30 de novembro de 2007

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

CTRL+Pels também é serviço!
Para 1º de dezembro,Dia Mundial de Luta Contra a Aids, separei peças que tratam sobre o tema, camisinha, aids, prevenção...

O primeiro é a recente criação da Neogama para a Levi´s.

Achei ótimo o conceito e o visual desse cartaz.
Interessante essa campanha "numérica" da Propeg da Bahia. Criação trabalhando sobre dados de pesquisa/briefing.

Essa diz para você não contar somente com a sorte.
Esse filme da MTV é chocante e polêmico, para divulgar que a contaminação vem crescendo em mulheres, heterosexuais, acima de 30 anos.

Esse outro apresenta 5 razões para não usar o preservativo.

Este é um comercial feito em Portugal para uma campanha em relação ao avanço do HIV na Europa.
Essa peça é um postal criado pela Casa da Criação. Ganhou algum concurso que eu não lembro qual. (acho que foi da Mica Cards)
Essa campanha mostra de uma maneira inteiramente nova, que ninguém está imune.
Mais uma com a cara da MTV. Irônica, bem humorada e criativa.

29 de novembro de 2007

Será que Vale?

Após anunciar, a Vale do Rio Doce apresentou, nesta quinta (29), a sua nova logomarca e posicionamento de comunicação. Sai o "Companhia Vale do Rio Doce", o "CVRD", e fica apenas "Vale", para simplificar o nome e facilitar a expansão da marca no mercado internacional. Ganham destaque as cores verde e amarelo, com ênfase na letra "V" estilizada em formato de coração (coração!?, pra mim parece um cone! Ou um filtro de café!).
O novo logotipo foi criado pela empresa americana Lippincott Mercer e sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino. (Agora porque não contrataram apenas uma empresa nacional?)
A campanha desenvolvida pela África tem o objetivo de aproximar a marca das pessoas ressaltando o fato de que a Vale produz elementos essenciais para o dia-a-dia, e fornece a matéria-prima para diversos produtos como computadores, relógios ou fogões. A Vale informou ainda, que os investimentos na mudança da marca ficarão em US$ 50 milhões nos próximos 4 anos.
Atualmente, a Vale é a 2º maior mineradora do mundo em valor de mercado, ficando atrás somente da anglo-australiana BHP Billiton. Em seu último balanço, a empresa apresentou lucros no valor de R$ 15,596 bilhões nos primeiros 9 meses deste ano.

Filme marcante

Gosto de filmes quando sou surpreendido no final. E porque na publicidade também não pode ser assim? Achei esse comercial simplesmente apaixonante. Pelo visual, pelo conceito, pelo videografismo, pelo ritmo, e, logicamente pela surpresa. Não falo o cliente, tem que ver pra saber.

Título: History of Light
Agência: Grey & Trace :: Barcelona

Bela tacada

Ingredientes para uma noitada perfeita: cerveja, sinuca, mulheres, cartas e tv transmitindo esportes (não necessariamente nessa ordem!). O Shootz é um bar/cafeteria que reuniu esses ingredientes e mais uma bela campanha de divulgação. Quem for a Pittsburgh, vale uma visita. (e me conta na volta!)

Agência: Blattner Brunner :: Pittsburgh :: EUA
Diretor de Criação: Dave Kwasnick, Jay Giesen
Diretor de Arte: Shawn Smith :: Redator: Eric Schlauch
Fotógrafo: Tom Gigliotti

Sem perder a conta

Quer saber quantas garrafas tem que pagar? Quer saber se bebeu além do permitido? Quer medir quanto foi consumido na sua festa de fim de ano? "Seus problemas acabaram!" Com esse fantástico abridor você não perde a conta. Adorei!

Ele podia apitar quando estivesse acabando o estoque na geladeira, ou para avisar que você bebeu demais. Só falha se for tampa de rosca...

28 de novembro de 2007

Chupada na academia

Eu conhecia, e mostro, em aula essa nova mídia da academia de ginástica The Fitness Company, nos vagões do metrô de Nova Iorque. A idéia é inovadora, divertida e pertinente.

Acabo de ler no Voxnews que academia Bio Ritmo fez essa "coincidência" na linha verde do metrô de São Paulo. Será????

Super mistura

Achei super divertida e criativa essa campanha para o bar gay mais famoso de Manilla, nas Filipinas.
Texto: Show de drag queens todos os sábados.


Cliente: Bed Gay Bar
Agência: PC&V Communications :: Fiipinas
Diretor de Criação/ diretor de arte: Dingdong Baes
Diretor de Criação/ redator: Kat Gomez-Limchoc

26 de novembro de 2007

O visual Pepsi

Visual fantástico. Conceito nota 10. Manipulação de imagem perfeita.
O que falar de uma campanha dessas? É parar e admirar...

