CINEDica do Pels

Em comemoração ao Dia dos Professores – aproveito e agradeço as muitas felicitações – hoje não indicarei um, mas vários filmes que gosto com a temática que envolva sala de aula.

Esse primeiro eu adoro! Está entre meus TOP 10. É sensível, emocionante e bonito. Sempre termino chorando...


MR. HOLLAND - ADORÁVEL PROFESSOR
O sonho do músico interpretado por Richard Dreyfuss é compor uma sinfonia, mas com o orçamento apertado decide lecionar em um colégio onde os alunos têm total desinteresse pela música.
As coisas ficam mais complicadas quando sua esposa dá a luz a um menino que mais tarde descobre-se que é surdo.
Para bancar os cuidados especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, enquanto sua carreira como compositor vai ficando de lado.
Após 30 anos dando aulas no mesmo colégio uma grande decepção o aguarda.
Destaque mais que merecido para a trilha sonora que é maravilhosa!


COACH CARTER
A história real e inspiradora de Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos, aceita treinar a equipe de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica na área pobre da cidade.
Para atingir seus objetivos ele impõe um regime rígido de disciplina onde para jogarem os alunos são obrigados a freqüentar as aulas, tirar boas notas, vestir-se adequadamente e comportar-se.
A resistência do alunos cai enquanto vão obtendo sucesso no campeonato, porém, numa medida ousada, ele suspende o time campeão devido ao seu baixo desempenho acadêmico.
Os jovens devem aprender que o futuro vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete.
Com o brilhante Samuel L. Jackson.



ESCRITORES DA LIBERDADE
Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro pobre dos EUA. Através da literatura, ela acredita que conseguirá dar uma esperança de futuro para um grupo de alunos desacreditados, em uma região tomada pelas drogas, guerras inter-raciais, gangues e pobreza.
Contando suas próprias histórias, e ouvindo relatos de guerra de crianças, a turma de adolescentes supostamente indomáveis descobre o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo.
O filme é baseado numa história real que foi relatada no livro The Freedom Writer´s Diaries, escrito pela professora Erin Gruwell e por seus alunos.
Com Hilary Swank e Patrick Dempsey no elenco.

Existem vários outros, se você lembrar de algum deixe um comentários, mas por hora já dá para tirar importantes lições, assistir bons filmes e recordar dos nossos professores mais queridos.
Pipoca e lenço na mão. Bons filmes!

Comentários

Caio Paranhos disse…
Eu já vi Escritores da Lberdade, é muito legal.