31 de março de 2009

Primeira impressão II

Já postei ateriormente sobre cartões de visitas, mas cada vez aparece algum mais novo e mais criativo. Então segue mais uma lista deles.

Esse primeiro é uma deliciosa brincadeira, mas o cartão dessa funcionária da Lego é um... Lego!


Convenhamos que esse adestrador de cães teve uma boa ideia, mas não é prático.


Já esse professor de bateria teve uma ideia brilhante. Até porque é comum "tocar" com o lápis.


Outra ideia fantástica, dessa vez para um dentista. Criação de Michael Häne e Remo Caminada.


Ideia interativa da agência Marked for Trade. Esse deixa de ser apenas um cartão para ser uma peça publicitária.


Esse cartão de um bureau de impressão brinca e pega carona no Google.


Abaixo outros que achei bem diferentes e bonitos.


Esse é para uma loja de usados.


E esse que é fácil de lembrar, porém péssimo para carregar.


E como a criatividade não tem fim, veja outros modelos clicando aqui.

Pede pra parar

Legal essas peças para divulgar uma nova montanha russa que promete ser a nova expressão da alegria.
O target agradece.


Agência: D’Adda, Lorenzini, Vigorelli, BBDO :: Milão :: Itália
Direçã de Criação: Federico Pepe, Stefania Siani
Direção de Arte: Davide Fiori
Redação: Valentina Amenta
Fotógrafo/ilustrador: Alessandro Bavari

Imagem para pensar VIII

Lá vamos nós mais uma vez.
Eu escolhi a imagem e vocês vão deixando comentários sobre o que vem na cabeça de vocês a partir dessa imagem.
Vamos fugir do óbvio e começar a viajar e refletir.

Fontes | relação de blogs


O site da revista de design SmashingMagazine organizou uma relação de 40 blogs muito interessantes sobre tipografia. São artigos, novidades e também dicas de como usá-las para melhorar seu trabalho.
Clique aqui e confira.
Esse link é para guardar nos favoritos.

Morto de fome

Bem legal a forma como arrumaram para vender essa marca de bolachas na Holanda.
Eles retrataram a fome como um personagem, um bichinho de estimação que chateia quando quer comida.
Muito simpático e divertido!

Leite próprio

Muito charmosa essa jarrinha para leite e creme.
Inspiração total.
Design de Liz Goulet Dubois, do Fred studio.

Encomende a sua aqui.

Arte na fita

irI5 é um artista especializado em usar materiais não tradicionais.
Aqui ele usa antigas fitas cassetes para fazer retratos de artistas da música.


Rápido

Bem sacada essa campanha de anúncios desenvolvida para a Adidas por Maja Grunwald e Georgios Kouveliotis, da Miami Ad School.
O trabalho deu à dupla um prêmio no Andy Awards 2009 realizado em Nova Iorque.
O coneito é "Be Fast".


30 de março de 2009

Ilusão de água

Muito legal a idéia da usar a ilusão de ótica com a fórmula da água para aproveitar o Dia Mundial da Água.
Forma bem diferenciada de passar a mensagem.
(clique na imagem para ampliar)

Agência: Trópico Propaganda :: Juiz de Fora :: Brasil
Direção de Criação: Vinicius Zaguetto
Direção de Arte: Mauro Mendes
Redação: Pablo Peixoto

Wave Festival

Dois filmes bem legais, muito engraçados e com uma pitada de non-sense para divulgar o Wave Festival. Com certeza as situações lavam a alma de muita gente.
O carinha peruano com a flautinha me irrita em demasia...
Criação da Loja Comunicação.


Dica da Juliana Barja.

Texto | Riscos

Riscos

“Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.

Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.

Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.

A pessoa que não corre nenhum risco não faz nada,
não tem nada e não é nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas,
privam-se de sua liberdade.

Somente a pessoa que corre riscos é livre.”

(Autor não identificado)

Frente e verso

Palíndromo: "palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades (cadeia de DNA) que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita."
Campanha da Fiat para divulgar o sensor de estacionamento no modelo Línea.
All type bem simples, chama a atenção pelo fundo preto com a frase em branco.
E você ainda aprende o que é um palíndromo.



Agência: Leo Burnett Brasil
Direção de Criação: Ruy Lindenberg
Criação: Alexandre Scaff, Luiz Ramon e Michel Zveibil

Não olhe pra baixo

Maneiríssima a solução encontrada para divulgar a maior escola de skydive e paraquedismo da Suíça.
Eles adesivaram o chão de alguns elevadores panorâmicos.
Deve ter gente que morreu de vertigem...

Agência: Wirz/BBDO :: Suíça
Direção de Criação: Matthias Freuler
Direção de Arte: Kim Sokola, Rahel Boesinger

Heróis reais

A vida nua e crua dos superheróis.
O projeto de Dulce Pinzón consiste em 20 fotos de imigrantes latinos, fantasiados de heróis para mostrar como seria a vida "real" deles.
Faz o sonho e a magia, definitivamente, irem embora.
Veja todos aqui.

The Voca People

Adoro grupos vocais. Acho impressionante o que é possível ser feito apenas com a voz, sem instrumentos.
O vídeo abaixo é do The Voca People, um grupo internacional vocal de teatro que combina sons vocais com canto a capela e o beat-box.
Pode ver que você vai gostar. Os caras são espetaculares!

Bala perdida

Uma ideia simples com uma boa produção.
Pode parecer até óbvio, mas me parece o tipo de peça que agrada ao público comum, que não é especialista, nem trabalha com publicidade.

