29 de fevereiro de 2008

CINEDica do Pels

A dica de hoje tem o estilo que eu gosto: ação misturada com policial e suspense.

O Novato conta a história do treinamento - físico e psicológico - dos novo agentes da CIA. Um deles, Colin Farrel, chama a atenção do instrutor veterano, Al Pacino, pelo seu comportamento e inteligência e passa a lhe dar dicas de como subir de cargo.

Acontece que a sua 1ª missão, e teste de entrada na CIA, é desmascarar um agente duplo, mas o grande suspeito é exatamente seu preparador.

Ação do início ao fim.

Pegue um copão de refrigerante, um pacote de amendoim e bom filme!

ELAS

O universo feminino é riquíssimo de detalhes. Que bom que podemos usá-los na criação de peças publicitárias. Abaixo seguem duas peças para o público feminino.
Esse usa o elemento gráfico para vender um teste de gravidez.
Patricinha ou Barbie?!
Agência: Leo Burnett :: Milão :: Itália
Diretor de Criação: Sergio Rodriguez, Enrico Dorizza
Diretor de Arte: Gloria Pedotti :: Redator: Jack Blanga

"Canetando" arte

Juan Francisco Casas, tem formação tradicional de pintura, mas se destacou fazendo esses incríveis retratos de fotos das noitadas dos amigos usando canetas esferográficas.
Cada retrato mede, em média, 3 metros, sendo necessárias quase 14 canetas por tela.
Para ver mais clique aqui.

Zero em línguas


Seguindo a linha dos comerciais com as línguas e o olho, a Coca-Cola Zero lançou o "Línguas Patrocinadas". A empresa simplesmente patrocina o seu piercing de língua, numa ação desenvolvida pela Espalhe Marketing de Guerrilha.
Taí um exemplo de campanha que vai além do comercial de tv e do ponto-de-venda. A propaganda fazendo parte da vida dos consumidores, ou melhor, do corpo deles.
Para saber mais clique aqui e aqui.
dica da Gabriela Coutinho. Valeu!

28 de fevereiro de 2008

Livro aberto

Já dizia Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros".
Seguem duas campanhas completamente distintas sobre um mesmo assunto: LIVROS.

A campanha de anúncios para jornal da RBS, busca a doação de livros fazendo o encaixe entre realidade e ficção/imaginação. Bela produção de fotografia.

Agência: YO Propaganda (Chapecó - SC)
Direção de Criação: Moises Dias Neto
Criação: Moises Dias Neto, André Timm
Ilustrador: Éder Minetto, Moises Dias Neto


Já a campanha da livraria Danai abusa de ilustrações maravilhosas para trabalhar o conceito que "With a book, you are never alone." (Com um livro, você nunca está sozinho). Aborda 3 estilos: mistério, erótico e ficção.
(clique na imagem para ampliar)


Agência: Ogilvy & Mather :: Mumbai :: Índia
Diretor de Criação: Zenobia Pithawalla
Diretor de Arte: Payal Chugh Redator: Delara Sidhva
Ilustrador: Rahul Gaikwad, Yadnyee Shingre

Crie sua revista virual

Issu (pronuncia-se “ISSUE”) é um site que permite, de maneira fácil, criar uma revista virtual.
Pode ser um catálogo, uma apresentação, um guia, ou até mesmo seu portfólio. Você insere os arquivos em e vai personalizando sua revista. Veja o exemplo abaixo.

27 de fevereiro de 2008

Inclusão (d)eficiente

Adoro campanhas que utilizam ícones conhecidos, subvertendo-os.
Simples, criativa, pertinente, politicamente correta e bem conceituada essa campnha de inclusão de deficientes no mercado de trabalho.

Agência: Dentsu
Anunciante: Plura Consultoria e Inclusão Social
Diretor de Criação: Adriana Davini
Criação: Estefânio Holtz, Tchelo Nogueira e Zé Ricardo Novoa
Art-buyer: Ana Luiza Rodrigues
Produção Gráfica: Ricardo Lopez
Mídia: Alexandre Ugadin
Atendimento: Gabriela Schorer e Camila Britto
Aprovação: Alex Vicintin

Proibido fumar

Este vídeo mostra uma experiência para tentar convencer as pessoas a pararem de fumar. Não sei a base científica, mas o resultado é aterrorizante.

E tem também esse anúncio que retrata um dado importante sobre o tabagismo de maneira angustiante, que o fumo mata 14.000 pessoas por dia. (clique na imagem para aumentar)

Agência: Saatchi & Saatchi :: Bucareste
Diretor de Criação: Nick Hine
Diretor de Arte: Arturo Vittorioso
Redator: Jorg Riommi
Ilustrador: Mirco Brizi
E já que agora você vai apagar o cigarro, faça-o num cinzeiro criativo como esse.

