29 de setembro de 2008

Dançando

Uma campanha simples, bonita, inteligente e bem humorada. O que posso querer mais.
Adorei essas peças para o English National Ballet. Sutileza e criatividade para passar o texto formando o saiote "Ballet is everywhere".
Fiquei com "gosto de quero mais". Clique nas imagens para ampliar.


Criação: Stella Geurtsen, Kris Spapé

Rádio Trash


A onda saudosista dos anos 80 já ficou pra trás, mas mesmo assim vai uma dica.
Rádio Trash é um radinho virtual que toca músicas dos anos 80.
Clique em Estação e escolha a rádio. Lá embaixo você muda as músicas. Tem de tudo: brega, trash, mela cueca, pop, versões e muito mais.

Lâmina afiada

Brincar com tatuagem sempre rende boas campanhas.
Achei o exagero usado de forma inteligente nessas peças do barbeador com 4 lâminas Schick.

Agência: JWT :: Nova Iorque :: EUA
Diretor de Criação: Raphael Milczarek, Luca Grelli
Diretor de Arte: Keshni Sharma
Fotógrafo: John Clang
Retoque: First Base Digital Imaging UK

Recado pra chuva

Eu até gosto de dias frios, mas sair de casa em dia de chuva é um horror.
Mas esse guarda-chuva dá uma certa compensada. É só abrir e mandar seu recado para a chuva.
Encomende o seu aqui.

Informação full time

O filme abaixo faz parte da nova campanha institucional do jornal O Globo, mas serve bem para ilustrar o que está acontecendo com o mundo da comunicação e da informação nos dias de hoje.
Assim como a publicidade tradicional ficou obsoleta com a internet, virais, mobile, advergames, o mundo da informação também está em constante modernização.
Agora qualquer um pode produzir e distribuir conteúdo, com isso crescem as alternativas, as facilidades, e também os perigos. Quem não acompanhar essas mudanças já era...

Agência: Fnazca
Direção de Criação: Fabio Fernandes, Carlos Di Celio
Criação: Fabio Fernandes, Carlos Di Celio, Rafael Genu, Antonia Zobaran, Alessandra Sadock, Daniel Oksenberg
RTVC: Ana Ourique, Carol Troisgros
Atendimento: Julieta Monteiro, Flavia Cerqueira, Carolina Santos, Joana Lemgruber
Mídia: Marco Formoso, Lilian June, Marcelle Villar, Claudia Cavalcanti
Planejamento: Fernand Alphen, Guilherme Pasculli, Ricardo Pirani
Produtora: Zero Filmes
Direção: Amon
Fotografia: Amon
Montador: Amon / Marcelo Teixeira
Produção: Zero Filmes
Comp. Gráfica/Finalização: Tribbo Post
Produtora De Som: Tesis
Maestro: Silvio Piesco
Produtor: Silvio Piesco

Foto de viagem

O fotógrafo Michael Hughes viaja pelo mundo procurando "pequenos momentos das grandes atrações turísticas".
Em seu novo trabalho "Souvenir" ele casa uma lembrança do local visitado, pode ser um postal, um brinquedo) com a imagem real.
O resultado ficou bem interessante.

Perigo no mar

Muito boa sacada essa campanha de conscientização da Agencia Catalana del Agua de la Generalitat de Catalunya (a companhia de águas de lá).
Título: As espécies mais perigosas do Meditrrâneo.
Criação da agência Small de Barcelona, de 2005.

26 de setembro de 2008

CINEDica do Pels

Eis um filme imperdível para quem curte suspense. Um roteiro ótimo, com direção competente, cheio de tensão e surpresas. Se você nunca viu, está perdendo.

OS SUSPEITOS
Cinco criminosos de carreira envolvem-se com um intrigante, pouco conhecido e quase lendário cérebro criminal, chamado Keyser Soze. Quando eles concordam em executar um assalto para Soze, o golpe parece perfeitamente planejado, porém eles não imaginam que todos são apenas marionetes na mão de alguém mais poderoso, que os está usando. O delegado encarregado das investigações acha que falta alguma peça no caso, que crie um elo para saber quem é Keyser Soze.
A dúvida que permanece até a grande revelação final é: quem é essa pessoa?

