30 de setembro de 2007

Agência sem publicitários


Uma agência de publicidade diferente: sem publicitários!
A Naked, sediada em Londre, é diferente por ignorar as ações de uma agência convencional; planejar, criar e veicular anúncios para seus clientes. A empresa, criada há sete anos, se limita ao planejamento criativo. A solução pode ir desde a criação de um produto à reformulação de uma embalagem ou layout do ponto de venda. Nenhum dos três fundadores da Naked é publicitário, assim como grande parte dos seus 170 funcionários. Mais da metade deles nunca atuou em outra agência. O variado grupo é composto por DJs, jornalistas, antropólogos e até um psicólogo criminal, além de alguns publicitários. A empresa atende grandes clientes com destaque para Coca-Cola, Nike, Sony e Nokia e conta com escritórios na Europa, EUA e Ásia.
A Naked ficou famosa por ser uma "usina de idéias", sejam elas bizarras, divertidas, ou principalmente incomuns. "As agências tradicionais transformaram-se em fábricas de anúncios e esqueceram que sua função é resolver o problema do cliente. Muitas vezes, a empresa só precisa de uma boa idéia para reposicionar seu produto" disse Will Collin, um de seus fundadores.
Luis Grottera, CEO da agência TBWA\BR, aconselha que métodos cautelosos sejam levados em conta para a adoção da proposta. "Os segmentos específicos estão crescendo aos olhos dos clientes. Entretanto, deve haver algum maestro para coordenar toda a ação publicitária. Caso contrário, há 90% de chances de perda de foco e dispersão no objetivo", afirma. E diz ainda que o mercado anunciante brasileiro ainda não está preparado para tal formato.
fonte: Adnews (enviado pela minha amiga Graça Taguti)

Pra mim isso é apenas uma maneira de conseguir divulgação. Todo mundo sabe a quantidade de não publicitários trabalhando em agências e seus múltiplos interesses além de propaganda. É redator lançando livro infantil; diretor de arte dirigindo videoclipes; planejamento escrevendo roteiros de curtas e por aí vai. Acho que atrai clientes pela inovação mas no "arroz com feijão" do dia-a-dia vai acabar faltando ou sobrando alguma coisa. Veremos...

No smoke

Achei bem legal essa campanha contra o fumo e o fumo passivo.
Visualmente impactante e com um forte conceito.


Agência: CHI and Partners, UK
Diretor de Criação: Ewan Paterson :: Redatores / Diretores de Arte: Simon Hipwell, Matt Pam
Fotógrafo: Paul Murphy:: Ilustrador: Ruth Ibbotson

29 de setembro de 2007

Steve Bloom - fotógrafo selvagem

Um fotógrafo bem estabelecido no mercado de artes gráficas da Inglaterra que, visitando seu país natal, a África do Sul, resolve encarar a vida precária e perigosa para fotografar a "vida selvagem".
Esse é Steve Bloom um artista que captura lindas imagens com paixão e comprometimento. Recentemente vi uma exposição e fiquei encantado.
Além de tudo, ele também é engajado em projetos de preservação da vida selvagem e meio ambiente.
Saca só as fotos do cara. Depois me responde: onde ele estava pra tirar essas fotos?

28 de setembro de 2007

Aos seus pés




A planta do pé, para chineses e egípcios, é a representação de todo o corpo humano. Essa é a reflexologia: técnica milenar de aplicar pressão com a ponta do polegar em pontos localizados na planta do pé que correspondem aos órgãos, glândulas e outras estruturas do organismo. Além de relaxar pode-se tratar TPM, dor de cabeça, nas costas e sonolência.
Sabendo disso, a Publicis Malásia criou o brilhante anúncio acima para vender um massageador para os pés.

Termina com a frase "Take care of your feet, take care of your body" (cuide dos seus pés, cuide do seu corpo).

