Em épocas de digital, online e iTudo, uma peça pequena ainda mantém sua importância em ambientes corporativos: o cartão de visitas.
Os cartões de visitas são tão eficientes quanto seus concorrentes digitais – você entrega o cartão e o seu novo conhecido sabe quem você é e como entrar em contato. “Mesmo hoje, as pessoas adoram ver seu nome impresso”, diz Rob Schlacter, vice-presidente de serviços comerciais e de qualidade da rede Staples.
Quando as pessoas trocam cartões, transferem mais do que dados de contato, passam também impressões e histórias. O cartão de visitas do diretor-executivo da iStrategyLabs, Peter Corbett, empresa de marketing digital sediada em Washington, é preto fosco e não dá para escrever nele. Quando ele dá seu cartão para alguém, no geral a pessoa diz: “Ei, não consigo escrever aqui”. É a deixa para que ele diga que, quando trabalhou no Japão, percebeu que não era educado escrever alguma coisa num cartão de visitas.
“O cliente fica sabendo um pouco mais a meu respeito”, diz ele. “Acho que hoje as pessoas são mais visuais. Posso não me lembrar exatamente o nome de alguém, mas acabo me recordando do cartão que ela me deu, tinha uma árvore verde e fundo azul. Então, procuro e encontro exatamente aquele, com a árvore verde. Daí é só ligar”.
Apesar de pequeno, o cartão exige conhecimento e muita técnica para ser criado e produzido. Veja abaixo motivos pelos quais você deve ter um cartão de visitas.
É a primeira impressão
Muitas vezes o cartão é o primeiro e único contato com sua empresa e a percepção sobre uma pessoa ou empresa é criada nesses primeiros momentos. Certamente você não quer passar uma imagem amadora, descuidada ou antiprofissional. Por isso a criação e a qualidade técnica (papel, cores, impressão) farão a diferença.
Faz parte de sua imagem institucional
Ter um bonito cartão de visitas mostra profissionalismo e a importância que você confere à sua empresa. Além de conter seus dados de contato, é um ato de socialização e dá credibilidade.
Possibilita ser original
Quem não deseja ser original? O cartão permite marcar essa diferença positiva desde o início. Se você já demonstra cuidado e criatividade no cartão, imagine o que pode oferecer por seus clientes.
Fácil de carregar e entregar
Seu formato é o ideal para levar na carteira, entregar seus contatos e arrancar um elogia logo de início. Tenha-o sempre em mãos, afinal você nunca sabe quando virão as oportunidades.
Marketing direto + Network
Seu cartão é uma peça de marketing direto, entregue cara a cara. Tem a vantagem de reunir todos os seus contatos (celular, e-mail, site, redes sociais) em um único lugar. Além de ser fundamental para construir seu network.
Baixo custo
Produzir bons cartões tem valor bastante acessível, é investimento (não custo) e se encaixa em qualquer orçamento. Não existe desculpa para não ter um.
Mas nosso mundo não é online?
Um cartão físico gera lembrança, é tátil e você concorda comigo que interromper uma reunião, sacar o smartfone para compartilhar contatos, enviar mensagem ou tirar uma foto não é nada simpático.
Já falamos que o cartão de visitas é a primeira impressão, sua ou de sua empresa, então imagine o que pensarão se o seu cartão for impresso em jato de tinta, com as bordas serrilhadas ou corte torto! Com certeza não é essa a imagem que você quer deixar pra trás.
De tão importante que é, Jay Conrad Levinson listando as 100 principais armas do marketing de guerrilha, coloca o cartão de visita na 9º posição para divulgar seu serviço, produto ou site.
Sobre a entrega
Não existe regra sobre o momento exato para oferecer ou realizar a troca de cartões, porém costumes antigos como dobrar uma das pontas ou riscar seu sobrenome com caneta estão em desuso.
Concluindo: seu cartão deve ser bonito, com informações dispostas de forma organizada e representar o que você ou sua empresa oferece. Trate-o com carinho, afinal ele carrega o logotipo de sua empresa. Em inglês chama-se “business card”, reforçando sua importância para a companhia e fechamento de novos negócios.
O que você está esperando? Está na hora de criar o seu cartão ou, se já o tem, revisar e atualizar os conceitos. Nesse link encontra várias ideias de cartões criativos para se inspirar: https://goo.gl/D12q7F
Converse com sua agência de comunicação ou contrate um designer competente para juntos avançarem e desenvolverem seu cartão de visita em sintonia com suas pretensões e com unidade aos materiais gráficos já existentes (envelopes, pastas, papel timbrado).
Bom negócios!
