30 de abril de 2008

Publicidade Machista

Publicidade também pode ser machista (não que eu seja a favor!).
Seguem dois bons exemplos. Bons, eu digo, pois são engraçados e criativos.

Agência: The Dukes of Urbino.Com
Cliente: Post it
Diretor de Criação: Graham Victor Warsop / Michael Blore
Redator: Noelle Liszkay
Fotógrafo: Micheal Meyersfeld
===============================================

Texto: "Girls can play too."
Agência: Ogilvy :: Hungria
Cliente: Mattel
Diretor de Criação: Gábor Spielmann
Criação: Bruno Almeida
Fotógrafo: Claus Stellfeld

Imagem não é nada

Recebi o link faz tempo, mas o reencontrei agora e achei bem legal.
Em épocas onde o Photoshop domina as aparecências, falsas, o blogueiro americano Jeff Kayteve uma boa idéia, ao estilo de Michael Douglas no filme "Um Dia de Fúria".
Ele fez um comparativo entre as fotos da propagandadas de redes fast food com os sanduíches que reais que ele comprou. O resultado, assustador, você vê logo abaixo. Para ver mais clique aqui.

Chicken Club do Wendy's

KFC Famous Bowl

Subway 30 cm com peito de peru e presunto

Big Mac do McDonald's

Whopper do Burger King

Falta muito?

Campanha ousada e bem humorada, sensual e sexual.
Texto: "Give longer. Take longer. – Lovemachine condoms. For a longer erection."


Agência: Jung von Matt/Alster :: Hamburgo :: Alemanha
Diretor de Criação: Götz Ulmer, Fabian Frese
Diretor de Arte: Till Monshausen, Jens Paul Pfau
Redator: Jo Marie Farwick, Tobias Grimm
Fotógrafo: Tina Luther

28 de abril de 2008

Veja de perto

Muito legal essa campanha para os binóculos Olympus.
Criação simples, direta e criativa que passa muito bem o recado.



Agência: JWT Sydney :: Austrália
Diretor de Criação: Andy DiLallo, Jay Benjamin
Diretor de Arte: John Lam
Redator: Jason Ross
Tipógrafo: Jeffrey Oley
Fotógrafo: Adam Taylor
Retouque: Electric Art

QI publicitário

É sério, não estamos falando de "Quem Indica".
A agência agência Cramer Sweeney, dos EUA, desenvolveu um teste composto de 20 perguntas, utilizando 4 áreas de estudo do branding. São elas: identificação do símbolo, identificação do slogan, identificação do mascote e identificação de um áudio que lembre a marca.
Clique aqui e faça o teste. Eu tive 16 acertos, e você?

É o bicho!

Já postei anteriormente campanhas de zoológicos (procure pelos marcadores aqui ao lado).
Tenho enorme simpatia pela causa, e acho que o cliente possui inúmeras possibilidades de abordagens criativas.
A campanha de anúncios para jornal abaixo é criação nacional e chama a atenção pela ilustração, pela direção de arte (bem moderna!) e pelos títulos criativos e bem humorados.




Agência: Master Comunicação (PR)
Cliente: Prefeitura de Curitiba
Produto: Zoológico de Curitiba
Direção de Criação: Luciano Toaldo, Claudio Freire
Redator: Victor Afonso
Direção de Arte/Ilustrador: Caíque Mazanek
Produção Gráfica: Lucio Marcio
Mídia: Meri Penas
Atendimento: Juliana Midori, Cícero Rohr
Aprovação: Roberta Storelli

Bons comerciais

Abaixo coloco dois comerciais recentes que achei interessantes.
Esse primeiro segue a linha machista/engraçado dos comerciais da AXE. Criação da Bartle Bogle Hegarty.

E o segundo é uma abordagem bastante nova, criativa, pertinente, e sobretudo corajosa, para tratar de um tema atual e preocupante. Criação da JWT Itália, para o Hospital San Raffele.

27 de abril de 2008

Chapa quente

Eu gosto de campanhas que brincam com marcas famosas. Considero, até certo ponto, uma homenagem.
E gosto mais ainda quando são inteigentes, simples e bem humoradas como é o caso desses anúncios para a marca Kenstar de ferros de passar roupa.


