Televisão é uma Droga

Gostei muito! E você?

Comentários

Henrique Rossi disse…
Ah, vamos combinar que o único apelo do vídeo é remeter ao contínuo esforço pela programação provocativa...

Qualquer um que tenha lido qualquer livro de Marshal MacLuhan está familiarizado à ideia de que a tv é um meio "frio", ou seja, não funciona sem a nossa contínua (e ativa) participação. MacLuhan demonstra, com muita propriedade, que se a tv não tiver uma programação de enorme apelo é impossível prestar-lhe atenção. Não se dá o mesmo com o cinema, que é um meio "quente". O que acontece quando tentamos prestar atenção em alguma outra que não a tela durante a projeção de um filme? É praticamente impossível perceber o que se passa a nossa volta em meio àquela escuridão.

Tanto é assim que qualquer pessoa de maior erudição consegue viver perfeitamente bem sem televisão. Ainda que profissionais extremamente talentosos se empenhem ao máximo em obter nossa atenção, é impossível se apelar a todos os públicos ao mesmo tempo. Tanto que sendo prioritariamente um meio de massa, a tv tem de favorecer farto conteúdo com as boçalidades nacionais, como axé, exames de dna e outra bizarrices.

Quem lê livros vê pouca tv. É uma equação extramemente simples. A tv pode relinchar à vontade. É fácil ignorá-la quando se tem neurônios..