Brincadeira séria


Quem viu o filme Super Size Me, de Morgan Spurlock, deve lembrar da cena onde ele mostra vários desenhos de personalidades famosas (entre elas presidentes americanos e Jesus) para crianças e nenhuma sabe quem são. Ao mostrar uma foto do Ronald McDonalds, todas sabem o nome do personagem.
Em seu programa o chef inglês Jamie Oliver vai até uma escola primária no subúrbio de Londres e mostra aipo, cebola, rabanete para as crianças, mas elas desconhecem os legumes e seus nomes. Ao mostrar somente os símbolos de redes fast food - Domino´s e McDonalds - as crianças respondem sem hesitar.
Será excesso de mensagens publicitárias? Descuido dos pais? Deseducação?
O joguinho ali de cima foi desenvolvido pela Atypyk. Igual aos joguinhos educativos de encaixe para crianças, porém com marcas famosas. Não sei se foi criado como brinde ou brincadeira, mas tenho receio da relação dessas crianças com as marcas e consumo no futuro. Desde criança submetidos a superexposição de grandes marcas.
É educativo ou lavagem cerebral?
Polêmica lançada, aguardo comentários.
Eu acho exagero demais.

NO CLICK


Já parou para pensar em quantas vezes ao dia você clica o botão do mouse?
Sites, orkut, blog, fotolog, Word, Photoshop, Corel, os intermináveis arquivos Power Point com lindas mensagens que recebemos por e-mail... Ufa!!!
O projeto DontClick, foi idéia do alemão Alex Frank e funciona assim mesmo: sem o clique. Toda navegação se dá apenas com o movimento do mouse.
Será que você consegue? Ou clicar é irresistível?
Clique aqui para acessar e teste sua capacidade de "não clicar". Se gostar deixe seu comentário.
obs: destaque para o mousewrap e para as estatísticas de cliques voluntário e involuntários.
Dica da revista Zupi.

Vira-volta

Anúncio da Audi para divulgar o novo A6 allroad. O mesmo recurso descrito no O Código Da Vinci, uma palavra vira uma ilustração e pode ser visualizada de dois lados. Chic (chique) de um lado, Wild (selvagem) de outro. O texto: "Apenas uma volta para descobrir sua natureza em dobro." Criação da DDB de Milão.

27 de setembro de 2007

Sonhando

Apesar do produto ajudar, as campanhas da Harley Davidson sempre têm uma novidade. Essa manda a gente "Parra de Sonhar".



Agência: FNL Communications :: Sydney, Australia
Diretor de Criação: Mike Miller :: Diretor de Arte: Kieran Antill :: Redator: Will Edwards
Fotógrafo: Andreas Bommert

Surpresa, surpresa!

Quem gosta de descobrir o final do filme/livro ainda no início? Festa surpresa, presente surpresa, amigo aculto...
O fator surpesa é forte aliado da criação. Ainda mais quanto consideramos as peças de nova mídia. Quando e onde menos esperamos somos atingidos. O ineditismo é que vai chamar a atenção. Veja as peças abaixo.

Criação da Saatchi & Saatchi da Nova Zelândia para divulgar Betty a Feia.

Poster de um Centro de acupuntura.

26 de setembro de 2007

A Sony conhece. A Sony confia.

Confiança.
É isso que eu espero que todo cliente tenha em sua agência de propaganda. Essa campanha da Sony foi muito divulgada e comentada, mas o que mais me chama a atenção é o quanto a empresa confia em sua agência para aprovar esses comerciais, lindos e criativos, que por sua vez fogem dos clichês. Não tem família feliz, não tem casal brigando pelo controle remoto, não tem dados técnicos da tv. Tem ousadia e uma produção fantástica.
Mas pra mim o filme é campeão por causa de uma elemento: CONFIANÇA.
A criação confiou em seu poder inovador. O atendimento confiou, apresentou e defendeu. O cliente, por fim, confiou e aprovou. A primeira vez que assiti, fiquei durante o filme imaginando, quem seria o cliente.
Note que o produto só aparece no final, mas nós já estamos tão cativados pelo conceito do filme que captamos a mensagem.
Filme: balls

Filme: paint


Vale também dar uma olhada no making of dos 2 comerciais.
Making of: balls (6:44)

Making of: paint (5:17)

Agência: Fallon London
Produtora: MJZ London
Trilha: “Heartbeats”, na voz de José Gonzales
Curiosidades: gravado em San Francisco, durante 2 dias de filmagens e utilizando 250.000 bolas coloridas. A captação da imagem principal exigiu o trabalho de 23 câmeras, segundo informa o site da Sony. Acredite: não houve a adoção de recursos de computação gráfica na finalização da obra. Ganhou o Leão de Ouro na categoria “Home eletronics & Audio-visual” em Cannes 2006.

