20 de junho de 2013

O Que Pode Ser Feito na Capa do Facebook

Estava pesquisando e encontrei esse texto. Achei bem explicativo, gostei e compartilho (na verdade eu copiei quase na íntegra do www.ifb.com.br.
Vale, e muito, a leitura e conhecimento.
obs: tenho visto tanta coisa errada que não sei se o Facebook, ou seja quem for, tem controle sobre tudo isso.

Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas
Por mais que os usuários do Facebook estejam se deparando com soluções cada vez mais criativas das marcas com o novo layout da rede social, um estudo revelou que pouco importa o que é feito com a imagem de capa. A Simple Usability usou tecnologia de eye-tracking (rastreamento ocular) para detectar o que mais chama a atenção dos internautas quando eles visitam uma página corporativa no Facebook. O resultado mostra que, ao invés de notarem uma intervenção bem feita, muitos pensam que a imagem de capa é um banner publicitário, por isso fogem dele rolando a barra para baixo rapidamente. Outra revelação é a de que não adianta fixar uma postagem, pois os usuários costumam não perceber que há algo destacado na página. Assim como deixam passar a existência de aplicativos, uma vez que o novo layout esconde algumas coisas e só as mostra depois de o interessado clicar em uma setinha (pouco notada).
Outro ponto negativo é o “sobre”, que também está um pouco mais escondido – os usuários respondem melhor a links aparentes; não subjetivos, como é o caso. O lado bom é que a maioria se interessa pela linha do tempo, porém, ao navegar pelos meses, boa parte se confunde.

O que é proibido na capa das páginas no Facebook

Ontem um contato no meu Facebook resolveu atualizar sua capa divulgando seu novo projeto. Na imagem da capa telefone, chamadas promocionais e se não bastasse aproveitou e pelos comentários foi citando o nome de vários de seus contatos, pra mim um modo bem invasivo e desesperado de tentativa de divulgação, infelizmente uma atitude corriqueira de quem não conhece as regras do Facebook.
Veja abaixo algumas dicas para que você não corra o risco de perder seu perfil/página ou mesmo queimar a imagem do seu cliente ou da sua empresa
1. Nada de informações sobre compra. Ou seja, é proibido falar sobre “30% de desconto” e “compre agora o nosso lançamento”. Esse espaço é conceitual, para mostrar a personalidade da sua marca. O Mark não quer que você use esse espaço para ser um outdoor.
2. Informações de contato. O seu endereço físico, o endereço do seu website ou o seu telefone, nada disso pode aparecer. O About (Sobre) da página serve pra isso.
3. Referências a funções e ações no Facebook. Nada de falar sobre “Dê um Curtir agora” ou “compartilhe o nosso conteúdo”. Menções a qualquer funcionalidade criadas pelo Facebook estão terminantemente proibidas na Cover (capa).
4. Calls to action (chamados para ação). Você não poderá colocar textos como “Fale para os seus amigos”, “compre agora”, “participe” ou coisas do tipo. Em suma, nada de verbos no imperativo.

Achou complicado? Vamos ilustrar então:

Não pode ter PREÇO…
capa proibida facebook06 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

ou INFORMAÇÃO DE COMPRA (sim, a imagem abaixo tem mais de 1 erro)
capa proibida facebook03 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Não pode colocar ENDEREÇO DO SITE, e-mail…
capa proibida facebook01 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Nem ENDEREÇO de correspondência (físico) que devem ser incluídas na seção “SOBRE” da Página
capa proibida facebook05 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Referência a recursos do Facebook como “Curtir ou Compartilhar” ou uma SETA apontando da foto da capa para um desses recursos.
capa proibida facebook02 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Chamadas para ação (verbos no imperativo) como “compre já” ou “informe os amigos” (participe, compartilhe etc)
capa proibida facebook04 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Vamos ver exemplos de quem faz tudo certinho?
Começando por quem mostra o seu produto:
capa correta facebook03 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Quem mostra coisas relacionadas ao seu público-alvo
capa correta facebook01 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

E quem comemora os seus milhões de fãs na página
capa correta facebook02 Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

Não se esqueça que capa de página no Facebook não é lugar de anúncio tipo supermercado de varejão se inspire nas páginas de GRANDES empresas, antes de fazer sua capa consulte sempre os termos de páginas do Facebook.

fb cover image rules Imagem de capa do Facebook é irrelevante para marcas

fonte: www.adnews.com.br | digitaisdomarketing.com.br | www.nitrum.com.br

Nenhum comentário: