[Criativosos]

Não sei se existe algum termo definido para esse tipo de peça, mas eu chamo de peças criativosas.
O que seriam? São peças, sem dúvida criativas, mas a criatividade é tanta, que acho pouco provável que o público em geral entenda a mensagem. Não por ignorância, mas sim porque nós - publicitários, alunos ou marketeiros - temos a vista acostumada e educada para isso.
As criativosas, para mim, são aquelas tão criativas e inteligentes que só nós captamos. Acho que devem ser criadas para o próprio meio publicitário, para concorrer em premiações. Ou seja, criadas para o próprio mundinho publicitário, e criativoso.
Eis alguns exemplos:
Será que todos farão a associação das cores das aves com um sinal de trânsito? Eu acho que não.
Agência : BBDO :: México
Diretor de Criação: Ruben Rocha, Agustín Esteban
Diretor de Arte: Antonio Cué, Agustín Esteban
Redator: Omar Sanchez, Diego Gonzalez
=============================================
Novo Peugeot 206 Quiksilver. Uma prancha de surf, OK. Mas todos verão uma estrada em perspectiva?
Agência: Euro RSCG :: Buenos Aires :: Argentina
Diretor de Criação: Mariano Duhalde, Maximiliano Sanchez
Diretor de Arte: Ramiro Garcia
Redator: Alejandro Devoto
=============================================
E aí?! Você acha que todos entenderão a metáfora visual para a "desobstrução intestinal"?
Agência: JLeo Burnett :: Londres
Diretor de Criação: Dave Beverley
Redator: Gareth Hare
Diretor de Arte: Naz Nazli
Fotógrafo: Patrice De Villiers
=============================================
Anúncio para graxa de sapatos. "Extra brilho desde 1942". Sim ou não?
Agência: Euro RSCG :: Buenos Aires :: Argentina
Diretor de Criação: Maxi Sánchez, Mariano Duhalde, Pedro Pappalardo
Diretor de Arte: Ivan Zimmermann
Redator: Rodrigo Raices
=============================================

Idem ao anterior. Conceito e layout idênticos, só muda o produto: sai graxa entra cera para automóveis.
Além da coincidência/chupada, acho que poucos entenderão a mensagem.
texto "Shines and protects for longer." (Dá brilho e protege por mais tempo.)
Agência: DRAFTFCB :: Joanesburgo :: África do Sul
Diretor de Criação: Rob Mclennan, Adam Wittert
Director de Arte / Redator: Olivia Tesson, Lawrence Katz
=============================================
E o que você pensa disso? Tá na hora de falar! Deixe seu comentário.

Comentários