24 de setembro de 2007

Quem não tem cão...

A Publicis da Malásia criou uma nova mídia para o Friskies sabor peixe.
Termina com "Real fish, real goodness".
Pela imagem no fundo parece ter sido colocada numa loja de peixes. Acho que deve ter provocado mais pena que desejo de compra. Concordam?

Publicis da Malásia

Logos: perigo!

Tudo começou porque estava procurando algo legal para colocar no primeiro post sobre logos, daí achei a logo que segue de uma farmácia no Japão. Não sei que tipo de remédios eles vendem por lá, mas o símbolo tem um péssimo duplo sentido.


E fui encontrando mais exemplos de logomarcas com duplo sentido (propositais ou não) ou com mensagem subliminar (se acreditam nisso).

Eu sempre falo da importância de contratar um bom profissional/agência/escritório na hora de solicitar criação de logos e identidades visuais.
Tem muito cliente que querendo pagar menos, contrata qualquer curioso despreparado e depois não sabe o que aconteceu de errado... Logomarca é coisa muito séria. Voltaremos ao assunto muito em breve.

Existe um site que lista várias logos com insinuações fálicas.

Comercial proibido do xbox

A sacada é boa, mas não foi veiculado. Será que promove a violência? Será que no Brasil passaria? Questões a serem discutidas. Eu gosto da idéia e da produção.

Peru 2007

Estive no início do ano no Peru. A viagem foi maravilhosa, conhecendo lugares incríveis e inimagináveis. Fiz esse vídeo com algumas das fotos que tirei. Confere aí!

Vagas e Oportunidades

De ontem (23/09/2007) no Boa Chance - O Globo:

Designer - Agência de Propaganda
Com experiência, domínio Corel / Photoshop. Enviar CV e portfólio para Av. Rio Branco, 115/701, CEP: 20.040-004/RJ.

Designer
Com experiência em criação e finalização de peças. Domínio Corel, Photoshop e Indesign. Conhecimento web desejável. CV, portfólio e pretensão salarial para: vagadesigner@infolink.com.br

Designer
Abstrato Comunicação & Design contrata. CV, portfólio e pretensão salarial para rh@abstratodaforma.com.br

Designer Gráfico
Corel Draw, vetorização e arte final, separação de cores. Photoshop, extração de imagem do fundo, tratamento de cor em CMYK e RGB. Enviar currículo com pretensão salarial para R. Augusto de Vasconcelos, 61 - Campo Grande - CEP 23050-340.

BOA SORTE!!!

21 de setembro de 2007

Jogo da Memória com fontes


O jogo é bem específico e para fanáticos por fontes.
Encontre os pares. Clique para jogar.

Proteção

Sempre existe uma maneira nova de vender um produto comum. Basta criar!
Criação da agência Advico Young & Rubicam, de Zurich.
camisinha = segurança + proteção



20 de setembro de 2007

Objetos com Design

Adoro objetos diferentes. Fico impressionado com a imaginação, criatividade e capacidade de produção desses caras. Isso é design solucionando problemas e criando desejos.
Essa bandeja ajuda os desajeitados e facilitar a vida depois de tomar umas e outras.
Bonita, colorida e ocupa pouco espaço. Quer mais?

The Far Side

Eu conheci a tira The Far Side através de uma professora do 2º grau. Desde então procuro e coleciono o trabalho deste cartunista/chargista. Seu humor ácido e irônico acaba fazendo a gente refletir.
Criador da tira, o americano Gary Larson é um dos mais vendidos nos Estados Unidos.
Com um traço simples, algumas vezes até grotesco, Gary Larson abusa da ironia e do surrealismo para criticar os hábitos e as tradições americanas. Muitas vezes, ele inverte as situações colocando animais em atividades e ações feitas por pessoas.
A série The Far Side levou o cartunista ao estrelato, foi publicada nos jornais americanos por 14 anos e foi traduzida em 17 línguas e publicada em 1900 jornais por todo o mundo.
Seguem dois cartuns.