Cliente: PEPSI
Agência: BBDO :: Alemanha
Prêmio: Epica Awards 2007

Vagas e Oportunidades

CONEXÃO BRASIL (atendimento)
Vaga para departamento de atendimento na Conexão Brasil.
Enviar CV para Luciana Tavares pelo e-mail: luciana@conexaobrasil.com

SIACOM
Descrição: profissionais de direção de arte, redação publicitária, design gráfico, webdesign, programação para web, atendimento e produção gráfica podem enviar currículos e portfólio (criação) para o e-mail eunaequipesiacom@siacomvirtual.com
Procuramos também estagiários de direção de arte e design.
Contato: RH
Site: www.siacomvirtual.com

YURI SARDENBERG (fotógrafo)
O fotógrafo precisa, com urgência, de estagiário com pleno domínio do software Photoshop e suas ferramentas para retoque e acabamento de fotos.
Entrar em contato pelo e-mail: yuri.sardenberg@globo.com

IDEAOCUBO
Estágio design gráfico e produto. Estúdio de design gráfico e produto na Barra da Tijuca, oferece vaga para designer gráfico formado ou cursando, com vivência em processos gráficos e criação. Que tenha competências em: photoshop, ilustrator, flash e indesign. É um diferencial se souber um pouco de estúdio Max. Seja bem humorado, goste de ilustrar e criar campanhas. 6h/dia com horário flexível. Remuneração à combinar. Prints e CV para curriculo@ideaocubo.com Contratação imediata.

BLOG DE VAGAS EM COMUNICAÇÃO E MARKETING
Meu ex-aluno Marcos Andrade, desenvolveu um método de busca por um estágio e dando continuidade, fez um blog de vagas em Comunicação e Marketing. São mais de 150 vagas de estágio e/ou emprego.
Acesse clicando aqui.

Na mesa do bar

Sempre disse que quem trabalha em criação, trabalha 24 horas por dia. A idéia pode vir durante o sono, enquanto enfrenta um engarrafamento, na academia de ginástica... ...e até numa mesa de bar. Daí não tem jeito, é apelar para o guardanapo. Eu mesmo tenho vários pedaços soltos de papéis, guardanapos, rascunhos, que precisam ser organizados para, só então, serem utilizados.
Para estimular esse nobre ato, e não perder as idéias criativas, a Euro RSCG global desenvolveu o Napkin Notebook, um bloco de guardanapos com uma espiral para serem preenchidos pela sua próxima idéia genial. O Napkin Notebook tem uma caneta inclusa, e será vendido na MoMA Store, a loja virtual do Museu de Arte Moderna de Nova York. Não tão estimulante quanto a versão real, eles criaram também o Napkin Notebook virtual para você fazer seus rabiscos online e enviar para amigos.

Original do brainstorm9.

Chora não...

Esse anúncio me chamou a atenção pela extrema simplicidade na criação da peça. É uma daquelas idéias que estão por aí, na mente de todo criativo. Então quando vemos pensamos: "é lógico! muito simples! porque não fui eu que pensei?". Uma situação onde os lenços Kleenex serão, inevitavelmente, usados.
Cliente: Kimberly-Clark
Agência: JWT Bangcoc :: Tailândia
Diretor de Criação: Pinit Chantaprateep, Satit Jantawiwat
Redator: Taya Soonthonvipat :: Diretor de Arte: Nopparat Siengsirisak
Ilustrador: Surachai Puthikulangkura/Illusion
obs: Finalista do London International Awards 2007 - Gold Winner

Sem perder a criatividade

Nem sempre criatividade é sinônimo de campanhas engraçadinhas. Nem sempre para tratar de assuntos sérios a campanha precisa ser chata. Essa campanha, da Grey de Estocolmo, aborda um problema crescente e bastante delicado de maneira honesta, sem, jamais, perder a criatividade. Essa campanha choca com o objetivo de alertar em relação aos distúrbios da anorexia e bulimia foi finalista do London International Awards 2007. Confira o filme:

E a peça impressa.

Jingles inesquecíveis

Encontrei essa bela seleção de jingles que marcaram época. A escolha foi do Lula Vieira, e está separada por décadas. Vale a pena lembrar, relembrar e, para os mais jovens, conhecer. Clique aqui.

Mais espaço, mais som

O novo modelo de celular da LG oferece maior capacidade para armazenar músicas.Os criativos da agência Euro RSCG do Chile, passaram essa mensagem, de forma bem legal,brincando com capas de discos consagradas. Confira.

Vem chegando o verão...

Taí a primeira novidade para o verão 2008. Eu quero provar!
Chega às lojas na primeira semana de dezembro, com preço sugerido de R$ 1,70, o primeiro o picolé Kibon Guaraná Antarctica, uma ação chamada de "co-branding" pelo mundo do marketing - quando duas marcas se juntam num único lançamento. O produto, desenvolvido pela Kibon para a estação mais quente do ano, fica em circulação até abril. Para a gerente de marketing de refrigerantes e não-alcóolicos da AmBev, Adrianne Elias Vasquez, a parceria resulta em uma movimentação positiva para as marcas. Já para a gerente de marketing da Kibon, Patrícia Borges, o picolé atende às expectativas dos consumidores da marca que são assíduos por novidades.“Aproveitamos a temporada de verão que concentra 70% do consumo de sorvete nopaís para lançar esse sorvete que vai agradar o paladar de todos os nossos consumidores”. O picolé, que introduz o Guaraná Antarctica num novo segmento, vai utilizar a fórmula secreta do produto, que é guardada a sete chaves dentro da AmBev e conhecida somente por duas pessoas. Por conta disso, a Kibon precisou receber o extrato da fruta já pronto diretamente da Amazônia.