Fontes pastosas


Para criar fontes experimentais o designer escreveu o alfabeto com pasta de dente e ketchup. Depois digitalizou e tranformou em fonte .ttf. A idéia é original. Deve ter dado um trabalho.
Clique e veja mais.
Se você não tiver tanta prática, ou tempo, pode fazer o download das fontes direto aqui: Gelvetica :: Tomatica :: Heldentica.

25 de fevereiro de 2008

Tipo assim

E lá vai mais uma campanha criada totalmente sobre famílias tipográficas. O texto diz "Types make a difference."
Minha dica é: que tal, a partir de agora, se dedicar mais e escolher a fonte mais adequada para o seu trabalho? Você terá diferenciação e conseguirá uma melhor composição e memorização.



Agência: BUTTER.Berlin :: Berlim :: Alemanha
Diretor de Criação: Timm Holm, Michael Preuss
Diretor de Arte: Timm Holm
Designers: Björn v. Buchholtz, Anna Weil
Redator: Michael Preuss

Leia o filme

Junte duas paixões: tipografia e cinema. Essas animações mostram diálogos e cenas famosas de filmes, representadas somente com fontes.
Cá entre nós, um trabalho fabuloso! Vale a pena assistir.
Pulp Fiction

Devil's Advocate

Kill Bill

Fight Club

Oceans's 11

Helvetica ou Arial?


Aqueles que já tiveram aulas comigo sabem que sou um apaixonado, e aficcionado, em fontes. Costumo estudar e pesquisar sobre o assunto. Foi assim que cheguei a esse quiz.

Primeiro um pouco de história
A Helvetica é uma fonte de família tipográfica sem-serifa, considerada uma dasmais populares do mundo. Seu nome origina-se de Helvetia, que significa Suíça. Foicriada em 1957 por Max Miednger para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei.Um dos objetivos do projeto era proporcionar a máxima legibilidade, além de seruma fonte limpa e chique.
A IBM solicitou ao estúdio gráfico Monotype o desenvolvimento de uma fonte que fosse uma alternativa à Helvetica devido aos altos custos de licenciamento. Em 1982 a Monotype desenvolve a Sonora Sans (batizada pela IBM), uma fonte sem-serifa e metricamente igual à Helvetica para efeitos de compatibilidade com as novas impressoras que viriam ao mercado.
Em 1992 a Microsoft lança seu Windows 3.1 e nele a Monotype insere a sua famíliade fontes sem-serifa, aquela Sonora Sans, velha conhecida da IBM, que foi, agora, rebatizada de Arial.
Hoje a Arial é bastante difundida, pelo ao fato de a Microsoft tê-la distribuído em várias versões do seu sistema operacional. Costuma ser associada à Helvetica, embora seja criticada como uma “cópia inferior”, por causa da semelhança.
Clicando aqui, você participa de um jogo para saber se sabe diferenciar a Helvetica da Arial.

Números ilustrados

Hoje dei aulas sobre tipografias, então resolvi colocar uns posts sobre o assunto.
Essa campanha mostra como tipos/números podem se transformar em belas ilustrações. A campanha, formada por 4 anúncios all type, é para divulgar um jornal de economia. Usaram o conceito de que "há mais do que números. Além dos gráficos e estatísticas, focando em gente real, garantido que você nunca mais olhará para clientes como meros números".


Agência: Vyas Giannetti Creative :: Nova Deli :: Índia
Diretor de Criação: Arnab Chatterjee, Kapil Dhawan
Diretor de Arte: Arnab Chatterjee, Kapil Chadha
Redator: Kapil Dhawan, Vikram Bhalla

TAM_reposicionamento

Vi esta semana na Veja e na Época um encarte de 4 páginas divulgando a mudança na logomarca da TAM. E fui procurar por mais informações na rede.
Achei no portal EXAME: A nova logomarca, ganha contornos azuis em forma de uma gaivota, e uma campanha de marketing nacional e internacional, desenvolvida pela Young & Rubican, para reposicionar a empresa junto ao mercado. Batizada de "Compromisso", a campanha ressaltará o comprometimento de seus mais de 22 mil funcionários com a "paixão pela aviação" e pelo "espírito deservir". O trabalho foi iniciado há um ano e meio e consistiu em um estudo de marca desenvolvido pela Thymus Branding.
O presidente da TAM, David Barioni Neto, não divulgou o valor do investimento, mas ressaltou que essa é a maior campanhajá feita na história da companhia aérea. A previsão dele é que toda a frota (atualmente de 108 aeronaves) e as instalações físicas sejam adequadas à nova logomarca em até 24 meses.

Veja também o filme "Compromisso".

24 de fevereiro de 2008

Deu branco

Não tenho ficha técnica, nem sei se é peça fantasma, mas de qualquer maneira é uma boa idéia para o sabão em pó Ariel White.

É o amor!

Sabe quando tudo são flores, céu azul, passarinhos cantando, flores brotando, uma leve brisa batendo... O amor está no ar. Esse comercial pega o mote do amor meloso, do relacionamento perfeito. Destaque para a trilha sonora. Não quero contar o fim do filme, assiste aí.


