CineDica do Pels

A dica de hoje é uma homenagem ao escritor português José Saramago, que morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos. Único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, é autor de "Ensaio sobre a cegueira", livro que originou o filme abaixo.
Um filme bonito e que provoca uma reflexão.

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade.
Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país.
À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.
Dirigido por Fernando Meirelles, com Mark Ruffalo, Julianne Moore, Alice Braga, Gael García Bernal, Danny Glover entre outros no elenco.

Curiosidades
- Uma das exigências feitas por Saramago para vender os direitos de adaptação é que não fosse possível reconhecer em qual país a história se passa o filme.

Pipoca na mão e bom filme!

Comentários

Henrique Rossi disse…
Compreendo q haja motivos literários para se admirar Saramago, mas não compreendo que se o admire pelas coisas em q acreditava.

Saramago apoiou incondicionalmente o regime assassino de fidel castro. Mesmo após uma manifestação pública de repúdio por uma série de assassinatos políticos, Saramago voltou atrás e afirmou-se apoiador do regime mais assassino do mundo em relação a população total de um país.
Henrique Rossi disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
daniel pels disse…
Henrique,
em nenhum moento disse que apoio esse postura radical do escritor, apenas que gostei desse filme baseado em obra de sua autoria. Não leva as coisas tão "na ponta da faca". Abs
Henrique Rossi disse…
Menos mal! rs.. Adoro seu blog.

Meu mundo ideal não inclue pessoas que, como Saramago, pregam e exercem o aniquilamento total do diferente. Por isso, diante de ameaças graves à liberdade e à beleza, é meio difícil não ficar "na ponta da faca"! rs..