Perfil Antárctica: O Guaraná Antarctica é o refrigerante líder absoluto no segmento guaraná, com 33% de participação de mercado no Brasil. É distribuído em cerca de 1 milhãode pontos-de-venda em todo o País. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de refrigerantes. Hoje o sabor guaraná é o quarto mais consumido no mundo. A marca Guaraná Antarctica está entre os 15 refrigerantes mais vendidos do planeta.
Perfil Kibon: A Kibon atua no mercado de sorvetes há 65 anos, sendo a primeira indústria brasileira do segmento. Tem 60% de market share no segmento impulso (picolés) e 51% em Take Home (potes).
Fonte: A/C Nielsen acumulado 06.

22 de novembro de 2007

Greenpeace pelo ralo

Quando vi pela primeira vez achei bem simples. Parando para analisar, o anúncio do Greenpeace criado pela Starlink Group da Romênia, é genial. Uma ótima, e reflexiva, sacada visual.
Texto: "Many of the things you throw into your sink end up killing nature". (Muitas das coisas que você joga pelo ralo acabam matando a natureza.)

[Clique sobre a imagem para ampliar.]

Agência: Starlink Group :: Bucharest ::Romênia
Diretor de Criação: Stefan Voloaca
Diretor de Arte: Catalin Burcea :: Redator: Andrei Gurau
Ilustrador: Catalin Burcea

Você decorou o atlas?

Como é fim de semana posso indicar um joguinho viciante. E além de tudo é inteligente e educativo! Quer mais? Você deve acertar clicando o mouse sobre os locais indicados. Primeiro cidades, depois locais, capitais... O grau de dificuldade vai aumentando. Velocidade também conta ponto. Eu não consegui passar, ainda, da fase 8. No final ele indica seu "travel QI". Experimente clicando aqui.

Banco modular

Sou um total e completo apaixonado por design. Principalmente quando ele é fácil, simples, inteligente e funcional. Agora no filme abaixo, dá uma olhada no banco modular criado pelo Studio Smånsk design. É nota 10!

Gosto por esporte

Achei muito original essa campanha para a ESPN italiana. Conceito e direção de arte andando lado-a-lado. O primeiro para divulgar o campeonato italiano, o segundo para divulgar o campeonato de golfe feminino. Taí porque eu sempre falo pra começar a criar fazendo uma lista de todos os elementos.

Agência: A bunch of monkeys :: México
Diretor de Criação: Israel Mejia
Diretor de Arte: Marco Gollrad
Fotógrafo: Luis Ruiz/paintbox
Diretor de Conta: Cecilia Alaman

Coincidência quente!

Mais uma da série: chupada ou coincidência?
Ambas são para molhos picantes; colocadas no secador de mãos de banheiros públicos.
A primeira para Tabasco (não sei quem criou), a segunda da McCann Erickson Tailândia.

Pra começar o dia

Uma invenção perfeita para redatores!
Brincadeiras de lado, nessa torradeira você deixa o recado e ela “imprime” no pão o que foi escrito. Dependendo do recado, você cobre com requeijão, morde de raiva, saboreia... Criação da designer Sasha Tseng.
Pergunta: útil ou fútil? design ou genial?

Túnel do Tempo II

O filme não é nem tão antigo assim, mas é um dos top 10 na minha memória publicitária. Obra da DM9 para um grupo de pais de Campinas cujos filhos são portadores de síndrome de down. Criação de José Henrique Borghi e Erh Ray, dirigido por Carlos Manga Júnior. Ganhou o Leão de Bronze do Festival de Cannes. Além de ótimo o comercial é coroado com a trilha fantástica do Radiohead.

21 de novembro de 2007

Banho de lua

Nunca tinha pensado dessa forma para vender protetor solar. Para fugir do óbvio que tal inverter os fatores!
Campanha finalista do London International Awards 2007.

Cliente: Dispolab
Agência: Ogilvy Chile :: Santiago
Diretor de Criação: César Agost Carreño
Redator: Felipe Mañalich :: Diretor de Arte: Claudio Campistó
Fotógrafo: Gabriel Schkolnick :: Ilustrador: Claudio Campistó

Inversão

Emotiva, sensível, tocante e criativa. O que mais uma campanha para incentivar a adoção precisa?


Cliente: Indian Association for Promotion of Adoption
Agência: Ogilvy & Mather :: Mumbai
Diretor de Criação: Sumanto Chattopadhyay/Rajiv Rao
Diretor de Criação Associado: Elizabeth Dias
Redator: Sumanto Chattopadhyay :: Diretor de Arte: Rajiv Rao/Elizabeth Dias
Fotógrafo: Suresh Natarajan