30 de setembro de 2009

Pure Blonde Beer | Amor Pombas

Adorei esse comercial para a cerveja australiana Pure Blonde Beer.
Ideia criativa, nova, que não apela para mulheres sedutoras, jingle animado ou homens no bar.
E o melhor é a surpresa final...

Agência: Clemenger BBDO :: Melbourne :: Austrália
Diretor de Criação: Emma Hill, Josh Robbins
Direção de Arte: Josh Robbins
Redação: Emma Hill
RTVC: Sonia Von Bibra
Produtora: The Sweet Shop
Diretor: Steve Ayson

Sem Demora

Mais uma campanha que se inspira na arte de Escher (que eu sou apaixonado). Desta vez para divulgar o Inhotim, maior museu de arte contemporânea em céu aberto.
Ilustração + conceito + criação = campanha nota 10.
Tìtulo: "The longer it takes to see a problem, the less time there is to solve it."
Clique nas imagens para ampliar. Vale a pena.


Agência: Filadélfia :: Belo Horizonte
Direção de Criação: Dan Zecchinelli
Direção de Arte: João Paz
Redação: Leandro Neves
Ilustrador: Aderson Fagundes

Pink Ribbon Magazine

Filme bem legal, com um ótimo texto para mostrar que a revista Pink Ribbon apoia a campanha contra o câncer de mama.

Agência: GREY Amsterdam
Direção de Criação: Colin Lamberton; Seyoan Vela
Criação: Pieter van den Heuvel; Ecco Vos
Diretor: Chris Palmer
Produtora: Gorgeous Enterprises
Produção: Rupert Smythe
RTVC: Pirke Bergsma; Marije de Graaf
Diretor de Fotografia: Nadia Marquard-Otzen
Pós-produção: Framestore
Editor: Jonathan Scarlett

Embalagem com estilo


Muito bonitas, criativas e estilosa a embalagem da loja Habitat, de Kansas.
Além de chamarem a atenção, elas divulgam as peças top da coleção.
E tem mais, para fechar com chave de ouro, o interior é forrado com uma textura toda feita com polaroids tiradas por clientes da própria loja.

Impondo Respeito

Conceito forte e adequado que foi facilmente transformado em peças impressas para a Subaru.
Deu vontade de ver isso em comercial.



Agência: DDB Toronto
Diretor de Criação: Andrew Simon
Diretor de Arte: Todd Mackie
Redator: Denise Rossetto

Arial & Helvetica

Se você gosta de fontes já deve ter ouvido falar nas famílias Helvetica e Arial. E também na enorme disputa entre as duas pela preferência geral.
Esse quadro que achei na internet mostra as diferenças entre elas.

obs: eu não costumo usar muito nenhuma das duas, mas prefiro a sobriedade original, neutra e polivalente da Helvetica.

Arquitetura em Papel

Simplesmente de babar o trabalho do artista Ingrid Siliakus.
Não sei como, mas tudo isso é feito de papel.






Veja mais aqui.

Cilada com Alternativa

Muito legal essa ação de lançamento da nova temporada de Cilada, série do Multishow com Bruno Mazzeo. De maneira simples e divertida ela usa os recursos do YouTube somado ao roteiro bem humorado característico do programa.
No estilo "Você Decide", você escolhe como Bruno deve terminar seu namoro com Débora.
Exemplo de que é possível divertir e divulgar ao mesmo tempo.
obs: vale a pena assistir todos os finais.

Cigarro Assassino

Ao mesmo tempo que achei essa peça agressiva, achei bastante sutil. Não sei se todo mundo vai perceber.
"Passive smoking kills innocent lives." (Fumo passivo mata vidas inocentes)

Agência: Pratisaad Communications :: Pune :: Índia
Direção de Criação: Abhijit Joag
Direção de Arte: Nasir Sheikh, Rajesh Kedare
Redação: Rajesh Kedare

29 de setembro de 2009

Pergunta Teatral

Tenho percebido que cada vez mais o texto tem se integrado com imagem para cativar o leitor.
Em alguns casos, como esse, o texto vira a imagem.
Adorei essa campanha para o Teatro Procópio Ferreira em SP. Tem humor, criação, ilustração, humor e "casos da vida real".
"Everybody's been an actor someday."



