Mondrian

Faz tempo que não posto sobre arte no blog. Então aqui vai um pouco de arte para começarmos bem a semana. Mondrian é um artista que está na minha lista de favoritos, principalmente pela simplicidade hipnotisante de suas obras.
E tem mais, se você quer trabalhar com publicidade, principalmente direção de arte, você TEM que conhecer o trabalho do artista.
Piet Cornelis Mondrian, nasceu em 1872, na Holanda, em um ambiente rural, numa família calvinista muito religiosa. Seu pai, um pastor puritano, desejava que o filho seguisse a carreira clerical. Educado para ser da igreja, despertou para a carreira artística através de um tio que trabalhava com pintura, mas enfrentou a visão ortodoxa da família, que via na arte um caminho para o pecado.
Solução para o seu dilema: prometeu ao pai estudar artes para tornar-se um professor.
Estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdam de 1892 a 1895 e depois começou a pintar. Os primeiros trabalhos de Mondrian, na sua grande maioria, eram pinturas de calmas paisagens em tons de suaves. Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começa a usar cores mais brilhantes buscando transcender a natureza, desenvolvendo um estilo cada vez mais abstrato.
A partir de 1917 até 1944 desenvolve sua grande obra neoplástica, a mais popularmente difundida.
E como tudo é referência, a obra de Mondrian serviu e vem servindo de inspiração para todo tipo de criação, de publicidade, objetos, decoração até vestuário. Dá uma olhada.

Publicidade


Moda
Design e decoração


Comentários

Tiago Moralles disse…
Ótimo post, estava atrás dessas referências mesmo.
Abraços.
Cultura de Marte disse…
Hummmm
Adoro "Mondrian" e adorei as referências e o texto. O blog vai entrar nos meus favoritos.
Dê uma passada no meu também.
http://barulhinhosimples.blogspot.com
Abs
Wellington