CineDica do Pels

Acho que é a primeira vez que indico um filme nacional. Não por falta de bons filmes - eu já assisti alguns ótimos - mas por esquecimento mesmo.
A dica de hoje é um filme com uma temática estranha, cheio de neuroses. Acho que gostei também por ele ser diferente do que estamos acostumados. Tem drama, sátira e humor.

O CHEIRO DO RALO
Lourenço é um homem mesquinho dono de uma loja que compra objetos usados. Ele vive enfurnado num galpão, protegido dos fracassados do mundo por uma secretária e um segurança. Os dois filtram os desesperados que podem entrar na sala do chefe e lhe oferecer seus tesouros e tralhas.
No início ele é quase normal. Noivo, come estrogonofe com batatinha ao lado da futura esposa, dirige uma Veraneio e leva a vida de comum. Porém, conforme sobe o cheiro desagradável que vem do ralo do banheiro de seu caótico escritório, cresce sua sensação de poder e ele cria um jogo com seus clientes, cheio de repulsa e humilhação, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los, já que estão em dificuldades financeiras.
Ao mesmo tempo Lourenço começa a enxergar as pessoas como se estivessem à venda, identificando-as através de uma característica ou um objeto que lhe é oferecido. Incomodado com o permanente e fedorento cheiro do ralo que existe em sua loja, Lourenço vê seu mundo ruir quando é obrigado a se relacionar com uma das pessoas que julgava controlar.
Dirigido por Heitor Dhalia e com Selton Mello (ótimo!) entre outros.

Premiações
- Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Melhor Atriz Coadjuvante: Sílvia Lourenço, e Melhor Roteiro Adaptado).
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Ator (Selton Mello), no Festival do Rio.
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Oficial e o Prêmio da Crítica - Nacional, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Veja e me diga o que achou. Bom filme!

Comentários

Antigo disse…
Vi esse filme ontem.

Achei bizarro! Legal, mas bizarro.

Tem uma hora que o filme fica cansativo, mas depois melhora e fica bom.