Agência: Escala DDP :: São Paulo
Direção de Criação: Getulio Albrecht
Direção de Arte: Renan Bulgari, Elder Caldeira
Redação: Heitor Bisi
Ilustrador: Renan Bulgari

Milagres Acontecem

Você acredita que milagres podem acontecer?
Deficientes físicos voltarem a andar, por exemplo.
A ironia da pergunta é o motivador conceito deste comercial criado para a Comisión Especial de Discapacidad (Comissão Especial sobre Deficiência – Congresso Nacional do Perú) que trata da falta de respeito que muitas pessoas têm sobre as vagas reservadas aos deficientes físicos.
O texto que finaliza o vídeo é clara e ácida: “pedimos respeito, não milagres”.
Achei tudo sensacional!

Agência: PragmaDDB
Diretor de Criação: Ricardo Chadwick, Alvaro Naddeo, Emilio Diaz
Redação: Alvaro Naddeo, Emilio Diaz, Lúben Petkoff
Produção: Claudia Quintana
Produtora: Cine70
Diretor: Jorge Pablo "JP" Quiroz

visto no blogcitário

Frases

Cerveja e Mulher

Anúncio voltado somente ao público masculino da cerveja Guinness.
Bonito trabalho de montagem dos copos.
"Whats on your mind?"

Charis Tsevis | Mosaicos criativos


Charis Tsevis é um artista grego que cria esses mosaicos super bonitos, modernos e criativos.
Entre seus clientes estão a revista Time e Sports Illustrated, a rede de lojas IKEA e Toyota.
O curioso é que Tsevis não faz sua arte o dia todo, ele é professor em tempo parcial e colunista regular de algumas revistas de design na Grécia.





Raízes

Bela peça da Unimed para mostrar a consequência do desmatamento.
"Uma árvore nunca é arrancada sozinha."

Agência: W/ :: RJ
Direção de Criação: Washington Olivetto, Fábio Saboya
Criação: Marcelo Lobo e Renata Raggi
Fotografia: Ricardo Cunha
Ilustração: Renato Alvim
Produção Gráfica: Alfredo Marques
Tratamento de Imagem: Vanessa Rosa, Flávio Guerra
Manipulação Digital: Filé com Fritas
Mídia: Simone Mesquita
Atendimento: Márcio Borges, Bianca Fernandes
Aprovação: Mauro Madruga e Almir Gentil

28 de setembro de 2009

Cadillac | Re-Ignition

O novo filme da Cadillac faz alusão ao lançamento de foguetes. E para isso dá um show de produção.

Agência: Modernista! :: Boston
Direção de Criação: Will Uronis, Dave Weist
Produtora: Gorgeous @ Anonymous Content :: London
Diretor: Peter Thwaites
Editor: Rick Lawley @ The Whitehouse
Colorista: Adam Scott
Efeitos Especiais: The Mill
Computação Gráfica: Daniel Marum, Hitesh Patel, Miguel Bilbao
Design de Som: Stimmung / Gus Koven

Peladões

É nonsense, mas mesmo assim achei bem diferente a maneira de mostrar o efeito do detergente de roupas Gain.
"Your clothes were never there."


Agência: Lapiz :: Chicago :: EUA
Direção de Criação: Jose Funegra, Maria Bernal
Direção de Arte: Maria Bernal, Jorge Pomareda
Redação: Jose Funegra, Carlos Bretel
Fotógrafo: Buenavista Fotografía

Filme porrada

Esse filme tem como alvo os homens fumantes com uma mensagem clara: você não seria agredido ser reagir, então porque deixar o cigarro fazer isso internamente?
O filme é bastante agressivo? Sim, é. Causa repulsa? Sim, causa.
E daí, o objetivo é alertar e tirar o target da zona de conforto.
Achei muito legal.
Qual a sua opinião?

Agência: Dr Foster :: London
Redação: Huw Rowlands
Direção de Arte: Joanna Mawtus
Diretor: Rankin e Chris Cottam
Produtora: HSI
Editor: Gareth McEwen
Pós-produção: Prime Focus
Pós-produção de Áudio: Blue Post

Nova lata Guinness



Na esquerda a antiga e na direita a nova lata da Guinness, redesenhada pelo estúdio JKR.
Difícil alterar algo que é tão lembrado pelo design de sua embalagem, mas achei o resultado atingido bem bonito.
O destaque na harpa dourada deu diferenciação, percepção de qualidade e simplicidade.

