31 de agosto de 2009

Queimando dinheiro

Gostei de tudo. Do visual instigante, do tratamento bem feito, do conceito desenvolvido...
"Do you know how much you really spend on cigarettes?" (Você sabe quanto realmente gasta com cigarros?)
Se você fuma, já se fez essa pergunta?


Agência: Master Comunicacao :: São Paulo
Direção de Criação: Flavio Waiteman
Redação: Victor Afonso
Direção de Arte: David Keller
Fotógrafo: Alexandre Salgado, ArtLuz Studio

ANISTIA | Vida de Cão

Veja o novo filme da Anistia Internacional chamado "Vida de Cão".
O objetivo é destacar problemas que aumentaram muito com a crise econômica: a pobreza e a desigualdade social.
Em Portugal cada vez mais pessoas vivem na mais completa miséria e a distância entre esses e as camadas mais favorecidas cresce rapidamente - digo que não é privilégio dos lusitanos.
"Tenho que dizer que foi um dos briefings mais complicados que a Anistia nos ofereceu: o tema é difícil e falar sobre ele sem parecer paternalista ou sentimentalóide é complicado", comenta Marcelo Lourenço, brasileiro e diretor de criação da agência.
Joaquim de Almeida, famoso ator português ("Desesperado", "O Xangô de Baker Street"), aderiu ao projeto fazendo a locução do filme.
Curiosidade: o cão que estrela o comercial é um veterano. Ele é um dos cães mais requisitados para publicidade na Europa. Para participar desse comercial ele veio especialmente da Espanha.
Conceito, roteiro e direção excelentes!

Agência: Fuel
Criação: Marcelo Lourenço, Pedro Bexiga
Realizador: Rita Nunes
Director de fotografia: André Schankovsky
Director de arte: Artur Pinheiro
Guarda-roupa: Carlos Soares
Make-up: Rosarinho
Cão: ZOOCO
Telecinema: Light Film
Pós-produção: CEE

VW + Escher

Mais uma vez a obra de Escher inpirando os criativos.
Dessa vez para a VW.
Veja mais aqui.



Agência: DDB Nova Zelândia
Direção de Criação: Toby Talbot
Direção de Arte: Damian Galvin
Redação: Carlos Savage
Ilustrador: Brian Harrison
Retoque: Gordon Moir

Office Kid

Se as desculpas tipo pneu furado, morte da avó, batida do carro não colam mais aqui está a solução: The Office Kid.

Trata-se de um kit onde você pode ter a criança dos seus sonhos. O kit inclui: uma foto do seu filhote (você escolhe o estilo de filho que quiser), um desenho feito por uma criança de verdade e uma lista com desculpas para você faltar no trabalho.
Agora todos sabem que você tem um filhote e tem que levá-lo ao médico, pegá-lo no colégio, dar vacinas...
Empolgado? Encomende o seu aqui.
Era só o que faltava...

Faber-Castell no muro

Muito bem bolada essa instalação da Faber-Castell para divulgar os lápis de cor da Faber-Castell em escolas e universidades.
Alguns muros grafitados foram adesivados especialmente para gerar a ilusão de que os desenhos foram feitos com os lápis da marca.
Criação da agência Unitas/RNL de Santiago.

Choco mouse

Esse é ideal para os geeks, viciados em games ou mulheres de regime.
O "Choco mouse" é compatível com PC e Mac, e custa cerca de 24,95 libras.

Veja aqui.

Batalha sangrenta

Anúncios bem diferentes para o Merthiolate.


Agência: Leo Burnett Venezuela
Direção de Criação: Fabian Bonelli
Criação: Norberto Da Silva, Virgilio Flores, Alicia De Sousa, Mariana Ortega, Mafe Arroyo
Produção Gráfica: Magaly Mayo, Nivia Cuevas
Fotografia: Rodolfo Benítez
Atendimento: Fabiola Vega

28 de agosto de 2009

CineDica do Pels

Prato cheio para quem curte boa música e biografia.
O diretor Taylor Hackford - o mesmo de O Advogado do Diabo, que já foi dica aqui - leva às telas a cinebiografia do cantor Ray Charles, com Jamie Foxx literalmente incorporando o cantor.
Muitas cenas do filme eu via Jamie Foxx e não acreditava que não era Ray Charles. Imperdível!