Do diretor Bryan Singer (X-Men I e II), com Gabriel Byrne, Kevin Spacey, Kevin Pollak e Chazz Palminteri.

Premiação
- Ganhou 2 Oscars: Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, como Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)

Pipoca na mão e bom filme!

Bola dentro

Campanha bastante simpática e visualmente interessante para o portal POP.
As ilustrações reforçam o texto "Live Soccer everyday at POP.com.br/futebol".



Agência: Original Studio :: Curitiba
Diretor de Criação: Victor Beuren, Rafael Oliveira
Diretor de Arte / Ilustrador: Victor Beuren
Redator: Rafael Oliveira

Sexo animado

A Associação de Luta Contra o HIV/AIDS (AIDES), todos os anos nos brinda com comerciais criativos, bonitos e ousados. Nesses dois filme "Boy" e "Girl" mantiveram o mesmo estilo de ilustração, criado por James Jean, da campanha que ganhou Cannes, já postado aqui. Criação da TBWA/Paris.
Veja os filme.

Encosta sua cabecinha

Cada vez mais me convenço que a publicidade tem que sair dos meios convencionais e surpreender, pegando os consumidores de surpresa.
Pensando nisso a rede de hotéis NH usou como mídia o encosto dos assentos dos aviões da Iberia. São pelo menos os 50 minutos do vôo, olhando para a peça publicitária.
O texto: "Dónde te gustaría estar". Criação da M&C Saatchi da Espanha.

Marca protegida


A Bombril é a 17ª marca genuinamente brasileira que recebe do INPI o título de "alto renome".
A palavra ganhou proteção especial e não pode ser usada por nenhum produto, serviço ou empresa.
Outras casos iguais são: Petrobras, Banco do Brasil, Natura, Kibon, Diamante Negro, Tramontina, Skol, Aymoré e recentemente Havaianas.

Tudo branco

Os anúncios são bem legais, com produção bem cuidada, sobretudo para um tipo de cliente que não costuma ter peças muito criativas.
“We don’t like yellow“ (Não gostamos de amarelo)
Mas fico me perguntando: essa clínica só trabalha com clareamento dental? E os demais serviços?
Criação da agência Les Évadés.

25 de setembro de 2008

Viral_Diesel XXX Party

A grife DIESEL está comemorando 30 anos, e como parte da celebração está organizando uma festa que acontecerá em mais de 17 cidades ao redor do mundo, incluindo São Paulo. É a XXX, que vai acontecer no dia 11 de outubro.
A festa promete abalar, a começar pelo vídeo produzido pela The Viral Factory. Desenhos toscos sobre cenas de filmes pornô do anos 1970, gerando um resultado muito bem humorado.
O filmete já se virou um viral, que está roando pela rede.
Confere só.

Agora me diz se não parece com essa campanha.

24 de setembro de 2008

Tira e bota

Tenho reparado uma certa tendência no uso da repetição de elementos formando outros objetos, ora pela reunião, ora pela falta.
Como é o caso dessa campanha para as botas de segurança no trabalho. O título diz "Nunca se esqueça de onde você trabalha".


Agência: Talent
Cliente: São Paulo Alpargatas
Produto: Bota Sete Léguas
Direção de Criação: João Livi, Leo Macias
Redação: Guigo Oliva
Direção de Arte: Fábio Rodrigues, Leo Macias
Artebuyer: Mário Coelho
Fotografia: Gustavo Lacerda
Aprovação: Eduardo Sabanai
Tratamento de Imagem: Boreal

Aquecimento Global

Muito bom e supercriativo esse comercial do Quercus. Pesado e chocante como o tema merece.
Prefiro não dizer muito, é melhor você assistir.

Agência: McCann Erickson, Lisboa, Portugal
Diretor de Criação / Art Director: Diogo Anahory
Diretor de Criação / Copywriter: Jose Bomtempo
Produtora: Seagulls Fly Brazil
Diretor: Flaviomac

Mama-mouse

Esse conjunto de mouse e mouse pad pode ser útil se você passa muito tempo na frente do computador. Só não deixe sua namorada/esposa descobrir.
Além dos botões, o apoio para o punho são seios macios.
Gostou? Encomende o seu aqui.