Texto: Ferros com ajuste de temperatura.
Agência: Triton Communications :: Mumbai :: Índia
Diretor de Criação: Vinayak Pattar, Ryan Abraham
Diretor de Arte: Rahul Mahajan
Redator: Ashish Verma
Fotógrafo: Sudhanshu

Com o saco cheio II

Já postei anteriormente sobre o consumo exagerado dos sacos plásticos e uma campanha para combatê-lo (veja aqui).
Agora encontrei essa campanha para o uso e desuso das sacolas de polipropileno. Criação da UMS, Muscat, Oman para Oman Economic Review.
Diz o texto: "MITO: mantém fresco. REALIDADE: sufoca."

Virando o banco

Continuo afirmando que o primeiro passo para as invenções é a necessidade.
Quem nunca quis sentar num banco que estava molhado? Ou quente demais?
Foi pensando em uma solução simples e eficaz para resolver esse tipo de problema, que o escritório de design sul-coreano Sungwoo Park, desenvolveu esse banco. O banco é revestido por uma cobertura, que ao girar a manivela acaba virando os lados.


Designers: Yoonha Paick, Jongdeuk Son, Banseok Yoon, Eunbi Cho & Minjung Sim

25 de abril de 2008

CINEDica do Pels

A dica de hoje é mais um daqueles que está na minha lista de filmes favoritos.

UM SONHO DE LIBERDADE

No ano de 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua pelo assassinato de sua mulher e o amante. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.
Ele usa dessa amizade e sua habilidade nos negócios para sobreviver em um ambiente hostil e suportar as injustiças, um diretor corrupto e um chefe sanguinário. Porém o sonho dos dois é bem maior, pois há algo neles que ninguém pode tirar: a esperança e uma inabalável vontade de liberdade.
Baseado em conto de Stephen King, é considerado por muitos a melhoradaptação de um trabalho do autor para o cinema.

Recebeu 7 indicações ao Oscar, incluindo Filme, Ator (MorganFreeman), Roteiro Adaptado, Trilha Sonora entre outros.
Capriche na pipoca e bom filme!

Diversão sexual

Campanha curiosa, picante, e até, duvidosa, para a marca de preservativos Manix.
Gostando ou não, a ilustração é muito legal, e o apelo é novo.

Agência: CLM BBDO :: Paris :: France
Diretor de Criação: Gilles Fichteberg, Jean-François Sacco
Criação: Céline Artigau, Nicolas Hurez
Ilustrador: Jean-Paul Letellier

Arte suja

Quando nosso carro está imundo, coberto de poeira, nós corremos para um lava-jato. Já o americano Scott Wade transforma a sujeira em arte. Dá uma olhada no trabalho dele.

Arte em qualquer parte.
Obs: se ele morasse no Rio ficaria irado com aqueles garoto no sinal que jogam água para limpar o vidro...

A 1ª faz tchan, a 2ª faz...

Quando pensamos em BIC é automática a associação com a caneta. Mas eles têm uma extensa linha de produtos.
Então olha que boa sacada para divulgar a caneta e a lâmina de barbear de uma só vez. São 2 páginas seqüenciais. Muito bom!

Clique na imagem para ampliar.
Agência: UbachsWisbrun/JWT :: Amsterdam :: Holanda
Diretor de Arte: Marco Sluijter
Redator: Dieuwer Bulthuis
Fotógrafo: Mieke Meesen

Design sustentável

Interessante combinação de decoração + design, e para usar a palavra da moda, com "sustentabilidade".
Esse porta guarda-chuva serve de apoio e a água que escorre é aproveitada para regar a graminha. Lindo não?!

Criação do estúdio What else?.

Renault_Sandero

Duas peças de países diferentes para o mesmo produto.
Primeiro um divertido comercial argentino para o Renault Sandero.
Sabe quando estamos no meio daquele engarrafamento monstro e começamos a imaginar onde gostaríamos de estar? Pois bem, eles deram forma ao nosso desejo através de balões flutuantes (computação gráfica).
Veja só que filme legal.