RAY
Em 1932 Ray Charles nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Aos 7 anos Ray, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo.
Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontra seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha renome.
Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, mistura o gospel, country e jazz, gerando um estilo inconfundível.
Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista.
Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pessoal e profissionalmente é afetado ao se tornar um viciado em heroína.

Premiações
- Ganhou 2 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Jamie Foxx) e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Figurino e Melhor Edição.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical (Jamie Foxx), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme - Comédia/Musical.
- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Ator (Jamie Foxx) e Melhor Som.

Curiosidades
- Jamie Foxx teve que usar olhos protéticos que realmente o deixavam cego quando interpretava Ray Charles, o que ocorria cerca de 14 horas por dia durante as filmagens.
- É o próprio Jamie Foxx quem toca piano nas cenas em que aparece tocando o instrumento.
- O cantor Ray Charles faleceu em 10 de junho de 2004, pouco após o término das filmagens de Ray.

Pipoca na mão e bom filme!

Já mudou!

Boa sacada visual para divulgar uma empresa de mudanças expressas.



Agência: DDB Canada :: Vancouver
Direção de Criação: Cosmo Campbell, Dean Lee
Redação: Kevin Rathgeber
Direção de Arte: Colin Hart
Fotógrafo: Phil Jarmain

Momentum | Seconds

Filme da Momentum que é bonito e inspirador sem ser apelativo. O destaque é a atleta Natalie du Toit.
O texto é excelente.

Agência: DRAFTFCB :: Cidade do Cabo :: África do Sul
Produtora: Velocity Films

Jornal Sinfônico

Isso que é utilização esperta e adequada do meio jornal.
Criação para promover a Orquestra Sinfônica de Sydney.
Impossível passar despercebido.

Agência: TEQUILA\\WHYBIN\\TBWA :: Sydney :: Austrália
Direção de Criação: Matt Kemsley
Direção de Arte: Janelle Shearer
Redação: Joe Craig
Produtor: Jessie Williams
Fotógrafo: Josh Evans
Retoque: Chris Mawson

Billie Jean no piano

Olha que show essa performance do clássico do Michael Jackson no piano clássico.

Internet Personificada

Achei isso legal e interessante: como seriam os maiores sites e redes sociais se eles fossem pessoas.

Como seriam o Gmail, Hotmail, Yahoo, Flickr? E esse blog?

Canudos Confortáveis

Essa é a cadeira Clutch Chair criada por Scott Jarvie.
Ele usou como material mais de 10.000 canudos plásticos. Além do design é uma crítica ao nosso sistema descartável de consumo.
Eu achei bem legal.

Esporte agarrado

Para divulgar a nova embalagem sport da água Spa Reine que é muito mais aderente usaram as luvas de hockey, golf e baseball.
Criação da Duval Guillaume de Bruxelas.


27 de agosto de 2009

Morte em família

Visando reduzir o número de acidentes em áreas escolares o Conselho de Pedestres da Austrália veiculou essa campanha forte e agressiva. “Matar uma criança é matar uma família."
Criação da S&S de Sidney.


Imagem para pensar XII

Vamos lá mais uma vez: eu postei a imagem e vocês deixam um comentário com a primeira ideia ou reflexão que veio na mente.
Sem timidez, escrevam pra valer.

Formigas da Philco

Outra daquelas campanhas inesquecíveis pra quem viu na tv, e pra os mais jovens conhecerem.
Brilhante comercial da F/Nazca S&S para a Philco no início dos anos 90.
O primeiro filme fez tanto sucesso que elas vontaram num outro, mas agora de capacete.

Creative License

Muito boas, e algumas totalmente verdadeiras, as tirinhas do artista N.C. Winters e traduzidas pelo pessoal do Arte e Vício.
Chamada de Creative License ela trata do cotidiano dos designers, mas pode ser aplicado aos diretores de arte, redatores e publicitários de modo geral.





Chris Dorosz

Impressionante o trabalho da artista Chris Dorosz. Suas esculturas são feitas de pinturas gota a gota em fios. Uando vistos juntos formam representações de corpos e perfis humanos.




Homenagem | John Hughes


Esse post é uma homenagem atrasada ao mestre John Hughes, falecido dia 6 de agosto, escritor, roteirista e diretor responsável pela filmografia obrigatória da década de 80 (todos eles repetidos incansevelmente na Sessão da Tarde).

