ano, matéria-prima dos sacos, que representariam 10% do lixo total do Brasil. Segundo estimativas, o consumo anual de plásticos no Brasil está em 19 quilos por habitante (100 nos Estados Unidos, 70 na Europa).

A preocupação não é só no Brasil. Em São Francisco, nos Estados Unidos, a utilização desses sacos foi proibida em supermercados e farmácias. Boston, Oakland, Portland, Santa Mônica e Annapolis também estão discutindo o mesmo caminho. Na Europa, vários países - Alemanha e Dinamarca, entre outros - já evitam a entrega gratuita de sacos pelos supermercados à clientela.
Por experiência própria: em Sidney os próprios clientes não pedem o saco no mercado, eles levam sacolas reutilizáveis, pagas e resistentes, eu fiquei envergonhado de pedir e usar vários sacos plásticos; em Amsterdam uma das maiores redes varejistas cobra pelas sacolas, da primeira vez paguei chateado, das demais vezes levava a sacola comigo.

Você sabia que sacolas plásticas convencionais levam mais de 100 anos para se decomporem no meio ambiente?

Existe um projeto de lei do governador Sérgio Cabral para minimizar o uso de sacolas plásticas no comércio, mas como quase tudo no nosso país, isso deve demorar bastante.
Lá fora a luta já começou. Essa campanha do Greenpeace visa a redução do uso de sacos plásticos pela população de Israel, são 430 milhões de sacos todos os meses.


Agência: Grey Tel Aviv :: Israel
Diretor de Criação Senior: Jonathan Stirin
Diretor de Criação / Diretor de Arte: Ben Sever, Yaron Izhakov
Redator: Uri Marek

Acho que a mudança deve começar com pequenos atos individuais. Faça a conta de quantos sacos você acumula por semana. Supermercado, locadora de dvd, padaria, farmácia...
Agora você pode começar uma grande mudança. O meio ambiente agradece.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.