Nem tudo Azul

Tem novidade voando pelo Brasil.
A nova companhia aérea, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, cujo nome foi escolhido numa campanha nacional, apresentou sua identidade visual.

O trabalho foi desenvolvido durante 3 meses e contou com a participação direta do Chairman David Neeleman e de Trey Urbahn, vice-presidente de marketing da empresa.
A criação é de Gianfranco Beting, diretor de marketing da Azul. A idéia é representar o mapa do Brasil e os Estados que o compõe de maneira estilizada.

Quem sou eu pra criticar um trabalho desta envergadura, mas se me perguntarem eu falo.
Como pode uma empresa aérea desse porte, cria uma logomarca sem contratar profissionais? Seria como se eu fosse dar palpite na turbina de uma aeronave.
1) Um símbolo com tantas cores dificulta a aplicação; 2) Como ficará bem reduzido?;
3) Uma fonte primária, completamente sem integração com o símbolo; 4) O mapa parece pixelado; 5) As janelas já começam furando a nova marca...

Parece aqueles casos onde o dono da empresa teve uma idéia fantástica e ninguém conseguiu, ou teve coragem, de convencê-lo do contrário.
Se quiser ver mais, acesse o site que também é duvidoso.

Comentários

Caio Paranhos disse…
Concordo totalmente com você
Anônimo disse…
Esse deu medo.
Anônimo disse…
De fato, um trabalho muito questionável. Vale a pensa dar uma olhada nesse artigo de um professor falando dos 7 erros na concepção desse logo.

Parabens pelo blog Daniel
Grande abraço

Daniel

http://www.design.com.br/blog/identidadevisual-azul-resultado-dos-7-erros/