Depois que você se forma ou começa a trabalhar com publicidade, começa a se incomodar com as pessoas que acham que publicitário é sinônimo de “marqueteiro” e vice-versa. Chegou a hora de definir o que é Marketing e o que torna essa área diferente do mercado publicitário.
O profissional de marketing tem capacidade de criar estratégias com objetivo de satisfazer os desejos e necessidades do consumidor. Envolve da logística até a definição do preço para construir valores e tornar os benefícios do produto mais claros ao público-alvo. Se o Marketing fosse um polvo, a Publicidade seria um dos seus tentáculos.
Para ilustrar melhor, vamos considerar um cara que está se preparando para a balada. O objetivo do rapaz é conquistar uma garota. Para isso, ele usa de forma inconsciente algumas estratégias de Marketing (que muitos chamam de “marketing pessoal”): roupas de marca, perfume caro, cabelo com gel (opcional) e um carro. A cantada faz o papel da Publicidade: tem que ser boa e criativa o suficiente para vender o produto (o cara) e não espantar o público-alvo.
Para o produto ou serviço ter sucesso no mercado é necessário que as duas áreas andem juntas, já que se uma for ruim o desempenho da outra será afetado. Talvez seja por isso que o seu amigo, vizinho ou parente acham que “publicitário trabalha com marketing”. É como se estivéssemos diante de dois gêmeos, mas depois de uma boa análise as diferenças são evidentes.
por Caio Costa, no Blogcitário
Comentários