Mascote Copa 2010

Ontem foi apresentado o mascote da Copa do Mundo de 2010, que será na África do Sul.
O simpático e marrento leopardo chama-se Zakumi, composto por "ZA", de África do Sul (na língua local), e “KUMI”, que significa o numeral dez em vários idiomas africanos.

Desenho obeso

Você pode procurar no tag obesidade (lado direito do blog) e ver outras campanhas sobre o mesmo tema.
É interessante ver como um assunto pode ganhar várias leituras criativas diferentes.
Essa trata desse assunto sério com o conceito "Não deixe um problema como a obesidade infantil de lado", layout conhecido e títulos espertos.




Agência: 1121
Cliente: Instituto Movere
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Criação: Fernando Maciel / Marcio Bitencourt
Fotógrafo: Washington Possato
Atendimento: Rodrigo Lagrotta
Mídia: Marcelo Gottardi
Aprovação: Vera Barbosa / Ivo Mortani Jr.

22 de setembro de 2008

Logomarcas clonadas

Confesso que presto atenção demais em logomarcas e quando paro para reparar, algumas me causam uma sensação estranha. Pois foi isso que aconteceu ao ver recentemente no jornal a logo abaixo do British Gas Group. Lembrou-me alguma marca conhecida.

Sempre fica a dúvida se é chupada ou coincidência, mas falando de logomarcas está cada vez mais difícil criar/comprar logos originais.
Por melhor que seja a sua idéia, sempre existe a possibilidade de haver alguma marca similar.
Mesmas influências, desconhecimento, repetição de formas e padrões ou falta de pesquisa podem ser as respostas para as criações idênticas.
Neste contexto cresce a importância de escolher um bom profissional, de confiar neste profissional e de sempre registrar a logo escolhida.
Algumas até podem, de tempos em tempos, se parecerem. Seguem algumas MUITO parecidas.










Concurso FUC


Você deveria inscrever seus trabalhos neste concurso. O FUC - Festival Universitário de Comunicação.
Os prêmios são ótimos, são várias categorias para incluir seu trabalho e, o melhor, eles estarão avaliando a idéia e não tanto a produção das peças.
A idéia é criar um cadastro brasileiros de estudantes com interesses em redação e direção de arte, daí quando alguma agência precisar contratar algum criativo pode buscar direto no cadastro da FUC.
AS INSCRIÇÕES AGORA SÃO GRÁTIS!
E aí, tá esperando o que? Não tem mais desculpa. Separe suas peças e inscreva seus trabalhos.
Para saber mais clique aqui.

Concurso FIB


Estudantes de graduação de publicidade e de design de todo o Brasil podem participar do concurso Crie sua dica FIB do Icatu Hartford.
Para participar basta acessar o site www.felicidadeinternabruta.com.br e se inscrever.
Os participantes devem criar e enviar enviar a sua dica até o dia 10 de outubro. As 8 melhores dicas serão disponibilizadas no site para votação entre os dias 15 e 23 de outubro. As duas melhores dicas serão veiculadas no site e no livro da campanha. Os vencedores serão divulgados no dia 24 de outubro.
A campanha institucional da Icatu Hartford é focada no conceito de FIB - Felicidade Interna Bruta, e propõe que cada um seja responsável pelo seu projeto de felicidade.

Fantasia íntima

Não sei como classificar essa novidade criada pela marca de camisinhas Durex.
Eles disponibilizaram no site os dickorations. São cintas decorativas para você decorar seu "amiguinho lá de baixo".
Não sei se ficou claro, mas imprimindo, você - homem ou mulher - pode fantasiar seu "instrumento", apimentar a relação, brincar ou apenas cair na gargalhada. Agora ele tem roupa de campeão, doutor, de gala, coubói, super-herói etc.
Brincadeiras de lado, gera recall para a marca e acessos ao site. Além da idéia ser divertidíssima.
Acesse aqui e confira outros modelos.