Para quem tem menos de 25/30 anos, a década de 80 foi o paraíso do mau gosto, e John Hughes era craque do riso gratuito e da banalidade inspirada.
Veja dois clipes bem bacanas que fazem um apanhado de sua obra.


E uma lista -resumida- de seu trabalho.
Como diretor
* 1984 – Sixteen Candles (Gatinhas e Gatões)
* 1985 – Weird Science (Mulher Nota 1000)
* 1986 – Ferris Bueller’s Day Off (Curtindo a vida adoidado)
* 1987 – Planes, Trains & Automobiles (Antes Só que Mal-Acompanhado)
* 1988 – She’s Having a Baby (Ela Vai Ter um Bebê)
* 1989 – Uncle Buck (Quem Vê Cara Não Vê Coração)
* 1991 – Curly Sue (A Malandrinha)

Como escritor e/ou roteirista
* 1983 – National Lampoon’s Vacation (Férias Frustradas I)
* 1985 – National Lampoon’s European Vacation (Férias Frustradas II)
* 1986 – Pretty in Pink (A Garota de Rosa Shocking)
* 1989 – National Lampoon’s Christmas Vacation (Férias Frustradas de Natal)
* 1990 – Home Alone (Esqueceram de Mim)
* 1992 – Home Alone 2: Lost in New York (Esqueceram de Mim 2)
* 1992 – Beethoven (Beethoven, o Magnífico)
* 1993 – Dennis the Menace (Denis, o pimentinha)
* 1993 – Beethoven’s 2nd (Beethoven 2)
* 1994 – Miracle on 34th Street (Milagre na Rua 34)
* 1996 – 101 Dalmatians (101 Dálmatas)
* 1997 – Flubber
* 2008 – Drillbit Taylor

Organograma da música

Se você viveu a década de 80, com ceretza se cansou de ouvir Total Eclipse of the Heart, cantada (e berrada) por Bonnie Tyler.
Por mais cafona que seja, essa música embalou muitas festinhas e serviu de trilha para muitos primeiros beijos. Confesso que até gosto de ouvi-la vez ou outra.
Mas quando vi o esquema abaixo achei um super ideia criativa e bem humorada.

Se quiser, faça o download da música aqui.

Doce criação

Bem bonita essa campanha de cartazes com o objetivos de estimular as pessoas a usarem o mel como adoçante, reforçando sua característica de produto natural.
Criação da Memac Ogilvy, do Kuwait, para o mel Al Shifa.




26 de agosto de 2009

Guerra contra o Fumo

O principal objetivo dessa campanha é mostrar como um único cigarro contém um enorme número de substâncias tóxicas que atacam seu corpo a cada baforada.
Para isso a criação desenvolveu a ideia de forças de invasão dentro do cigarro. Cada peça mostra exércitos de ontem e hoje em ilustrações 3D. Cada elemento foi modelado individualmente num processo que levou quase 9 meses.

Agência: Neogama/BBH :: São Paulo
Direção de Criação: Márcio Ribas, Wilson Mateos
Direção de Arte: Pedro Utzeri
Redação: Marcio Juniot
Ilustração: Casa do Vaticano

All Together Now

Show de animação, com conceito ótimo para o Comitê Olímpico Internacional.

Agência: Cole & Weber United :: EUA
Direção de Criação: Todd Grant
Direção de Arte: Scott Fero
Redação: Jake Baas, Greg Lane
Produtora: Nexus Productions
Diretor: Fx & Mat
Animação: Nexus Productions
Música: Brains and Hunch

Frases

8-bit trip

Olha que legal essa animação stop motion impressionante do sueco Tomas Redigh, feita a partir de milhares de peças de Lego. O projeto exigiu cerca de 1500 horas de trabalho e presta homenagem aos games dos anos 80.

A arte de Andy Gilmore


O artista de Nova Iorque Andy Gilmore se descreve como ilustrador, designer e músico, mas suas obras são verdadeiros caleidoscópicos digitais. Entre seus clientes estão Wired Magazine e The New York Times, fora as exposições e eventos ao redor do mundo.
Aprecie e inspire-se.





visto no webdesignerdepot