Agência: Publicis Graffiti
Criação: Diego Livachoff, Diego Sánchez, Matías Corbelle, Rafael D'Alvia y Sebastián Stagno
RTV: Marcelo Soruco
Asistente de produção: Maxi Martínez
Produtora: Awards Cine
Director: Nico & Martín
Diretor de produção: Alfredo Perez Veiga
Produtor executivo: Fernando Rambo Damiano
Chefe de produção: Jorge Rosales, Marcos Negri
Diretor de fotografia: Hugo Colace
Animação: Bitt Animation
Pós-produção: Edgard Allan
Trilha: Papa Music
Aprovação: Adrián Martín Vera, Claudio Alonso

E para o mesmo cliente uma peça impressa, criação nacional, também bem legal.

Agência : Neogama/BBH :: São Paulo
Diretor de Criação: Wilson Mateos, Marcio Ribas
Diretor de Arte: Pedro Utzeri :: Redator: Marcio Juniot

24 de abril de 2008

Pare agora!

Briefing: criar uma campanha IMPRESSA para mostrar o novo sistema de freio da Honda, mais eficiente.
Num comercial fica mais fácil (movimento, som), mas para revista é bem complicado, não?!
Daí nossos hermanos criativos argentinos mandaram - e bem! - essa campanha muito legal.



Texto: "New Honda Storm with high performance brake system."
Agência: Euro RSCG :: Buenos Aires :: Argentina
Diretor de Criação: Mariano Duhalde, Maximiliano Sanchez Correa, Tony Waissmann
Diretor de Arte: Ramiro Garcia, Diego Fernandez Brun
Redator: Alejandro Devoto, Hernan Kritzer
Fotógrafo: Matias Posti

Fonte digital

Mais uma daquelas fontes experimentais interessantes e criativas mas que servem para... nada!
Essa é do designer holandês Jonathan Looman.

Veja mais do trabalho dele aqui.

Greenpeace x Dove

Mais uma paródia do comercial da Dove.
Dessa vez foi o Greenpeace alertando sobre o desmatamento na Indonésia para conseguir o "palm oil", matéria-prima dos produtos Dove.

Para encerrar, ao invés da frase "Talk to your doughter before the beauty industry does", eles usam "Talk to Deve before it´s too late".
Veja os filmes anteriores aqui e aqui.

Logos flutuantes

Você provavelmente já brincou de descobrir desenhos em nuvens.
Pois agora ficou mais fácil.
São os FLOGOS.
Flogos são nuvens/logos de espuma feitos de hélio e oxigêncio, que flutuam no ar. Desenvolvido pela Snowmasters, firma que produz neve falsa para efeitos especiais, garantem que o flogo alcança alturas até 20.000 pés, percorrendo distâncias de 300 a 500 milhas.
Interessante para eventos ao ar livre, shows, festas infantis, promoções...
Veja o site oficial aqui.

Veja a máquina funcionando.

A capacidade de desenvolver possibilidades comerciais é infinita. Mas que a idéia é boa, isso é!
E se você acha pouco, saiba que até o seu café pode servir de mídia.
Usando uma técnica conhecida como Latte Art, produz-se desenhos com leite vaporizado no café. Usaram uma impressora plotter para que ela desenhasse logos no café. Assista a demonstração.

Sony_avalanche

Parece que a Sony não se cansa de lançar comerciais superproduzidos.
Agora para divulgar a sua nova linha de alta definição. Criação da agência 180, LA de Los Angeles.
Assista e diga o que achou!

Em suas mãos II

Esse post é continuação de um post anterior (veja aqui).
São novas peças da mesma campanha, usando o mesmo artista, mas antes eram animais e agora são referâncias turístico-culturais.



Agência: BBDO Atlanta, BBDO Nova Yorque :: EUA
Diretor de Criação: Rich Wakefield, Chuck Meehan
Diretor de Arte: Brian Locascio
Redator: Bridget Prophet
Pintor: Guido Daniele
Fotógrafo: Andric