Agência: Ogilvy & Mather :: Gurgaon :: Índia
Direção de Criação: Ajay Gahlaut, Nitin Srivastava
Direção de Arte: Krishnapriya Dutta Gupta
Redação: Kanishka Vashisth
Fotógrafo: Pradip Dasgupta

27 de março de 2009

CineDica do Pels

Assaltantes invadindo bancos sempre foi um fetiche dos roteiristas, mas entre os vários filmes com esse tema, a dica de hoje é um dos meus preferidos.
Cheio de surpresas e boas sacadas no roteiro e direção.
Detalhe: bem antes da Índia começar a entrar na moda, a música animada que faz parte da trilha é indiana.

O PLANO PERFEITO
A ideia inicial é simples: quatro pessoas com uniformes de pintor entram no movimentado banco Manhattan Trust, e em poucos minutos tomam controle do local, para a realização de um assalto meticulosamente planejado.
Após a notícia do assalto ser divulgada chegam ao local os detetives Keith Frazier e Bill Mitchell, com a missão de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell.
Os detetives contam com a ajuda do capitão John Darius e esperam que a situação seja resolvida rapidamente. Porém eles não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre adiantado às ações da polícia.
Quando a capacidade de Frazier começa a ser posta em dúvida surge Madeline White, uma poderosa negociadora que solicita um encontro particular com Russell.
Dirigido por Spike Lee e um elenco estrelado que conta com Denzel Washington, Jodie Foster, Clive Owen, Willem Dafoe, Christopher Plummer e Chiwetel Ejiofor.

Reuna a família, baldão de pipoca na mão e bom filme!

Mapamundi revisto

A primeira grande campanha feita pela agência DM9DDB para a Revista Brasileiros foi um trabalho que teve dedicação pessoal na criação do presidente da agência Sérgio Valente.
Composta por um anúncio em sequência de 10 páginas e de um filme para mídias alternativas, as peças recriam o mapa mundial sob perspectivas geopolíticas diferentes: petróleo, CO², terrorismo, pirataria e fome.
“A Revista Brasileiros apresenta, em cada edição, detalhes de um mundo com tantas facetas, com tantas realidades diferentes que começamos a questionar a idéia de um mapamundi único” afirma Sérgio Valente. “Essa campanha propõe uma reflexão sobre essa diversas realidades e questiona o jeito convencional de entender e se relacionar com o mundo ”, completa.
Nas peças impressas o mapa é distorcido de forma que o tamanho das regiões crescem de acordo com a relevância do tema tratado. Assim, no mapa do petróleo, o Oriente Médio ganha dimensões enormes enquanto a Oceania é quase invisível.
O comercial segue a mesma linha. Usando técnicas de animação, a equipe de cinema da própria agência se encarregou de manipular as imagens redesenhando o mundo de acordo com o tema abordado. A trilha instrumental confere a dramaticidade que a peça pede e a assinatura posiciona a revista: “Para conhecer profundamente o mundo, você precisa entender cada um deles. Revista Brasileiros, entenda profundamente”.

Veja as peças impressas. (clique nas imagens para ampliar)

Primavera fotográfica

No hemisfério norte acabou de começar a primavera. E para já irmos nos inspirando desde o outono, seguem algumas fotos lindíssimas com a estação das flores como tema.
Veja mais aqui.



Camiseta Invisível

Outra boa ideia inspirada no programa Photoshop.
A camiseta invisível. Se você usa o software com certeza vai se encantar.
Encomende a sua aqui.

Arte gordurosa

Esse vídeo é para você que adora um fast food bem gorduroso e longe de ser saudável.
E acho que DaVinci deve estar se revirando no túmulo. O artista Phil Hansen resolveu "pintar" uma Monalisa gigante usando a gordura de 10 hamburgueres como pincel e o excesso de óleo deles como tinta.
Bizarro, mas curioso.

Menos papel

Eu sei que essa ideia não é inédita, se você procurar, já postei coisas semelhantes.
Acontece que é sempre bom relembrar e rever peças ecologicamente corretas.
Papel higiênico é feito de papel; papel é feito com árvores; logo, use pouco.

Agência: Guangdong :: Beijing :: China
Direção de Criação: Yang Fan
Direção de Arte: Yang Fan, Chen Lei
Redação: Tong Xia

Gráfico de sangue

Legal, simples e bem bolada essa campanha para doação de sangue.
Usando gráficos, ela mostra que a opção por ajudar ou não está em suas mãos.



Agência: Leo Burnett :: Lisboa :: Portugual
Direção de Criação: Chacho Puebla
Direção de Arte: Mico Toledo
Redação: Erick Rosa, Renato Lopes

26 de março de 2009

Mundo massa

Campanha bonita e que possui uma "moral da história" para vender uma massa de modelar para crianças.
Assinatura: "Let the kids build a better world." (Deixe as crianças construirem um mundo melhor).
Uma graça os bonequinhos...


Agência: Scholz+Friends Hamburgo :: Alemanha
Direção de Criação: Gunnar Loeser, Stefanie Voelzow, Markus Daubenbuechel
Criação: Philipp Cerny
Fotógrafo: Bernd Westphal
Modelador: Anna Gawrilow

Poesia em comercial

Publicidade também pode ser recheada de inspiração. Esse comercial é quase uma poesia filmada.
Tem conceito e foge da comunicação padrão do segmento.

Agência: JWT :: Milão :: Itália
Direção de Criação: Pietro Maestri, Fabrizio Granata
Redação: Totò Li Vecchi
Direção de Arte: Max Traschitti
Diretor: Nicolas Caicoya
Produtora: New Partner

havaianas | colorindo o mundo


Essa instalação esteve presente nos principais pontos turísticos da Europa, e serviu para a Havaianas lançar sua coleção de primavera por lá.
Uma ideia diferente e agradável, que pegou de surpresa milhares de turistas e moradores destas cidades, como Paris, Madri, Roma e Londres.
O visual ultracolorido teve ter agradado e chamada a atenção.