Violino no Metrô

Já havia lido esse texto faz tempo, mas faz algum tempo ele foi publicado na Revista O Globo. Como me fez refletir mais uma vez resolvi postar aqui e compartlhá-la com vocês.
Espero que gostem.
E para mostrar que não é invenção seguem os links da história e do vídeo.
======================================
Violino no Metrô

Aconteceu em janeiro.
O jornal Washington Post convidou um dos maiores violinistas do mundo, Joshua Bell, para tocar numa estação de metrô da capital americana a fim de testar a reação dos transeuntes.
Desafio aceito, lá foi Bell de jeans e camiseta às oito da manhã, o horário mais movimentado da estação, para tocar no seu Stradivarius de 1713 (avaliado em mais de US$ 3 milhões) melodias de Bach e Schubert.
Passaram por ele 1.097 pessoas.
Sete pararam alguns minutos para ouvi-lo. 27 largaram algumas moedas.
E uma única mulher o reconheceu, porque havia estado em um de seus concertos, cujo valor médio do ingresso é US$ 100.
Todos os outros usuários do metrô estavam com pressa demais para perceber que ali, a dois metros de distância, tocava um instrumentista clássico respeitado internacionalmente.
Não me surpreende.
Vasos da dinastia Ching, de valor incalculável, seriam considerados quinquilharias se misturados a quaisquer outros numa feira de artesanato ao ar livre.
Uma jóia correria risco de ser ignorada se fosse exposta numa lojinha de bijuterias, e ninguém pagaria mais de R$ 40 por uma escultura do mestre Aleijadinho que tivesse misturada a anjos de gesso vendidos em beira de estrada.
Desinformados, raramente conseguimos destacar o raro do medíocre.
Esta história do violinista demonstra que não estamos preparados para a beleza pura: é preciso um mínimo de conhecimento para valorizá-la.
E demonstra também que temos sido treinados para gostar do que todo mundo conhece.
Se uma atriz é muito comentada, se uma peça é muito badalada, se uma música é muito tocada no rádio, estabelece-se que elas são um sucesso e ninguém questiona.
São consumidas mais pela insistência do que pela competência, enquanto que competentes sem holofotes passam despercebidos.
Gostaria muito de ter circulado pela estação de metrô em que tocava Joshua Bell.
Não por admirá-lo: pra ser franca, nunca ouvi falar deste cara.
O que eu queria era testar minha capacidade de encantamento sem estímulo prévio.
Se ainda consigo destacar o raro sem que ninguém o anuncie.
Tenho a impressão de que eu pararia para escutá-lo, mas talvez eu esteja sendo otimista.
Vai ver eu também passaria apressada, sem me dar conta do tamanho do meu atraso.

Martha Medeiros


Aida tem os link1 e link2.

Comentários