Happy Roses


Eu adoro flores. E fotografia também.
Aqui você vê uma galeria da marca Happy Roses, que possui um processo para alterar a cor das pétalas.
Achei ao mesmo tempo lindo e artificial. Gosto como foto, mas não sei se usaria como decoração...






Vídeo Tipográfico

Esse vídeo foi criado para a abertura do 5º Typophile Film Festival pelos alunos da Brigham Young University.
O evento acontece em São Francisco, e seleciona os melhores vídeos que tratam sobre o tipografia.
De maneira belíssima mostra como os 5 sentidos influenciam na nossa criatividade.

Vozes

Esse anúncio é bem antigo, mas sempre que mostro em sala de aula gosto dele mais um pouco.
Simples, inteligente e com conceito forte.
Criação da Contemporânea do Rio de Janeiro para a ABP.
Achei que vocês fossem gostar de ver.

25 de setembro de 2009

CineDica do Pels

Assisti esse filme novamente essa semana e continuo achando-o excelente.

BELEZA AMERICANA
Lester Burham não aguenta mais sua vida: sua esposa Carolyn o odeia, sua filha Jane o despreza, seu chefe está prestes a demiti-lo, o que mais pode faltar?
Tudo muda ao conhecera amiga de sua filha Angela Hayes.
Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Quanto mais livre ele se torna, mais feliz fica - o que irrita, na mesma proporção, sua mulher e filha. Mas Lester Burnham está prestes a aprender que a tão desejada liberdade tem um preço bastante alto.
Beleza Americana conta uma história comovente e engraçada através da vida num típico subúrbio americano.
Filme de estreia do diretor Sam Mendes com Kevin Spacey, Annette Bening, Peter Gallagher, Wes Bentley e Mena Suvari.

Curiosidades
- American Beauty (o título original) é um tipo de rosa muito cultivada nos Estados Unidos, com uma peculiaridade: ela não possui espinhos nem cheiro, uma metáfora sobre o vazio do americano comum.
Premiação
- faturou o Oscar de melhor filme, melhor ator, melhor direção, melhor roteiro original e melhor fotografia.
Pipoca na mão e bom filme?

Pensa Rápido

Quando a ideia é boa não precisa de enrolação nem verbas astronômicas.
Olha só a ideia deste comercial. De primeira não acreditei, revi mais umas 3 vezes. Depois achei genial!

Agência: Euro RSCG :: Zurique :: Suíça
Produtora: Gap Films :: Munique :: Alemanha
Diretor: Frank Devos (Caviar)

Roupa Sofredora

Eu sei que é maldade postar essa campanha na entrada de um fim de semana, mas mesmo assim fica o recado.
"It's about time." (Já é hora) para a Gold´s Gym.



Agência: Jotabequ :: San José :: Costa Rica
Direção de Arte: Héctor Acuña
Redação: Osvaldo Baldi
Fotógrafo: Noelia Badilla

Duracell | Bunny Fusion

Produção caprichada para vender as baterias Duracell. Os famosos coelhinhos cor de rosa abandonaram a fofura e ganharam peso.

Agência: Ogilvy :: Paris
Direção de Criação: Nick Hine
Direção de Arte: Antoaneta Metchanova
RTVC: Caroline Petruccelli
Produtora: Chuck & Lulu, Paris
Diretor: Pleix
Música: Apollo Studios, Montreal

Passividade

Eu nem sabia que existia, mas no dia 22 foi comemorado o Dia do Amante.
Aproveitando a data o gel lubrificante íntimo Semina veiculou o anúncio abaixo.

Agência: GNova
Redação: Gabriel Gil
Direção de Arte: Alexandre Collares
Direção de Criação: Amaury Bali Terçarolli e Carlos Castelo
Aprovação: Geraldo Mattar

Puma + Ferrari

A equipe da Puma fez um trabalho incrível transformando roupas da marca num mocelo Ferrari de fórmula 1.

Massa Segura

Muito legal essa campanha das massinhas Play-Doh.
O tema segurança muito bem trabalhado, sem ser agressivo.