23 de abril de 2008

Vagas e Oportunidades

Auxiliar de Marketing
MCA 4 contrata para um de seus clientes: Auxiliar de Marketing.
Perfil: Estar cursando ou concluído os cursos de Pubilicidade e Propaganda, Desenho Industrial ou Designer Gráfico.
Experiência com os programas: Corel Draw, Photoshop, Indesign, Illustrator.
Experiência na área de criação e redação.
A empresa oferece:
Contratação: Cooperativa
Benefícios: VT
Remuneração: A combinar
Local: Barra da Tijuca
Os interessados e dentro do perfil devem encaminhar currículo com pretensão salarial para juliana@mca4.com.br, colocando no assunto: Aux de Marketing.
================================
Assistente de Marketing
MANPOWER - Referência Mundial em RH. Organização mundial presente em 80 países e territórios, com 400.000 clientes, referência como provedora de oportunidades qualificadas para mais de 3 milhões de pessoas por ano, identifica os seguintes profissionais para seus clientes: Assistente de Marketing.
Perfil Exigido: Superior completo em marketing/comunicação; Conhecimento do Pacote Office; Vivência na área de marketing; Para atuar na zona sul do Rio. Atividades: Coordenação de eventos, análise de gastos, entre outras. Os candidatos habilitados deverão cadastrar o currículo gratuitamente no site: www.manpower.com.br, associando-se a vaga de número 12133. Para outras oportunidades faça seu cadastro também no site.
================================
Designer Gráfico
Agência21 - RJ Vaga: designer gráfico. Ter pelo menos dois anos de experiência, iniciativa, espírito de equipe, criatividade e versatilidade. Vaga para residentes no Rio de Janeiro. Designer - Domínio dos programas InDesign; Photoshop; Corel ou Illustrator, criação de peças de comunicação, editoração de cadernos, de livros e tratamento de imagens. Para a seleção inicial não é necessário portfólio, basta enviar o currículo para: rhagencia@agencia21.com.br
do site Design Gráfico
================================
Freelancer - Designer Gráfico
Wedo - RJ. Precisa-se de designer gráfico freelancer para trabalhar na agência Wedo, com possibilidadede contratação. A função é ajudar no desenvolvimento de peças promocionais, PDV, eventos e afins.
Requisitos básicos: illustrator, photoshop, preferencialmente, domínio de macintosh.
Pagamento e benefícios a combinar.
Interessados devem enviar currículo e portfólio digital para catalina@wedo.com.br
do site Design Gráfico

Salão de Móveis de Milão 2008

Design, decoração, formas, cores, loucura e muitas idéias.
As fotos são do Salão de Móveis de Milão 2008. É de babar...
Para ver mais fotos clique aqui.




21 de abril de 2008

Discutindo a relação

Divertida e sem aquele apelo piegas e falso emocional essa campanha para um site de encontros. Vai direto aos objetivos dos clientes. Muito bom!

Título: Aumento dos seios sem cirurgia!

Título: A cura mais rápida para a perda de cabelo!

Título: Perca a barriga em 5 dias!

Não encontrei a ficha técnica, se você encontrar manda pra cá.

São tantas emoções

Emoção pura esse comercial da Kleenex. Mostrando que para qualquer que seja o tipo de emoção, só tem um lenço.
Bem bonito!

18 de abril de 2008

CINEDica do Pels

Como temos um feriadaço pela frente, hoje vou indicar 2 filmes, um recente e um mais antigo.


O Advogado dos 5 Crimes
Cuba Gooding Jr faz um advogado que após perder sua licença, devido à um ataque de consciência em pleno tribunal, resolve escrever um livro. Durante suas férias pega emprestado um original não publicado com um desconhecido, mas ao devolvê-lo encontra o autor morto. Decide publicar o livro sob sua autoria e faz sucesso imediato. Mas a situação se complica quando um detetive descobre que os crimes que ele conta no livro são reais.
Ainda no elenco Tom Berenger e Eric Stoltz.




O Suspeito
Anwar El-Ibrahimi está retornando aos Estados Unidos, após participar de uma conferência na África do Sul. Antes de desembarcar, já em solo americano, ele é retido por autoridades do governo. Isabella, sua esposa, fica à sua espera em vão no aeroporto. Anwar simplesmente desaparece, sem que Isabella ou qualquer outra pessoa saiba o que aconteceu. Na verdade Anwar foi retido para investigar a morte de cidadãos americanos em um atentado terrorista e desconfia do seu envolvimento com um grupo perigoso no Egito, seu país-natal.
Anwar é levado para fora dos Estados Unidos, onde passa a ser torturado com o objetivo de revelar as informações que sabe. O filme tem ainda outras tramas paralelas e um final bem interessante.
O elenco é de primeira: Alan Arkin, Jake Gyllenhaal, Meryl Streep, Peter Sarsgard e Reese Witherspoon.

Bom feriado e bons filmes!