Todo mundo sabe que ir ao mercado pode ser sinônimo de gastar mais do que precisa, pois dificilmente as pessoas se limitam a comprar apenas o que está na lista. Mas você sabia que isso pode não ser inteiramente sua culpa? Os supermercados utilizam-se de alguns truques bastante eficientes para instigar o consumidor a comprar mais.
Em entrevista ao site americano MarketWatch, o especialista em consumo Martin Lindstrom, fez uma relação de tudo que faz com que você compre mais dentro de um supermercado. Confira abaixo e aprenda a fugir das ciladas:
1 - O carrinho de compras – Quem diria que um dos principais vilões do supermercado já seria de cara o item mais utilizado para as compras? Pois é isso mesmo: Quanto maior, melhor. As pessoas tendem a acreditar que compraram pouca coisa quando o carrinho gigantesco está semivazio e acabam pegando mais.
2 - Sentido anti-horário - Muitos supermercados possuem uma estrutura que faz com que o consumidor ande por eles no sentido anti-horário com os principais produtos à direita. Isso acontece porque a maioria da população é destra e acaba pegando mais itens com a mão direita do que com a esquerda.
3 - Produtos frescos e flores na entrada – Já se perguntou porque muitos supermercados disponibilizam flores e frutas logo na entrada? Isso transmite a ideia de que todos os produtos do local estão frescos e isso incentiva as compras.
4 - Itens mais vendidos possuem preços atraentes - Os supermercados fazem com que os itens mais vendidos tenham preços menores, enquanto os outros produtos compensam com preços “normais”. Esta artimanha faz com que o cliente acredite que o local vende tudo por preços atrativos.
5 - Promoções atrativas – Promoções do tipo "pague 10 e leve 11" não são vantajosas quando você só precisa de uma unidade daquele produto. Isso é apenas uma maneira de fazer com o que o consumidor leve para casa coisas a mais do que precisa e, obviamente, gaste além da conta.
6 - Filhos – Quem tem filho sabe que levar os pequenos para o supermercado é um desafio. Rapidamente eles se cansam e aceleram a permanência dos pais no local. Para evitar que isso aconteça, muitos supermercados oferecem carrinhos de compras em formatos que agradam as crianças e as distraem. Além disso, os filhos acabam pedindo tudo que veem e, claro que é justamente isso que os supermercados desejam.
7 - A posição dos elementos mais comprados – alguns dos elementos mais comprados em uma lista, como ovos e pães, estão sempre distantes. Isso obriga o consumidor a andar pelo supermercado e escolher coisas que não seriam compradas de outra forma.
8 - Umidificador de vegetais - muitos supermercados usam umidificadores para fazer com que vegetais estejam mais frescas na hora de serem escolhidas. Isso lhe dá a impressão de que esse item realmente é mais fresco.
A revista Galileu fez este vídeo onde mostra como os estabelecimentos fazem as pessoas comprarem mais e criam ideias sedutoras aos olhos das crianças.
Importante para quem estuda e trabalha com marketing.
via catracalivre e Galileu
Em entrevista ao site americano MarketWatch, o especialista em consumo Martin Lindstrom, fez uma relação de tudo que faz com que você compre mais dentro de um supermercado. Confira abaixo e aprenda a fugir das ciladas:
1 - O carrinho de compras – Quem diria que um dos principais vilões do supermercado já seria de cara o item mais utilizado para as compras? Pois é isso mesmo: Quanto maior, melhor. As pessoas tendem a acreditar que compraram pouca coisa quando o carrinho gigantesco está semivazio e acabam pegando mais.
2 - Sentido anti-horário - Muitos supermercados possuem uma estrutura que faz com que o consumidor ande por eles no sentido anti-horário com os principais produtos à direita. Isso acontece porque a maioria da população é destra e acaba pegando mais itens com a mão direita do que com a esquerda.
3 - Produtos frescos e flores na entrada – Já se perguntou porque muitos supermercados disponibilizam flores e frutas logo na entrada? Isso transmite a ideia de que todos os produtos do local estão frescos e isso incentiva as compras.
4 - Itens mais vendidos possuem preços atraentes - Os supermercados fazem com que os itens mais vendidos tenham preços menores, enquanto os outros produtos compensam com preços “normais”. Esta artimanha faz com que o cliente acredite que o local vende tudo por preços atrativos.
5 - Promoções atrativas – Promoções do tipo "pague 10 e leve 11" não são vantajosas quando você só precisa de uma unidade daquele produto. Isso é apenas uma maneira de fazer com o que o consumidor leve para casa coisas a mais do que precisa e, obviamente, gaste além da conta.
6 - Filhos – Quem tem filho sabe que levar os pequenos para o supermercado é um desafio. Rapidamente eles se cansam e aceleram a permanência dos pais no local. Para evitar que isso aconteça, muitos supermercados oferecem carrinhos de compras em formatos que agradam as crianças e as distraem. Além disso, os filhos acabam pedindo tudo que veem e, claro que é justamente isso que os supermercados desejam.
7 - A posição dos elementos mais comprados – alguns dos elementos mais comprados em uma lista, como ovos e pães, estão sempre distantes. Isso obriga o consumidor a andar pelo supermercado e escolher coisas que não seriam compradas de outra forma.
8 - Umidificador de vegetais - muitos supermercados usam umidificadores para fazer com que vegetais estejam mais frescas na hora de serem escolhidas. Isso lhe dá a impressão de que esse item realmente é mais fresco.
A revista Galileu fez este vídeo onde mostra como os estabelecimentos fazem as pessoas comprarem mais e criam ideias sedutoras aos olhos das crianças.
Importante para quem estuda e trabalha com marketing.
via catracalivre e Galileu
Comentários