Jovens criativos mostrem sua cara (e principalmente seu trabalho)


Se você é jovem, criativo, tem trabalho bom pra mostrar, essa é pra você.
As agências Havana, Binder/FCF+M, Script, Staff e 11/21, lançaram um site para que estudantes publiquem suas peças buscando estágios em criação.
Lá os estudantes colocam seus trabalhos e os diretores de criação das principais agências cariocas avaliam criando um ranking. Daí qualquer agência do mercado pode selecionar seus futuros criativos.
Bela iniciativa. Participem!

Eu moro no Brasil ou no Brazil?

Não sou totalmente contra o estrangeirismo, sou contra o excesso.
Já disseram que a Barra da Tijuca quer virar Miami, mas se o objetivo é esse, sugiro que dêem aulas de inglês de graça nas Avenidas e condomínios do bairro.
Junto ao New York City Center, Downton, Cittá, Ocean Front, UCI ("iúciái"), fotografei no WalMart a placa abaixo. O que será que eles têm contra o setor de jardim ou de plantas? Mas "GARDEM" é o fim!

Brincando na criação.

Campanha da loja de brinquedos Toy R Us pra comunicar que agora também vende os clássicos do cinema em dvd. Adequada, criativa e cheia de humor.



Ficha: Agência: Volcano Advertising :: Diretor de Criação: Glenn Jeffery
Diretor de Arte: Greig Watt, Jade Manning :: Redator: Cheryl Davies, Greig Watt
Ilustrador: Paul Vermuelen, George Greyling, Jade Manning, Rob Frew
Fotógrafo: Michael Knight, Hue Grey

A dor também some sem Doril.

Sacada bem legal para um comprimido contra dor de cabeça.


Ficha: Agência: Puerto Publicidad :: Santiago, Chile
Diretor de Criação / Redator: Fernando Goñi
Diretor de Arte / Fotógrafo: Roberto Carlos Medina

Ler • Ver • Ouvir

Pra quem não sabe, sou apaixonado pela obra do Tom Jobim. Pra mim um dos caras mais geniais que já viveram, junto com Gershwin (coloco num próximo post) e outros. A gravação contida neste cd e o dvd (comprei recentemente) é uma das últimas apresentações do Tom Jobim, gravada em setembro de 1993, em São Paulo, no Free Jazz Festival (hoje Tim Festival). Tom é acompanhado de feras como Joe Henderson, Herbie Hancock, Shirley Horn, Ron Carter entre outros.
Minhas faixas preferidas são "No More Blues", "A Felicidade", "Wave" e "Luiza" numa interpretação solo de Tom Jobim visivelmente emocionadíssimo. Nota 1.000!
dvd: Antonio Carlos Jobim: an all-star tribute
cd: Antonio Carlos Jobim and Friends

E como ontem eu visitei a Bienal de Livros, fica uma ótima dica de leitura sobre marcas, branding, identidade visual. Para ler e reler. Além do conteúdo, o livro é muito bonito.

Lovemarks, O futuro além das marcas. Kevin Roberts. MBooks

18 de setembro de 2007

Concursos (publicidade e foto)

Eis os concursos que estão rolando por agora.

11º Prêmio de Propaganda O Globo


Clube do Futuro (CCRJ)



1º Concurso Nacional Megaphoto


17 de setembro de 2007

Caps Lock INÍCIO

Demorou, mas aconteceu!
Depois de muita promessa, muita demora, coloco no ar meu blog.
Um pouco atrasado, mas confesso que grande parte foi culpa de maldita preguiça. Parte também foi pela demora na escolha do nome do blog. E como "em casa de ferreiro, espeto é de pau", não podia ser diferente.
Quantas vezes não fui solicitado por clientes para criar nomes. De lojas e empresas até promoções, mas quando
o cliente sou eu mesmo, tudo fica bem mais complicado. Mas deixa de enrolação na primeira postagem.

Esse blog é, na verdade, uma válvula de escape. Pretendo colocar aqui tudo que eu acho legal. Ao invés de ficar encaminhando e-mails, enviando scraps, ou ficar falando pessoalmente, tudo aquilo que acho interessante será postado aqui.

O nome CTRLPELS (pronuncia-se "controlpels") tem o objetivo de ser um atalho para publicidade, viagens, criação, design, cinema, música, internet, arte, novidades... ...além de dicas e oportunidades para alunos e interessados.

Peço paciência com minha inexperiência. Quem quiser mandar comentários, sugestões ou o que quer que seja, desde já eu agradeço.
bjs e abs