Daniel Pels - publicitário, Diretor de Criação da Via Comunicação e professor da UNESA.
Os cartões de visitas são tão eficientes quanto seus concorrentes digitais – você entrega o cartão e o seu novo conhecido sabe quem você é e como entrar em contato. “Mesmo hoje, as pessoas adoram ver seu nome impresso”, diz Rob Schlacter, vice-presidente de serviços comerciais e de qualidade da rede Staples.
Quando as pessoas trocam cartões, transferem mais do que dados de contato, passam também impressões e histórias. O cartão de visitas do diretor-executivo da iStrategyLabs, Peter Corbett, empresa de marketing digital sediada em Washington, é preto fosco e não dá para escrever nele. Quando ele dá seu cartão para alguém, no geral a pessoa diz: “Ei, não consigo escrever aqui”. É a deixa para que ele diga que, quando trabalhou no Japão, percebeu que não era educado escrever alguma coisa num cartão de visitas.
“O cliente fica sabendo um pouco mais a meu respeito”, diz ele. “Acho que hoje as pessoas são mais visuais. Posso não me lembrar exatamente o nome de alguém, mas acabo me recordando do cartão que ela me deu, tinha uma árvore verde e fundo azul. Então, procuro e encontro exatamente aquele, com a árvore verde. Daí é só ligar”.
Apesar de pequeno, o cartão exige conhecimento e muita técnica para ser criado e produzido. Veja abaixo motivos pelos quais você deve ter um cartão de visitas.
É a primeira impressão
Muitas vezes o cartão é o primeiro e único contato com sua empresa e a percepção sobre uma pessoa ou empresa é criada nesses primeiros momentos. Certamente você não quer passar uma imagem amadora, descuidada ou antiprofissional. Por isso a criação e a qualidade técnica (papel, cores, impressão) farão a diferença.
Faz parte de sua imagem institucional
Ter um bonito cartão de visitas mostra profissionalismo e a importância que você confere à sua empresa. Além de conter seus dados de contato, é um ato de socialização e dá credibilidade.
Possibilita ser original
Quem não deseja ser original? O cartão permite marcar essa diferença positiva desde o início. Se você já demonstra cuidado e criatividade no cartão, imagine o que pode oferecer por seus clientes.
Fácil de carregar e entregar
Seu formato é o ideal para levar na carteira, entregar seus contatos e arrancar um elogia logo de início. Tenha-o sempre em mãos, afinal você nunca sabe quando virão as oportunidades.
Marketing direto + Network
Seu cartão é uma peça de marketing direto, entregue cara a cara. Tem a vantagem de reunir todos os seus contatos (celular, e-mail, site, redes sociais) em um único lugar. Além de ser fundamental para construir seu network.
Baixo custo
Produzir bons cartões tem valor bastante acessível, é investimento (não custo) e se encaixa em qualquer orçamento. Não existe desculpa para não ter um.
Mas nosso mundo não é online?
Um cartão físico gera lembrança, é tátil e você concorda comigo que interromper uma reunião, sacar o smartfone para compartilhar contatos, enviar mensagem ou tirar uma foto não é nada simpático.
Já falamos que o cartão de visitas é a primeira impressão, sua ou de sua empresa, então imagine o que pensarão se o seu cartão for impresso em jato de tinta, com as bordas serrilhadas ou corte torto! Com certeza não é essa a imagem que você quer deixar pra trás.
De tão importante que é, Jay Conrad Levinson listando as 100 principais armas do marketing de guerrilha, coloca o cartão de visita na 9º posição para divulgar seu serviço, produto ou site.
Sobre a entrega
Não existe regra sobre o momento exato para oferecer ou realizar a troca de cartões, porém costumes antigos como dobrar uma das pontas ou riscar seu sobrenome com caneta estão em desuso.
Concluindo: seu cartão deve ser bonito, com informações dispostas de forma organizada e representar o que você ou sua empresa oferece. Trate-o com carinho, afinal ele carrega o logotipo de sua empresa. Em inglês chama-se “business card”, reforçando sua importância para a companhia e fechamento de novos negócios.
O que você está esperando? Está na hora de criar o seu cartão ou, se já o tem, revisar e atualizar os conceitos. Nesse link encontra várias ideias de cartões criativos para se inspirar: https://goo.gl/D12q7F
Converse com sua agência de comunicação ou contrate um designer competente para juntos avançarem e desenvolverem seu cartão de visita em sintonia com suas pretensões e com unidade aos materiais gráficos já existentes (envelopes, pastas, papel timbrado).
Bom negócios!
Daniel Pels - publicitário, Diretor de Criação da Via Comunicação e professor da UNESA.
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