Agência: BBDO Argentina
Diretor de Criação: Rodrigo Grau y Ramiro Rodríguez Cohen / Pablo Travieso y Gonzalo Vecino
Redator: Joaquín Espagnol
Direção de Arte: Miguel Usandivaras
Produção: Carlos Cavaciocchi
Produtora: Awards Cine
Direção: Felipe Gómez Aparicio, "Pancho" Varone, Nicolás Pérez Veiga, Martín Kalina
Pós-produção: Awards Post
Aprovação: Andrea Alvares, Martín Cortabarria, Alessandra Castro

Logos esportivos

Alguns logos esportivos que são pouco divulgados por aqui.
A cidade de Sochi, sul da Rússia, venceu a eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), e será a sede dos Jogos de Inverno de 2014.
Olimpíadas de Inverno em 2010 - Vancouver
E o logo da Eurocopa de 2012, que será sediada em dois países conjuntos: Polônia e Ucrânia.
do: adivertido

Poster_o Oscar vai para...

Hoje vai estar todo mundo comentando sobre a entrega do Oscar. Quem venceu melhor filme? Você viu a roupa da fulana? E aquelas piadas só para americanos! O prêmio de melhor ator foi injusto. Bla, bla, bla...
Pelo menos clicando aqui você pode ver os posters dos filmes que receberam o Oscar desde 1927. Alguns muito legais, outros nem tanto. Assim como os filmes.

22 de fevereiro de 2008

CINEDica do Pels

A dica de hoje é um filme, no mínimo, diferente.
Brad Pitt, longe do galã bonitinho, é um cigano que participa de lutas ilegais, onde Franky Quatro-Dedos (Benicio Del Toro) apostou um diamante de seu chefe - algo que, é claro, não poderia ter feito.
Preocupado com a demora de Quatro-Dedos, Avi, seu chefe mafioso, envia um matador para saber o que aconteceu.
Toda a história gira em torno desse diamante enorme, que passa a ser disputado por todos.
Uma deliciosa mistura de humor, sátira e violência.
Direção/Roteiro: Guy Ritchie.
obs: impagável a pronúncia do Brad Pitt cigano, repara só!

Depois me conta o que achou. Bom filme!

21 de fevereiro de 2008

Desencannes_Desenlions

Você conhece o site desencannes? Se não conhece, deveria. Mas tenho certeza que já recebu algumas das peças publicadas no site por e-mail (elas circulam até entre quem não é do mercado publicitário). O site é uma brincadeira com o concurso publicitário de Cannes, porém só com peças impublicáveis, ou pérolas como eles chamam. Veja algumas:

O critério deles é exatamente não ter critério!
Vale a pena investir algum tempo pesquisando, estudando e se divertindo com algumas pérolas bem sacadas. Muitas delas, mesmo não publicáveis e politicamente incorretas, servem para "lavar nossa alma". É a criação sem briefing e sem necessidade de aprovação. Visite também o desenblogue.

Agora eles deram início ao Desenlions Brazil 2008, uma parceria do site com o YOUNG LIONS BRAZIL. O concurso vai eleger as melhores idéias impublicáveis. É a chance de mostrar toda a sua criatividade, sem limites, já que o que estará em julgamento será a excelência do trabalho criativo.
Sabe aquela idéia bizarra, aquele trocadilho infame, aquele trabalho que o cliente nem entendeu? Manda pro concurso e você ainda pode ganhar prêmios.
Prazo: até 18 de abril.
Mais informações clique aqui.

Seres imaginários

Já postei anteriormente sobre campanhas de bancos de imagem (veja). Mas além da montagem do mosaico de imagens, me chamou a atenção nessa campanha da Latinstock a originalidade do conceito abordado: "If you don't see it, you can't picture it." (Se você não vê, não pode fotografar)


Agência: McCann Erickson Argentina
Diretor de Criação: Papon Ricciarelli, Chavo Demilio
Diretor de Arte: Mariano Legname
Redator: Rodrigo Polignano

Esse é de morte

Existem vários recursos que são freqüentemente usados em criação publicitária. Dois deles estão demonstrados neste comercial da cerveja Greene King: o exagero e o non sense. Espera-se assim surpreender o receptor. Esse filme não é recente, mas lembro que na época gerou muitas críticas. Eu acho divertido.

E no Palácio da Justiça

Que atire a primeira kriptonita quem nunca pensou em ser um super-herói.
Voar, lançar raios, ser invisível, super força...
Neste site você pode montar seus super-heróis preferidos, ou o melhor, você pode criar o seu próprio herói. São inúmeras combinações de capas, braceletes, luvas, botas, olhos, asas, acessórios e tudo o mais.

Quer criar o seu? Clique aqui.

Gatorade_fusão

Muito legal essa campanha da Gatorade. Mostra de forma graficamente interessante e bonita a fusão entre os esportes com alto desgaste físico.


Agência: AlmapBBDO :: São Paulo
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros
Redator: Wilson Mateos
Fotógrafo: Hugo Treu