Mascotes Olímpicas


A palavra mascote vem de 1860 e deriva do provençal "masco", que significa mágico. Hoje em dia as mascotes fazem parte do merchandising das olimpíadas, focam a venda de produtos oficiais como souvenir. Porém o objetivo principal era estabelecer um laço afetivo com o evento.





As Olimpíadas de Pequim terão cinco mascotes, número recorde em olimpíadas. Cada personagem simboliza um anel da bandeira olímpica. Os cinco amigos (nome oficial) são: Beibei, o peixe azul, simboliza a prosperidade e a abundância; Jingjing, o panda preto, representa a fonte de alegria e felicidade; Huanhuan, a chama vermelha, representa a paixão pelo esporte; Yingying, o antílope amarelo, a vastidão das terras chinesas e a saúde; Nini, a andorinha verde, representa a boa sorte aos Jogos. Pronunciando o nome dos cinco de uma vez "Bei Jing Huan Ying Ni" você estará dizendo "Bem-vindo à Pequim" em mandarim.

Eu gostava mais quando era apenas um, e simpático, tipo Misha, Sam ou Cobi. Com as escolha de 3 ou 5 personagens diferentes, fica mais difícil para lembrar, criar simpatia, mas bem mais fácil para fazer produtos e desenvolver o lado comercial.

Atenas_2004: Athena and Phevos
Os mascotes Athena and Phevos, com seus pés grandes, pescoços compridos, são inspirados em bonecos centenários encontrados em sítios arqueológicos na Grécia. Na mitologia grega Phevos e Athena são irmãos, nomeados em homenagem a deuses gregos: Phevos, dues da luz e da música, e Athena, deusa da sabedoria e patronesse da cidade de Atenas.

Sydney_2004: Syd, Olly e Millie
Ollie, Syd and Millie, foram criados por Matthew Hattan. São animais típicos da Austrália. Eles representam a terra, o ar e a água. Olly simboliza o espírito olímpico e mundial de generosidade; Syd representa o meio ambiente e captura o vigor e a energia dos australianos; Millie é a parte tecno e informatizada. Os nomes são reduções de Olimpíadas, Sidney e Milênio.

Atlanta_2000: Izzy
O mascote Izzy foi o primeiro desenhado por um computador. Uma figura fantasiosa abstrata e amorfa. O nome Izzy, deriva da expressão "What is it?" (O que é isso?) porque ninguém sabia ao certo o que era.

Barcelona_1992: Cobi
O artista Javier Mariscal desenhou o cachorrinho Cobi. O Comitê Olímpico produziu uma série de tv com o mascote para divulgar o espírito olímpico.

Seul_1988: Hodori
O tigre foi criado por Kim Hyun com cores típicas orientais. O amigável Hodori, representa a haspitalidade coreana. Ho é derivado da palavra coreana para tigre, e Dori o diminutivo para menino. O nome foi escolhido pela população entre 2 mil sugestões.

Los Angeles_1984: Sam
Desenhada por C. Robert Moore, dos estúdios Disney. Sam é a águia com as características americanas. Carrega a tocha e usa a cartola do Tio Sam.

Moscou_1980: Misha
Um dos mais queridos e lembrados. O urso Misha foi desenhado pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizikov. Tinha nome completo: Mikhail Potapych Toptygin. Virou sucesso internacional após soltar uma lágrima na cerimônia de encerramento.

Montreal_1976: Amik
No idioma algonquin, o mais falado pelos índios canadenses, Amik significa castor, e simboliza o trabalho árduo.

Munique_1972: Waldi
O basset Waldi, muito popular na Bavária, também possui qualidades indispensáveis para um atleta: resistência, tenacidade e agilidade.

Se quiser ler mais, veja aqui e aqui.

Comentários